domingo, 10 de janeiro de 2016

DESAFIO: Brie en Croute!!


Brie en Croute
Sabe aquelas receitas que "bombam" na internet porque são fáceis e parecem incrivelmente deliciosas? Esta é uma delas!! Não me lembro exatamente qual foi a página no Face que publicou o vídeo deste Queijo Brie envolto em massa folhada, mas o desejo de testar a receita foi imediato!! Ainda mais com o toque de geléia e nozes, que combinam super bem com este queijo suave e ao mesmo tempo com sabor marcante!

A oportunidade de testar a receita (não que eu precise de uma oportunidade específica para testar qualquer receita... rs) acabou surgindo em um jantar para comemorar o aniversário da minha comadre! O Brie en Croute (na crosta) - a sofisticação do nome foi obra minha, para dar mais glamour (ainda) a esta receita incrível - seria a entrada, seguido de um Risotto de Cogumelos Selvagens assados (inspirado em uma receita do Jamie Oliver) e, para finalizar, o Bolo de Nozes com toque natalino, para a hora do Parabéns. Um cardápio singelo para um jantar entre amigas, acompanhado de um bom vinho! Tem coisa melhor nessa vida??

Brie en Croute (Brie na Crosta de Massa Folhada)

(4 porções)

  • 1 queijo brie de 200 gramas
  • 2 círculos de massa folhada uns 3 cm maiores que o brie
  • geleia de damasco (ou outra de sua preferência)
  • nozes picadas a gosto
  • 1 gema para pincelar
Aqueça o forno a 200 graus.

Coloque o brie (inteiro) sobre um círculo da massa folhada . Distribua a geléia por cima do queijo e salpique as nozes. Pincele a borda da massa com a gema e feche com o outro círculo de massa, fechando bem para não vazar. Pincele tudo com a gema.


Coloque para assar por uns 30 minutos em forma antiaderente, ou até que a massa folhada esteja bem dourada.


Deixe descansar uns 10 minutos e sirva! Se preferir, acrescente uma salada verde para acompanhar!

A alegria que a comida nos traz!!!

Uma versão com borda mais rebuscada e pedacinhos de massa folhada para acompanhar!
Bon Appetit!