domingo, 20 de novembro de 2011

Desafio: Criar um Cupcake de Brownie com Ganache de Chocolate

Cupcake de Brownie e Ganache de Chocolate
Aniversário da Marinoca. Dezesseis anos!! Para homenagear minha enteada querida, decidi preparar um Brownie, uma das sobremesas preferidas dela (que é totalmente chocólatra! rs). Mas, como eu ando numa fase "cupcakes", e tinha acabado de voltar da Chocolândia com muitas forminhas e caixinhas novas, resolvi fazer Cupcakes de Brownie... E, como cobertura, um Ganache de Chocolate, que utilizei no Bolo Fudge de Chocolate!

A receita da massa do Brownie não é complicada, mas precisa de uma balança de precisão... Sorry... rs... Se não tiver este utensílio simplesmente indispensável (rs), utilize esta outra receita de Brownie, muito boa também e que faz o maior sucesso no blog (clique aqui!).

Esta receita não rende muito, só 9 Cupcakes! Mas leva muito chocolate, de modo que não é bom exagerar mesmo!! rs... Se optar pela outra receita, você conseguirá praticamente dobrar a quantidade de cupcakes. Mas não esqueça de duplicar as quantidades do ganache também (ou dividir a outra receita ao meio!)

Cupcakes de Brownie com Ganache de Chocolate

Para a massa
  • 2 ovos
  • 30 gramas de nozes picadas
  • 125 gramas de chocolate meio amargo
  • 112 gramas de manteiga
  • 95 gramas de açúcar
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • 38 gr de farinha de trigo
Para o Ganache
  • 125 gr de chocolate meio amargo
  • 90 ml de creme de leite fresco
Aqueça o forno a 175 graus e prepare as 9 forminhas de cupcake. Derreta o chocolate da massa em banho maria e, enquanto derrete, bata a manteiga na batedeira até ficar cremosa. Junte o açúcar, bata mais um pouco. Junte os ovos e, quando a massa estiver homogênea, junte o chocolate derretido, sem parar de bater. Acrescente a farinha e o fermento em pó e, por último, as nozes picadas (sem bater, só misturar).

Coloque a massa nas forminhas e asse por uns 20 minutos (não se assuste: vai crescer lindamente, depois vai murchar e ficar todo "craquelado"... É assim mesmo, viu?? rs... Por isso a cobertura de ganache é importante... vai dar um toque de "beleza" no Brownie!).


Retire do forno, deixe esfriar. Prepare o ganache: ferva o creme de leite e despeje no chocolate picado. Vá mexendo com uma colher iniciando bem no centro, aumentando o movimento até que todo o chocolate esteja todo derretido e incorporado ao creme de leite (se ainda estiver com alguma "pelota" de chocolate, leve alguns segundos ao microondas ou ao banho-maria).


Resfrie bem até o ponto de "confeitar", utilizando uma travessa maior com água gelada e gelo. Olha como endurece quando esfria:


Coloque no saco de confeitar com um bico de pitanga grande e faça uma flor no meio do brownie (não coloque muita cobertura para não ficar enjoativo... se bem que um chocólatra não vai achar isso enjoativo...rs).




Como é para uma festinha teen, decorei com confeitos de estrelinha, para dar um charminho!! Que tal?

Cupcakes de Brownie com Ganache de Chocolate

Na hora de servir, tive uma ideia: colocar os bolinhos por 15 segundos no microondas, para "tirar o gelo", pois estavam na geladeira! E o que aconteceu? O Cupcake ficou morno e o ganache derreteu um pouco, transformando-se em um Cupcake "Petit Gateau"!! Ficou incrível!

Cupcake de Brownie e Ganache de Chocolate (após ser levemente aquecido!)

4 comentários:

  1. Fiz e ficou uma delííícia... Isso vai me engordar tanto.. aiai...kkkkk ;**

    ResponderExcluir
  2. Que bom que deu certo! A receita é bem legal mesmo! Pena que é calórico... Mas eu já tentei fazer um Brownie Light e não chega nem aos pés deste! rs ô vida dura!!

    ResponderExcluir
  3. Queilq Ruama (Salvador-BA)13 de setembro de 2012 15:15

    È calorico sim rsrsrs,mais....
    de vez enquando hum...
    É uma delícia, de lamber os dedos rsrs, vou tentar pois deu agua na boca!

    ResponderExcluir
  4. Queila! É uma delícia mesmo! Só não assuste porque o bolinho murcha um pouco e fica com uma casquinha rachada! Mas brownie é assim mesmo! Beijos

    ResponderExcluir