domingo, 4 de junho de 2017

DESAFIO LIGHT: Chai Latte Light (e Diet)!

Chai Latte Light (e Diet)
Quando descobri o Chai Latte no Starbucks, me apaixonei! Virou minha bebida preferida, tanto na versão quente como gelada, perfeita para o verão. Peço sempre a versão com leite desnatado e "sem água" - para deixar o sabor de especiariais bem forte... Fica até engraçado o pedido: "Oi... Me vê um Chai-Latte-Light-Quente-Sem-Água"!

O Chai Latte é uma bebida de origem indiana, feita a base de leite e chá preto com especiarias como canela, cravo, gengibre, anis e cardamomo. Li em uma reportagem sobre a Índia, que a bebida é o "café" dos indianos... E que servir o Chai com uma semente de "cardamomo" junto é sinal de "bem querer" e amizade! Ou seja, se você já foi para Índia, tomou Chai e nunca encontrou uma semente de cardomomo dentro... Sorry, você não é muito querido por lá!!! kkkkk

Já tomei algumas versões do Chai Latte mais cremosas, feitas em máquinas de café expresso domésticas ou mesmo em cafeterias a partir de misturas prontas... Mas a versão do Starbucks é minha preferida, pois é líquida e muito aromática. Pesquisando sobre essa receita especificamente, descobri algo que eu não esperava: a versão "média" do Chai Latte no Starbucks tem mais açúcar que uma barra de Snickers! Já pensou??
Na versão com leite integral, são 270 calorias! E na versão com leite desnatado, 210! (clique aqui para ver). Ambas possuem 31 gramas de açúcar, um absurdo!! (Clique aqui para ver a reportagem em inglês).

Mais um motivo para o nosso desafio de reproduzir a bebida em casa, em uma versão (realmente) light e sem açúcar!

Encontrei várias versões da receita, algumas com preparação do "chá" com água, e depois se acrescentando o leite.. Mas a que mais gostei (pela intensidade dos sabores), foi uma em que as especiarias e o chá preto são colocados diretamente no leite (veja aqui a receita que me inspirou)!

Em 5 minutos, você terá uma bebida surpreendente, perfeita para o inverno, e com "termogênicos" (substâncias que estimulam a queima de gordura corporal, como o gengibre e a canela)!!

E para fazer a versão "verão", deixe esfriar na geladeira ou coloque cubos de gelo após coar o chai!

A versão "normal" da receita leva leite integral e açúcar. A nossa versão light e diet leva leite desnatado e adoçante! Você escolhe!!

Chai Latte Light (e Diet)

2 xícaras (82 calorias por porção)

  • 2 xícaras de leite desnatado
  • 1 canela em pau
  • 4 cravos
  • 2 cardamomo
  • 2 anis estrelados
  • 2 bolinhas de pimenta do reino
  • 1 pedaço de gengibre fresco em fatias
  • 2 colheres de sopa de chá preto (a granel)
  • 2 saquinhos de adoçante
  • 2 canelas em pau para servir

Aqueça o leite e os demais ingredientes (menos o chá preto e o adoçante). Quando estiver quase fervendo, desligue o fogo e coloque o chá e o adoçante. Tampe por 5 minutos. Coe e sirva em cada xícara com uma canela em pau para mexer! Se quiser tomar gelado, acrescente alguns cubos de gelo.




Chai Latte Light (e Diet)