sábado, 14 de abril de 2012

DESAFIO: Reproduzir a deliciosa Torta de Maçã da Ideli, do veleiro Oceanware!

Torta de Maçã da Ideli
Nossa vida social em Paraty é muito intensa! O Black Swan, nosso veleiro, adora fazer amizade com outros veleiros! E graças ao blog dele, fazemos muitos amigos virtuais e que, depois, se tornam amigos reais! Foi o que aconteceu com o Herman e a Ideli, donos do veleiro Oceanware. A simpatia mútua foi imediata e ficamos muito felizes quando descobrimos que eles seriam nossos vizinhos na marina em Paraty. Sempre que possível, marcamos de nos encontrar em "alto mar"! 
Em um desses encontros, o jantar seria no Black Swan, com direito a Carne Seca na Moranga. E a Ideli, que depois descobri ser uma cozinheira de mão cheia, ofereceu para levar a sobremesa. 

Foi assim que eu conheci esta maravilhosa receita de Torta de Maçã! Tão fácil que dá para fazer a bordo (e eu guardei a receita na cabeça!)! Lembra um pouco o Crumble que já postei aqui, mas com uma diferença: o recheio de maçã é cozido levemente antes, deixando-o ainda mais delicado e cremoso! Achei também que a cobertura é mais leve e crocante. A história da receita é interessante: veio em um livrinho de receitas de Monte Verde, uma compilação das senhoras da cidade para ajudar a igreja local com a venda do livro!!

E a Ideli ainda serviu a Torta levemente aquecida, com sorvete de creme!! Um gran finalle para um jantar super agradável a bordo, com boa comida e uma companhia melhor ainda!

Reproduzi a receita em outro final de semana no Black Swan e os "sortudos" que provaram a sobremesa foram o Coca e a Maria Helena, outros amigos muito queridos, do Veleiro Vento! Sucesso total!

Torta de Maçã da Ideli

Para o recheio
  • 5 maçãs
  • suco de meio limão
  • 1 colher de sopa de açúcar
Para a massa
  • 1,5 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
  • canela para polvilhar
  • manteiga para untar
Aqueça o forno a 190 graus. Descasque e pique as maçãs em pedaços pequenos. Aqueça uma panela, coloque as maçãs picadas, o suco de limão e uma colher de sopa de açúcar. Deixe ferver e vá mexendo delicadamente até as maçãs começarem a ficar levemente cozidas e a soltarem líquido.

Misture os ingredientes da massa com as mãos até formar uma farofa.

Coloque as maçãs cozidas em uma assadeira untada com manteiga e cubra com a farofa. Por último, polvilhe com canela e coloque no forno até a massa ficar dourada. Deixe esfriar um pouco e sirva com uma bola de sorvete. Se preferir, sirva só a torta, que já é uma maravilha!

Torta de Maçã da Ideli

Bón Appetit! E obrigada a Ideli, por compartilhar!