quinta-feira, 26 de julho de 2012

DESAFIO: Experimentar um novo prato indiano, o Chicken Tikka Masala!


Chicken Tikka Masala (Frango ao Tikka Masala)
Este desafio começou com um presente de minha querida mãe: um pacotinho de arroz indiano (ou basmati), da marca Tio João. Eu já havia provado a deliciosa versão tailandesa (jasmine), quando fiz o Frango ao Curry Verde do Jamie Oliver! Pensei em fazer um frango ao Curry (indiano), mas isso não seria exatamente "um desafio"... Eu precisava "complicar" um pouco! rs

A ideia do desafio de um prato indiano inédito se completou quando fui ao Shopping Morumbi e quase tropecei em um quiosque só de temperos, a Bombay! E lá estava ele, um tempero indiano perfeito para o desafio: o Garam Masala, uma combinação mais exótica que o Curry, que leva coentro, pimenta, cardamomo... Perfumadíssimo!

O livro "Menus de Gordon Ramsay" e a
receita do Chicken Tikka Masala
Agora, eu precisava de uma receita que levasse o tal tempero... Chamei os meus "universitários" Jamie Oliver, Nigella, Gordon Ramsay... E encontrei uma receita ótima de Chicken Tikka Masala no livro Os Menus de Gordon Ramsey (livro este que também foi presente da mami!)... 

A receita parecia bem fácil, mas a lista de ingredientes... rs... Vocês pensaram que era só o Garam Masala?? Que nada! Outros temperos inéditos apareceram: açafrão da Terra (que consegui encontrar no Natural da Terra e é diferente de colorau) e "folhas de curry"... Estas não consegui encontrar e resolvi improvisar: comprei umas tangerinas com cabo e folhas e usei as folhas  para dar o sabor cítrico que tem a folha de curry (dizem... porque eu mesma não faço a menor ideia...nunca vi, nunca provei... rs). Encontrei um artigo interessante sobre os temperos indianos, explicando que o curry indiano é uma mistura de várias especiarias, mas não leva as "folhas de curry"... rs... Vai entender! 

Além da adaptação das folhas de curry, também substitui o peito de frango por coxas e sobrecoxas desossadas... Eu prefiro esta parte do frango por que é mais suculenta e não fica fibrosa como o peito...


E a receita do arroz basmati veio do próprio pacote do Tio João: deixar o arroz de molho por pelo menos uma hora e depois cozinhar com leite de côco e água!

Frango Tikka Masala com Arroz Basmati ao Leite de Coco

Para o frango:

  • 600gr de sobrecoxa de frango desossada em cubos grandes
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola média cortada em tiras finas
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 pimenta chili vermelha sem sementes cortada em tiras finas
  • 1 pedaço de gengibre (2 a 3 cm) descascado e cortado em rodelas finas
  • 2 colheres de chá de garam masala
  • 1/2 colher de chá de chili em pó
  • 1 colher de chá de açafrão da terra 
  • sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
  • 1 colher de sopa de massa de tomate
  • 1 lata (400gr) de tomate pelado
  • 10 folhas de curry (eu usei folhas de tangerina)
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 punhado de coentro fresco picado


Para o arroz

  • 1 xícara de arroz basmati (deixado de molho por 1 ou 2 horas)
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 1/4 xícaras de água

Aqueça uma panela grande e coloque 2 colheres de sopa de óleo. Refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho, o gengibre e a pimenta vermelha e deixe refogar um pouco. Junte os temperos (garam masala, açafrão, chili e o sal) e deixe fritar por alguns minutos. Junte a massa de tomate e os tomates italianos e deixe apurar por uns 5 minutos. Retire do fogo e reserve para esfriar um pouco.




Prepare o arroz: aqueça a água e o leite de coco. Escorra bem o arroz. Aqueça uma panela média com o óleo e frite os grãos. Acrescente a água com leite de coco, espere ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 11 minutos.




Em uma frigideira grande e funda, aqueça o restante do óleo e frite os pedaços de frango até ficarem levemente dourados por todos os lados. 




Bata no liquidificador o molho  reservado até formar uma pasta bem homogênea. 



Junte ao frango na frigideira juntamente com as folhas de tangerina e deixe cozinhar por 10 minutos. 




Acrescente o iogurte natural e o coentro (reserve um pouco para decorar o prato), misturando bem para aquecer.





Sirva o arroz enformado, com o frango ao redor, decorando com o coentro picado!


Chicken Tikka Masala (Frango ao Tikka Masala)
Gente, ficou muuuuuito bom!! Exótico, saboroso, cremoso, perfumado!! Meu amado marido e "cobaia master" das minhas invenções gastronômicas também adorou! O arroz, suave e adocicado pelo coco (pois não leva sal!) amenizou o tempero forte e apimentado do frango: uma combinação perfeita de sabores! 

A receita é um pouco trabalhosa (por conta da preparação de todos os ingredientes), mas a execução é simples! Totalmente aprovada!! Bón Appetit!