quarta-feira, 13 de novembro de 2013

DESAFIO: German Cinnamon Stars (Estrelas Alemãs de Canela)


German Cinnamon Stars - Estrelas de Canela
A tradição natalina na cultura alemã é muito presente e significativa. Na minha infância (a família do meu pai é de origem alemã), passei muitos natais na casa de minha Oma ("avó" em alemão) e das minhas Tantes ("tias" em alemão) e estas lembranças ficaram para sempre... A árvore de natal (sempre natural) era toda decorada com estrelas de palha (feitas a mão) e velas de verdade, em pequenos suportes presos aos galhos. Nada de brilho, nada de enfeites de plástico ou luzes de LED chinesas piscantes...

E o mais importante: a árvore só "aparecia" para as crianças, toda acesa pelas velinhas, na noite de Natal, como se o próprio Santa Klaus (ou Papai Noel) a tivesse colocado ali juntamente com os presentes! E a comemoração prosseguia com música (meus primos tocavam músicas natalinas em pequenas flautas de madeira) e cantos em alemão... Tudo muito cuidado para preservar a mágica deste momento, principalmente para as crianças! E, na hora da entrega dos presentes, era um brinquedo para cada criança, normalmente de madeira, com um toque educativo, para estimular a criatividade...

Árvore natural com velas e estrelas de palha!
Bem diferente dos natais de hoje onde não há nenhuma tradição, só comida demais e as crianças correndo de um lado para o outro com um monte de brinquedos eletrônicos e barulhentos, sem valorizar o momento, o significado daquela noite especial... Até mesmo a figura do Papai Noel já está desvalorizada: as crianças recebem seu presente, mal agradecem e saem rasgando o pacote para ver se era o que haviam pedido aos pais. E "ai" do Papai Noel se não estiver certo... É capaz de perder a barba (falsa)!! rs

Vai chegando a época do Natal e eu vou ficando saudosa dos Natais de antigamente... Acho que foi por isso que resolvi fazer esta receita do livro Illustrated Baking: German Cinnamon Stars (ou "Estrelas Alemãs de Canela). Não sei se eram exatamente estes biscoitos que havia nas nossas festas de natal, mas achei que fazê-los seria como "voltar no tempo"!

A tradição do Natal
Mas esta minha volta no tempo não foi tão "tranquila" como eu imaginava! A massa, feita somente de claras, açúcar, canela, limão e farinha de amêndoa, é fácil de fazer e a única exigência é que fique ao menos uma hora na geladeira antes de ser aberta. A cobertura branca, feita com o próprio merengue da massa, precisa ser pincelada delicadamente sobre os biscoitos já cortados. Na minha primeira tentativa, dissolvi demais a cobertura (com leite, como mandava a receita original) e ela foi absorvida pela massa! Acrescentei mais açúcar confeiteiro e fui para a segunda fornada: embora tenha ficado mais consistente, a cobertura rachou e os biscoitos ficaram horríveis! Mesmo com a consistência, a temperatura do forno estava alta demais (segui a receita: 160 graus). Na minha terceira tentativa, abaixei bem o forno e deixei o tempo determinado na receita (15 minutos): a cobertura endureceu, mas a massa ficou crua! Que receitinha chata!! rs

As primeiras (e fracassadas) tentativas...
Mas desafio é desafio e não posso desistir! Depois de tantas lições aprendidas (melhor que falar "fracassos", rs), finalmente minhas pequenas estrelas alemãs de canela ficaram lindas e perfeitas: cobertura no ponto, forno a 110 graus por 21 minutos, macias porém devidamente assadas!

E assim, a tradição alemã do Natal se mantém... Pelo menos dentro do meu coração e nas minhas pequenas estrelas! Bon Appetit!

German Cinnamon Stars (Estrelas de Canela)

15 a 20 unidades

  • 1 clara de ovo
  • 1 1/3 xícaras de açúcar confeiteiro (160 gr)
  • gotas de suco de limão
  • 1 colher de chá de canela (2 gr)
  • 1 xícara de farinha de amêndoas (180 gr)
  • óleo para untar
  • açúcar confeiteiro para polvilhar
Bata a clara até ficar em neve. Junte as gotas de limão e o açúcar confeiteiro e bata por 5 minutos, até ficar um merengue bem brilhante e consistente. Reserve 1 colher de sopa bem cheia do merengue para fazer a cobertura. No restante do merengue, acrescente a canela e a farinha de amêndoa e mexa com uma colher de pau ou espátula. Coloque em uma tigela untada com óleo e deixe na geladeira por, no mínimo, uma hora.


Aqueça o forno a 110 graus (se seu forno for a gás, sem controle de temperaturas mais baixas, você terá que deixar a porta meio aberta - mesma técnica para fazer suspiros). Polvilhe uma bancada com açúcar confeiteiro e abra a massa com um rolo, deixando-a grossa (cerca de 5mm). Corte a massa com um cortador de estrelas e disponha em uma assadeira antiaderente, untada com óleo (ou com silpat). Pincele o merengue nos biscoitos (se estiver muito consistente, coloque umas gotas de limão para deixar mais líquido). Leve para assar por 20 - 22 minutos, até a cobertura ficar bem dura (não pode dourar) e a massa ficar firme. Deixe esfriar na forma por 10 minutos. Retire cada biscoito da forma e coloque em uma grade para esfriar e terminar de secar.


Dica: estes biscoitos são excelentes para quem é intolerante a glúten e a lactose, pois não leva farinha, nem leite, nem manteiga! E são lindíssimos!!




German Cinnamon Stars by Desafios Gastronômicos