domingo, 1 de maio de 2011

DESAFIO: Fazer a Tarte Tatin, inspirada no Le Vin e na Julia Child!

Tarte Tatin
Há algumas semanas, fui com o Alê jantar no Bistrô Le Vin (aquele mesmo do Desafio do Créme Brullée) e, surpreendentemente, resolvi pedir outra sobremesa que não o famoso Créme Brullée. Escolhi a Tarte Tatin! Ai meu Deus, será que eu iria me arrepender?? Quando veio a sobremesa, fiquei maravilhada! Estava d-i-v-i-n-a! Até o Alê, que não é muito fã de maçãs, admitiu que estava deliciosa! E acompanhava uma saborosa calda de baunilha (feita com a fava) e uma bola de sorvete de creme (ao meu ver, totalmente desnecessária, considerando a combinação mais que suficiente da Torta de maçã com a calda de baunilha!). Se não tivesse a calda, o sorvete complementaria bem!

Pronto! Estava lançado mais um Desafio!

Tarte Tatin do Le Vin
Lembro-me que no filme Julia & Julie, há uma cena em que a Julia está fazendo uma Tarte Tatin (Torta Francesa de Maçãs, criada pelas irmãs Tatin, quando tentavam preparar uma torta tradicional e "erraram" a receita, deixando de colocar massa no fundo!) e quando vai desenformar a torta e ela se desmancha... Ela simplesmente "ajeita" o formato da torta, vira para as amigas e diz que nunca se deve pedir desculpas quando uma receita não dá certo... rs... Afinal, até uma torta despedaçada pode ser deliciosa!!!

Fui procurar a receita da própria Julia e encontrei o vídeo em que ela faz a tal torta! São 30 minutos e, para quem não tiver paciência, vou contar o que acontece!


french_chef_disc_3-3_Apple_Dessert por sambitd

 Lá pelos 17:40 minutos do filme, depois de preparar a massa, cortar as maçãs, montar a torta da frigideira e levá-la ao forno, ela "vira" a torta ainda quente e... tudo desmorona!!! Achei o máximo a presença de espírito dela "ajeitando" todas os pedaços de maçã que despencaram de volta para cima da massa!! Vale a pena assistir! rs!!

Mas, embora seja fã da Julia e de seu jeito prático e engraçado de explicar as receitas, decidi que esta não era a melhor receita! E até fiquei com uma dúvida! Se ela estava colocando as maçãs ainda cruas, com manteiga e açúcar e a massa também crua por cima, levando tudo ao forno, porque estava utilizando uma frigideira e não uma forma??

Continuei a minha pesquisa e achei um site americano, com uma receita de Tarte Tatin um pouco diferente, onde as maçãs eram caramelizadas na frigideira antes de se colocar a massa por cima e levar tudo ao forno! Isso fez mais sentido para mim, principalmente pensando no meu "benchmarking", a sobremesa do Le Vin!

Quando comprei minha frigideira Bialetti, que também pode ir ao forno, duas receitas estavam no meu "radar"... A Frittata e a Tarte Tatin. Ambas começam o cozimento no fogão e depois vão ao forno.

E a massa utilizada nesta receita, eu fiz há uma semana, quando preparei umas forminhas de torta para rechear... Já estava na geladeira e foi só abrir! Prático isso, não? Aliás, esta massa é básica para qualquer tipo de torta e fica super crocante!

Tarte Tatin da Bia

Massa
  • 150 gr de farinha de trigo
  • 75 gr de manteiga
  • 20 gr de ovo (cerca de meio ovo)
  • 20 gr de leite
  • 15 gr de açúcar
  • 1 gr de sal
Recheio
  • 5 a 6 maçãs Fuji
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 100 gr de manteiga
Comece preparando a massa. Misture a manteiga cortada em cubinhos e a farinha de trigo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Junte o açúcar, o sal, o ovo e o leite, misturando rapidamente com as mãos. Assim que der "liga", embale e coloque na geladeira por 2 horas (não sove demais). Se quiser apressar, coloque 20 minutos no freezer.

Pré aqueça o forno a 190 graus. Descasque e corte as maçãs em 8 pedaços.


Em uma frigideira que pode ir ao forno, prepare o recheio: aqueça levemente a manteiga, até derreter.


Desligue o fogo e misture o açúcar.


Arrume bem as maçãs no fundo da frigideira.

Leve ao fogo alto por 10 minutos para caramelizar.

Desligue o fogo e vire os pedaços de maçã para caramelizar do outro lado. Deixe no fogo por mais 5 minutos.

Abra a massa com um rolo, formando um círculo do tamanho da frigideira.

Cortando a massa da Tarte Tatin
Cubra o recheio, faça furinhos na massa e leve ao forno por 20 minutos.

