Tarte Tatin |
Pronto! Estava lançado mais um Desafio!
Tarte Tatin do Le Vin |
Fui procurar a receita da própria Julia e encontrei o vídeo em que ela faz a tal torta! São 30 minutos e, para quem não tiver paciência, vou contar o que acontece!
french_chef_disc_3-3_Apple_Dessert por sambitd
Lá pelos 17:40 minutos do filme, depois de preparar a massa, cortar as maçãs, montar a torta da frigideira e levá-la ao forno, ela "vira" a torta ainda quente e... tudo desmorona!!! Achei o máximo a presença de espírito dela "ajeitando" todas os pedaços de maçã que despencaram de volta para cima da massa!! Vale a pena assistir! rs!!
Mas, embora seja fã da Julia e de seu jeito prático e engraçado de explicar as receitas, decidi que esta não era a melhor receita! E até fiquei com uma dúvida! Se ela estava colocando as maçãs ainda cruas, com manteiga e açúcar e a massa também crua por cima, levando tudo ao forno, porque estava utilizando uma frigideira e não uma forma??
Continuei a minha pesquisa e achei um site americano, com uma receita de Tarte Tatin um pouco diferente, onde as maçãs eram caramelizadas na frigideira antes de se colocar a massa por cima e levar tudo ao forno! Isso fez mais sentido para mim, principalmente pensando no meu "benchmarking", a sobremesa do Le Vin!
Quando comprei minha frigideira Bialetti, que também pode ir ao forno, duas receitas estavam no meu "radar"... A Frittata e a Tarte Tatin. Ambas começam o cozimento no fogão e depois vão ao forno.
E a massa utilizada nesta receita, eu fiz há uma semana, quando preparei umas forminhas de torta para rechear... Já estava na geladeira e foi só abrir! Prático isso, não? Aliás, esta massa é básica para qualquer tipo de torta e fica super crocante!
Tarte Tatin da Bia
Massa
- 150 gr de farinha de trigo
- 75 gr de manteiga
- 20 gr de ovo (cerca de meio ovo)
- 20 gr de leite
- 15 gr de açúcar
- 1 gr de sal
- 5 a 6 maçãs Fuji
- 3/4 xícara de açúcar
- 100 gr de manteiga
Pré aqueça o forno a 190 graus. Descasque e corte as maçãs em 8 pedaços.
Em uma frigideira que pode ir ao forno, prepare o recheio: aqueça levemente a manteiga, até derreter.
Desligue o fogo e misture o açúcar.
Arrume bem as maçãs no fundo da frigideira.
Desligue o fogo e vire os pedaços de maçã para caramelizar do outro lado. Deixe no fogo por mais 5 minutos.
Cortando a massa da Tarte Tatin |
Tarte Tatin pronta para assar |
Tarte Tatin no forno |
Tarte Tatin pronta para ser virada |
Tarte Tatin após ser virada |
Tarte Tatin já arrumada |
Fiquei tão feliz!! Desafio cumprido!! E Bón Appetit!!
Tarte Tatin da Bia!! |
Humm... Parece ser muito gostosa. Adoro qualquer sobremesa com maçã ou maçã com canela. Se encontrar uma frigideira dessas que pode ir para o forno, compro e faço. :o)
ResponderExcluirRê, esta é uma das minhas receitas favoritas! Já fiz várias vezes e é sucesso garantido! A maçã fica macia mas sem desmanchar, levemente caramelizada... E a massa é muito crocante e amanteigada! Vale totalmente o investimento na frigideira!! Beijos
ResponderExcluirfiquei fã das suas receitas... parabéns pelo bom gosto e belo visual dos pratos!!! de maissssss...
ResponderExcluirDany, é por causa de comentários como o seu que eu capricho tanto nos posts!! Obrigada pelo incentivo!! Bj, Bia
ResponderExcluirDá para fazer exactamente o mesmo, mas numa forma que não seja anti-aderente?
ResponderExcluirPatricia Costa
Patricia, acredito que sim, pois a torta é bem amanteigada, mas eu pessoalmente ainda não fiz em forma sem anti aderente! Bj Bia
ResponderExcluirOla, estava procurando uma receita que fosse igual a que eu vi na tv de Tarte tatin, pois vo receber um casal de amigos e quero fazer algo difrente e gostei de sua receita, até é feita numa frigideira como a Claire Thomas fez!!! valeu...parece apetitosa...
ResponderExcluirAninha! Só cuidado na hora de virar!! E boa sorte! Me conta depois o resultado! Bjs, Bia
ResponderExcluirEssa mulé deixa a gente doida com tanta receita divina! Quero fazer todaaaaasss!
ResponderExcluirAdicionei meia fava de baunilha no caramelo. Meu caramelo ficou mais claro, pois as peras que usei juntaram mais líquido, o que fez demorar 40 minutos para assar, mas o resultado foi divino! A massa bem sequinha, as peras mesmo mantendo o formato ficaram absurdamente cremosas. Para ser repetido sempre!
ResponderExcluirPatrícia
Com pera fica tudo de bom também!! Bjs!
ExcluirBia, como faz pra usar meio ovo?
ResponderExcluirAcabei de conhecer o blog e ja sou fã!
Raira, você vai precisar bater bem a clara e a gema, e usar metade da mistura! Para ser ainda mais "preciso", use uma balança digital, pesando o ovo inteiro e depois metade!! Bjs! Bia
ExcluirBia, sem querer "caí" no seu blog, e eis q me deu aquela vontade de fazer sua torta. Fiz, e aqui em casa, foi super aprovada!!! E fez tanto sucesso, q fui presenteada com uma Bialeti tb!!!!! Continue com seus incríveis desafios!!! São ótimos!! Bjos!!!**
ResponderExcluirOlá Bia, tudo bem?
ResponderExcluirGostaria de saber se posso usar essa massa na torta de massa tradicional americana, pois vou preparar um almoço e já queria levar a massa pronta. Será que posso usa-lá na torta tradicional e assar no forno normal?
Oi Bia. Costumo fazer a tarte com uma receita de um aplicativo de culinária francesa, o Marmiton, e a receita é muito parecida com a sua. Entretanto, no Marmiton, o açúcar para caramelizar as maças é feito antes e depois é colocado a manteiga, então já aconteceu de o meu açúcar passar um pouquinho do ponto, mas na sua receita você derrete a manteiga antes e coloca o açúcar depois, e acredito que essa pequena alteração na forma como faço minha receita facilitaria muuuuito a não deixar o açúcar passar do ponto! Adorei! Sem falar que tarte tatin é maravilhoso!
ResponderExcluirMerci beaucoup et bon appétit!
Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!
ResponderExcluirAn Thái Sơn chia sẻ trẻ sơ sinh nằm nôi điện có tốt không hay võng điện có tốt không và giải đáp cục điện đưa võng giá bao nhiêu cũng như địa chỉ bán máy đưa võng ở đâu uy tín.