sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

DESAFIO: Degustar um Cabernet Sauvignon português, o Quinta da Bacalhoa 2002

Quinta da Bacalhôa 2002
Faz tempo que não posto sobre vinhos... Prá falar a verdade, Alê e eu reduzimos o consumo de vinho, pois o dia seguinte nunca era muito bom... Mesmo tomando uma ou duas taças, a dor de cabeça vinha forte!
Recentemente, porém, tivemos uma problema sério com nossa adega, que parou de funcionar e fomos literalmente "obrigados" a abrir algumas garrafas, evitando que perdêssemos bons vinhos.


A briga foi grande com a Spicy para a troca da adega, durou meses, até que, finalmente trocaram por outra... Que também não funciona!!


Enquanto isso, meio a contra gosto, fomos abrimos algumas garrafas (para vocês terem uma ideia, os rótulos até mofaram...)


Entre os melhores vinhos estava um Quinta da Bacalhoa, Cabernet Sauvignon Português 2002, que ganhamos de presente do meu tio e padrinho João.
 Felizmente a quebra da adega não danificou o vinho! Apesar do rótulo mofado, estava sensacional!!


Na internet, encontramos mais sobre a história deste vinho e do vinhedo, um dos poucos que produz Cabernet em Portugal!


"Considerada a mais bela quinta da primeira metade do século XV ainda existente em Portugal, a Quinta da Bacalhôa é uma antiga propriedade da Casa Real Portuguesa. Localizados em Azeitão, a Quinta e o famoso Palácio da Bacalhôa constituem um monumento artístico da maior relevância para o País. leia mais...


Agora, uma curiosidade divertida... O nome "Quinta da Bacalhôa" é uma homenagem "sarcástica" à mulher do proprietário, carinhosamente conhecida por "Bacalhau"! Já pensou, que "gatinha" devia ser?? rs

Meus pais viajaram a Portugal no ano passado e tiveram o prazer de tomar este vinho
"in loco"! Mais charmoso, impossível!


Vinícola da Quinta da Bacalhôa


Agora, falando do vinho... Segundo a Winetag:

"O vinho estagia 11 meses em barricas novas de carvalho francês. De cor intensa rubi, apresenta aromas de frutos encarnados combinados com aromas de madeira e menta e uma estrutura elegante e complexa."

Combina com carnes vermelhas, como filet mignon ou carré de cordeiro... E molhos com personalidade, como funghi porcini...
Segundo Bia e Alê (rs): Delicioso, encorpado e suave ao mesmo tempo. E o melhor... Sem dor de cabeça nenhuma no dia anterior... Será que o nosso problema some quando o vinho é bom?? Gente coisa é outra fina!! E viva a Dona Bacalhoa!!! Rs