domingo, 19 de janeiro de 2014

DESAFIO: Torta Light de Frango e Palmito com Aveia

Torta Light de Frango e Palmito com Aveia
Provei esta receita, pela primeira vez, na casa da Maria Ângela, uma colega de Mestrado do Alê, meu marido, em um evento especialíssimo: uma degustação "cega" de vinhos italianos da uva Nebbiolo, promovido por um grupo de alunos do mestrado e conduzido pelo querido Professor Malvesi (que coincidentemente, também foi meu professor na Graduação da FGV, há muitos anos!)

Embora o "centro das atenções" fosse a degustação dos vinhos, feita às cegas (ou seja, os rótulos estavam cobertos, somente identificados por etiquetas coloridas) e avaliando cada um deles em vários quesitos (visual, olfativo, gustativo...), o cardápio, servido após a degustação (que só foi acompanhada por pães neutros), estava delicioso! Cada participante colaborou com uma parte do evento: os vinhos, os pães, os queijos, uma deliciosa Salada Verde com Molho de Aceto Balsâmico (molho que eu preparei!), uma sopa incrível preparada pelo Professor Malvesi à base de caldo de frango e "gratin", um tipo de farofa de massa de farinha e ovos, feita com as mãos e cozida no caldo até engrossar) e uma saborosa Torta de Frango e Palmito, preparada com requeijão light, claras em neve e aveia, oferecida pela dona da casa, Maria Angela, que também caprichou muito na decoração e na recepção calorosa dos convidados! Para a sobremesa, uma Crostata di Fichi que preparei com inspiração totalmente italiana (clique aqui para ver a receita)!

Momentos da Degustação "cega" dos três vinhos italianos da uva Nebbiolo (um deles, um Barolo!)
Alguns itens do cardápio pós degustação: pães, queijos, a Sopa de Frango e "gratin", a Crostata di Fichi...
E a Torta de Frango e Palmito com Aveia, servida pela dona da casa
Logo, logo, postarei mais detalhes sobre este evento incrível, com a participação especial do nosso sommelier preferido (o Alê - que está me devendo uma avaliação mais técnica dos três vinhos da uva Nebbiolo que foram degustados! rs)

Por enquanto, segue a receita da Torta Light de Frango e Palmito com Aveia, já testada e aprovada aqui em casa! É uma opção leve, saborosa, com menos calorias que a versão tradicional de torta, normalmente feita com massa podre (a base de farinha e manteiga)!

Aproveitei esta receita também para testar uma técnica que vi outro dia na internet: Desfiar o Peito de Frango com a batedeira! E funcionou!! Bon Appetit!

Torta Light de Frango e Palmito com Aveia

(1 torta retangular grande ou duas tortas pequenas)

  • 2 peitos de frango inteiros desossados e sem pele
  • 1 vidro grande de palmito (300 gr)
  • 400 gr de requeijão ou catupiry light
  • 4 colheres de aveia flocos finos
  • 1 gema
  • 6 claras
  • 3 tomates picados
  • 2 cebolas picadas
  • 2 dentes de alho
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 folhas de louro
  • salsinha e cebolinha picados a gosto
Cozinhe os peitos de frango na panela de pressão com uma cebola, um tomate picado, um dente de alho picado, sal, pimenta e as folhas de louro por 40 minutos.
Desfie os peitos (veja como desfiar utilizando a batedeira, clicando aqui). Coe o frango e reserve uma xícara de chá do caldo do frango.


Pique a cebola, o alho e os tomates restantes. Refogue-os no azeite por alguns minutos e acrescente o palmito picado e o caldo de frango  reservado.
Desligue o fogo e junte a salsinha e cebolinha picados.
Misture o frango desfiado, o refogado e o requeijão light. Verifique e acerte o sal. Acrescente mais pimenta do reino se desejar.

Aqueça o forno a 180 graus. Bata as 6 claras em neve e depois junte a gema até incorporar bem. Adicione a aveia e o frango e misture tudo delicadamente com uma colher.


Coloque em uma assadeira grande (ou duas menores). Não é necessário untar. Leve ao forno até a torta dourar (cerca de 30 a 40 minutos).




Torta Light de Frango e Palmito com Aveia

TÉCNICA: Desfiar peito de frango

Que tal desfiar 2 peitos inteiros de frango em apenas 1 minuto? É fácil, você só vai precisar de... UMA BATEDEIRA!

Depois de cozinhar bem os peitos de frango (de preferência em uma panela de pressão), utilize uma batedeira portátil para desfiar os pedaços de frango. Coe o frango, pressionando com uma colher para retirar o caldo e pronto!



Receitas que utilizam a técnica:
Torta Light de Frango e Palmito com Aveia