Tarte Tatin pronta para assar

Tarte Tatin no forno
Deixe esfriar por 30 minutos. Vire rapidamente a frigideira em um prato grande e reze para dar certo! rs...
Tarte Tatin pronta para ser virada

Tarte Tatin após ser virada
Ajeite os pedaços de maçã e sirva morno, com sorvete de creme, calda de baunilha, chantilly ou creme confeiteiro!

Tarte Tatin já arrumada
É um absurdo de gostoso! O Alê chegou a dizer que era a melhor sobremesa que ele já provou... "Melhor que a do Le Vin". A Marina, que não gosta de torta de maçã, teve que admitir... Tia, está uma delícia! E saiu rápido da mesa para não cair na tentação de mais um pedaço!!

Fiquei tão feliz!! Desafio cumprido!! E Bón Appetit!!

Tarte Tatin da Bia!!

17 comentários:

  1. Humm... Parece ser muito gostosa. Adoro qualquer sobremesa com maçã ou maçã com canela. Se encontrar uma frigideira dessas que pode ir para o forno, compro e faço. :o)

    ResponderExcluir
  2. Rê, esta é uma das minhas receitas favoritas! Já fiz várias vezes e é sucesso garantido! A maçã fica macia mas sem desmanchar, levemente caramelizada... E a massa é muito crocante e amanteigada! Vale totalmente o investimento na frigideira!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. fiquei fã das suas receitas... parabéns pelo bom gosto e belo visual dos pratos!!! de maissssss...

    ResponderExcluir
  4. Dany, é por causa de comentários como o seu que eu capricho tanto nos posts!! Obrigada pelo incentivo!! Bj, Bia

    ResponderExcluir
  5. Dá para fazer exactamente o mesmo, mas numa forma que não seja anti-aderente?

    Patricia Costa

    ResponderExcluir
  6. Patricia, acredito que sim, pois a torta é bem amanteigada, mas eu pessoalmente ainda não fiz em forma sem anti aderente! Bj Bia

    ResponderExcluir
  7. Ola, estava procurando uma receita que fosse igual a que eu vi na tv de Tarte tatin, pois vo receber um casal de amigos e quero fazer algo difrente e gostei de sua receita, até é feita numa frigideira como a Claire Thomas fez!!! valeu...parece apetitosa...

    ResponderExcluir
  8. Aninha! Só cuidado na hora de virar!! E boa sorte! Me conta depois o resultado! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  9. Essa mulé deixa a gente doida com tanta receita divina! Quero fazer todaaaaasss!

    ResponderExcluir
  10. Adicionei meia fava de baunilha no caramelo. Meu caramelo ficou mais claro, pois as peras que usei juntaram mais líquido, o que fez demorar 40 minutos para assar, mas o resultado foi divino! A massa bem sequinha, as peras mesmo mantendo o formato ficaram absurdamente cremosas. Para ser repetido sempre!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  11. Bia, como faz pra usar meio ovo?
    Acabei de conhecer o blog e ja sou fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raira, você vai precisar bater bem a clara e a gema, e usar metade da mistura! Para ser ainda mais "preciso", use uma balança digital, pesando o ovo inteiro e depois metade!! Bjs! Bia

      Excluir
  12. Bia, sem querer "caí" no seu blog, e eis q me deu aquela vontade de fazer sua torta. Fiz, e aqui em casa, foi super aprovada!!! E fez tanto sucesso, q fui presenteada com uma Bialeti tb!!!!! Continue com seus incríveis desafios!!! São ótimos!! Bjos!!!**

    ResponderExcluir
  13. Olá Bia, tudo bem?
    Gostaria de saber se posso usar essa massa na torta de massa tradicional americana, pois vou preparar um almoço e já queria levar a massa pronta. Será que posso usa-lá na torta tradicional e assar no forno normal?

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia. Costumo fazer a tarte com uma receita de um aplicativo de culinária francesa, o Marmiton, e a receita é muito parecida com a sua. Entretanto, no Marmiton, o açúcar para caramelizar as maças é feito antes e depois é colocado a manteiga, então já aconteceu de o meu açúcar passar um pouquinho do ponto, mas na sua receita você derrete a manteiga antes e coloca o açúcar depois, e acredito que essa pequena alteração na forma como faço minha receita facilitaria muuuuito a não deixar o açúcar passar do ponto! Adorei! Sem falar que tarte tatin é maravilhoso!
    Merci beaucoup et bon appétit!

    ResponderExcluir
  15. Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

    An Thái Sơn chia sẻ trẻ sơ sinh nằm nôi điện có tốt không hay võng điện có tốt không và giải đáp cục điện đưa võng giá bao nhiêu cũng như địa chỉ bán máy đưa võng ở đâu uy tín.

    ResponderExcluir