domingo, 11 de agosto de 2013

DESAFIO: Provar o maravilhoso cordeiro feito pela Neila, do veleiro Iratembé!

Cordeiro com Ervas e Cuscuz de Legumes e Linguiça
Vocês já conhecem a minha paixão por Paraty e pelo Black Swan, nosso veleiro... E esta paixão, que é minha e do Alê também, não é só por causa da bela paisagem, das águas mansas e do mar azul esverdeado que acalma os olhos e a alma... Temos amigos muito especiais que só encontramos quando estamos lá... Parece que o mar aproxima as pessoas, gera uma intimidade imediata com alguém que compartilha os mesmos gostos, os mesmos desejos, as mesmas aventuras!

E um dos casais especiais que conhecemos lá são a Neila e o Ricardo (ou "Recardo", como diz o pequeno Vittorio... rs)... Vindos de Campo Grande, região do Cerrado, bem longe do mar e que tiveram a coragem de comprar um veleiro (o charmoso Iratembé) e passar uma temporada a bordo! E esta "temporada" durou 3 anos!! Mas, a vida muda e novos ventos levaram nossos queridos amigos de volta a Campo Grande... Agora, vir para Paraty e para o Iratembé tem gosto de férias para eles! E foi assim nos meses de julho e agosto deste ano! Eles voltaram para nos visitar! Quando chegamos no porto (Black Swan e Iratembé são vizinhos... rs) e encontramos as luzes acesas no Iratembé é uma alegria... Horas de papo, de boa comida, de bom vinho... E, em uma destas sextas feiras que saímos de São Paulo, depois de muito trânsito para sair da cidade e 4 horas de estrada, chegamos lá e eles nos esperavam com um jantar espetacular! Cordeiro com Ervas, com Batata Palha e Arroz de Hortelã!!

Vocês não tem ideia como estava delicioso!! Desmanchando na boca, suculento, molho apuradíssimo!!

Bia, Ricardo e Neila, no Iratembé! (Alê tirando a foto!!)
Tanto que, no dia seguinte, quando marcamos outro jantar, eu pedi, na maior "cara de pau": "Neila, faz o cordeiro de novo?? Tava tão bom..." E eu, para colaborar com o jantar, preparei um acompanhamento bem interessante: Couscous Marroquino de Legumes com Linguiça! Ficou perfeito com o sabor agridoce e marcante do cordeiro!!

Seguem as duas receitas: a do Cordeiro, by Neila e a do Couscous de Legumes com Linguiça, by Bia! Jantar delicioso a 4 mãos! Parceira perfeita a bordo!

Cordeiro com ervas


  • 1 paleta de cordeiro cortada em pedaços médios
  • 1 taça de conhaque Domecq
  • 1 taça de vinho seco de sua preferência
  • 2 taças ou mais do mesmo vinho para regar a carne durante o cozimento
  • 1 cebola grande em cubos
  • 3 dentes de alho inteiros
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de alecrim seco ou um generoso ramo fresco
  • 1 colher de sopa de estragão
  • 1 colher de café de cominho
  • 1 colher de café de tempero sírio
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 3 colheres de sopa de mel
  • Suco de ½ limão Siciliano
  • Sal a gosto
Retire o máximo que conseguir da gordura da carne; coloque os pedaços da paleta de cordeiro numa panela. Acrescente todos os ingredientes e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora, regando com mais vinho, sempre que houver necessidade.

Assim que a carne começar a soltar os ossos desligue o fogo, cuidando para que fique com uma boa porção do molho em que foi cozida.

Couscous de Legumes com Linguiça

  • 1 cebola roxa picada
  • azeite a gosto
  • 1 linguiça calabresa sem casca, cortada em rodelas
  • 1 abobrinha cortada em cubinhos
  • 1 cenoura cortada em cubinhos
  • 250 gr de cuscuz marroquino
  • 250 ml de caldo de carne (pode ser de "cubinho")
  • sal a gosto

Prepare o caldo de carne e reserve (aquecido). Em uma panela média, frite a cebola no azeite, junte a linguiça e deixe fritar. Acrescente os legumes e refogue-os até que estejam cozidos, porém firmes. Junte o caldo de carne aos legumes, acerte o sal, deixe levantar fervura, desligue o fogo e junte o cuscuz. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Misture com uma colher, acrescente um filete de azeite (a gosto) e sirva, acompanhando o Cordeiro com Ervas!


Queridos Neila e Ricardo, mais uma vez, obrigada por compartilharem conosco momentos tão especiais e tão deliciosos!! Sentiremos MUITA falta de vocês quando voltarem para Campo Grande... E, para terminar este post, fica a foto do nosso "cantinho" em Paraty... Vocês tem certeza que vão deixar este paraíso??? rs (só uma pequena provocação...)


TÉCNICA: Como abrir massa caseira com a máquina de macarrão

Fazer massa de macarrão em casa dá um pouco de trabalho, mas o resultado é maravilhoso! Sem comparação com as massas compradas prontas. Mas, para conseguir uma massa fininha e bem feita, você vai precisar de uma máquina de macarrão. Não precisa ser elétrica, as manuais funcionam super bem.

Para começar, prepare a massa, misturando farinha de trigo de boa qualidade, semolina e ovos. A proporção é a seguinte: 1 ovo inteiro para cada 100 gramas das farinhas (70 gr de farinha de trigo e 30 gr de semolina). Calcule esta proporção por pessoa (bem servida), de modo que, se quiser fazer 5 a 6 porções, utilize 350 gr de farinha de trigo, 150 gr de semolina e 5 ovos. Se não encontrar semolina, use só farinha, mas a massa não vai ficar tão "al dente". Sove bem a mistura até a massa ficar elástica. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.



Monte a sua máquina de macarrão em uma bancada de madeira ou granito, prendendo-a bem. Corte a massa em pedaços (cerca de 150 gramas cada).


Pegue um dos pedaços, achate bem e comece passando na parte mais grossa do rolo (marca "1").


Dobre a massa e passe novamente na marca "1". Repita mais uma vez.
Sempre que necessário, vá polvilhando a farinha. Passe o rolo para a marca "2" e abra mais a massa.


Passe para a marca "3" e assim por diante, até a marca 7. Normalmente esta é a espessura que utilizo para fazer talharini, lasanha e massas recheadas. Não fica nem grossa, nem fina demais.


Polvilhe uma parte da bancada com um pouco de semolina e acomode a massa aberta. Cubra com um pano limpo.


Repita este processo até abrir todas as massas.

Utilize os pedaços de massa para fazer lasanha (cortando as tiras em pedaços menores), talharini ou spaghetti (passando a tira de massa nos cortadores específicos que vem com a própria máquina), ravioli, tortelini, rondelli, gravatinha... O céu é o limite!