domingo, 20 de novembro de 2011

DESAFIO: Fazer Pão Francês caseiro!

Pão Francês Caseiro
Quando o Alê resolve fazer um churrasquinho aqui em casa, eu fico até desanimada... Afinal, ele cuida de quase tudo!! Minha participação gastronômica se restringe a fazer uma farofinha, um molho de cebola, uma salada de tomates... Mas, naquele domingo, fui criativa: decidi fazer o pão francês (fundamental em um churrasco) na sua versão caseira, para acompanhar o churrasco!!

Vocês sabem como surgiu o Pão Francês? É uma história interessante, porque, quando estive na França, não encontrei nenhum pão parecido, embora haja uma certa semelhança com as tradicionais baguetes... No início do século XX, brasileiros endinheirados voltavam da Europa pedindo aos seus cozinheiros que reproduzissem os pães crocantes e de massa branca e macia por dentro que provaram por lá... Foi assim que surgiu o pão mais famoso e consumido no Brasil, apelidado de "Pão Francês"... Mas há outros nomes para esta mesma receita ao redor do Brasil: cacetinho, pão de sal, pão careca, média, filão, pão jacó, pão carioquinha... 

Encontrei diversas receitas na internet, mas optei por testar uma que estava em explicada e, de "brinde", ainda contava a história do pão francês, que eu reproduzi no parágrafo acima! (Como fazer pão francês)

A receita pedia fermento fresco e eu havia comprado fermento biológico seco (Fermix). Isso exigiria uma adaptação nas quantidades (10 gramas do fermento seco correspondem a 30 gramas do fresco) e na forma de preparo (o seco não deve ser dissolvido na água morna e pode ser colocado diretamente na farinha).

A pá de massa da Kitchen Aid
Feitas estas adaptações, comecei o preparo, separando todos os ingredientes (fiz metade da receita do site). Para facilitar, coloquei minha Kitchen Aid com sua pá de massa para sovar a massa... E fiquei só olhando a batedeira trabalhar!

Depois, é só esperar crescer até dobrar de volume, fazer os pãezinhos, esperar crescer de novo, assar... E, quando assar, um "segredinho" para garantir a crocância da casquinha: colocar uma travessa com água no fundo do forno, para liberar vapor! Essa foi uma completa novidade para mim! Não acertei muito bem os cortes para fazer a "decoração" dos pãezinhos, mas eles ficaram crocantes por fora e macios por dentro!

Pão Francês Caseiro
    Os ingredientes do Pão Francês Caseiro
  • 500 gramas de farinha
  • 10 gramas de fermento seco
  • 10 gramas de sal
  • 5 gramas de açúcar
  • 10 gramas de margarina
  • 250 ml de água morna

Misture todos os ingredientes na batedeira com a pá de massa ou vá sovando com as mãos até ficar uma massa bem lisa e macia.




 Deixe crescer por uma hora, no mínimo, até dobrar de volume. Faça bolinhas de 50 gramas cada e dê 2 cortes em curva com a uma faca afiada. Deixe crescer por mais uma hora. 



Pão Francês Caseiro antes de assar
 Aqueça o forno até 200 graus. Coloque os pãezinhos para assar, juntamente com uma travessa de alúminio com água no fundo do forno (para formar vapor), por uns 30 minutos, até começarem a dourar.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva! Fez o maior sucesso no churrasco!!


Bón Appetit!!

Pão Francês Caseiro





10 comentários:

  1. O pão estava uma delícia. Suave, consistente e saboroso. Crocante e macio por dentro.

    ResponderExcluir
  2. Cozinhar para você é que é uma delícia! Vc sempre curte, sempre elogia! Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adooooro "pão francês" e é realmente interessante essa història que eu não conhecia. Eu moro na França hà alguns anos e sempre me perguntava onde estava esse danado do pão que nunca encontrava... hehehehe
    Obrigada pela postagem, vou tentar reproduzir a receita com meu marido, que é mais talentoso na confecção de massas e pães.

    ResponderExcluir
  4. Thai! Imagino a agonia que deve ser viver na França sem o nosso amado "pão francês"!! É muita ironia do destino mesmo!! rs... Boa sorte na empreitada! bjs!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que achei essa receita, moro na colombia e os pães daqui são o óóó, não aguento mais comer pão de forma,
    Valeu :-)

    ResponderExcluir
  6. Danielle, aqui tem um monte de receitas deliciosas de pão! Divirta-se e mão na massa!!!! rs

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia,
    o tabuleiro deve ser untado (com margarina e depois farinha)?
    Aguardo contato e desde já agradeço

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia,
    o tabuleiro deve ser untado (com margarina e depois farinha)?
    Aguardo contato e desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Olá anônimo! Como usei uma forma com antiaderente, não precisou untar. Mas se quiser garantir, caso sua forma seja de aluminio, pode untar com um pouco de óleo somente! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela rapidez na resposta!!!!
    Abraço

    ResponderExcluir