quarta-feira, 17 de abril de 2013

DESAFIO: Preparar uma variação da Torta Frangipane, com Ameixas frescas!

Vocês se lembram da primeira vez que fiz uma Torta Frangipane? Para os que não se lembram, a Frangipane é uma torta de massa podre, com um rico e saboroso recheio a base de amêndoas! E pode receber diversas coberturas, como a que fiz no post anterior: chantilly e framboesas frescas! Ficou chic e refrescante!

Mas tem outra versão da Torta Frangipane que leva frutas frescas para serem assadas juntamente com a torta! O Jamie Oliver, em seu livro A Itália de Jamie, apresenta uma Frangipane com figos frescos e maduros, cortados em metades! Lindo!

Mas o meu desafio surgiu de uma outra fonte: A Cozinha Coletiva, um blog sensacional do Richie, um estudante de arquitetura que, pelas produções do blog, vai virar confeiteiro! Se é que já não virou!! rs

Em seu blog, o Richie postou uma versão da Frangipane com Ameixas Frescas, formando um lindo desenho de flores com as fatias da fruta finamente cortadas! Lindo (também)!


Há alguns meses, tentei fazer esta versão da torta de amêndoas com frutas pela primeira vez... Foi no aniversário de uma colega de escritório, que pediu um bolo ou torta que levasse "pêssegos", sua fruta predileta! Arriscadamente (nunca faça isso!!), decidi fazer a Torta Frangipane do Richie com pêssegos, no lugar das ameixas! E deu tudo errado!! rs

Primeiro, os pêssegos estavam maduros demais, o que inviabilizou totalmente o corte em camadas bem finas (sabe quando você corta e escorre suco da fruta prá todo lado? pois é...). Depois, coloquei recheio demais (embora o Richie ressaltasse o perigo disto acontecer na sua receita...)... E foi assim... Pêssegos muito "molhados", cortados grosseiramente (definitivamente não acertei o desenho de flor...) e muito do recheio de amêndoas espalhado no fundo do meu forno... Também achei que o fato de não ter assado previamente a massa, deixou-a pouco crocante... Ou seja, desastre total!! rs


Meses depois, já recuperada do trauma, decidi fazer a tal torta novamente, juntando todas as minhas "lições aprendidas"... E seria em um jantar só com tortas, doces e salgadas!

Precavida, comprei lindas (e duras) ameixas! O rapaz da barraca do sacolão até me avisou: "Dona, estas ameixas estão muito duras e azedas!" E ouviu última resposta que esperava ouvir, depois de tanta sinceridade: "Ótimo! É exatamente o que eu preciso!" E ele deve ter pensado: "Lá vai mais uma mulher a beira de um ataque de nervos..." kkkkkk

Fiz algumas mudanças na receita também: utilizei a massa de torta doce do Jamie Oliver (que eu já havia provado na Torta Ganache de Chocolate) e o recheio de amêndoas que ele sugere no seu livro "O Chef Sem Mistérios). Ah! E mais um detalhe importantíssimo: só fiz metade da receita do recheio... Afinal, imaginei que o volume das fatias de ameixa iriam preencher a outra metade faltante!!

Não é uma torta simples de se fazer... Aliás, é bem trabalhosa: a massa deve ser feita com antecedência para ficar descansando na geladeira... Depois, deve ser aberta na forma e assada previamente. Aí, uma vez preparado o recheio de amêndoas, deve-se colocá-lo na torta e decorar com as fatias finíssimas de ameixa... Isso dá o maior trabalho, mas é quase uma obra de arte! Leva-se para o forno novamente, até o recheio ficar assado...

Mas vale o esforço. Acho que foi uma das tortas mais lindas que já fiz... Modéstia "às favas"!! rs... E o sabor também estava especial: a crocância da massa, com o recheio suave e adocicado das amêndoas contrastando com a acidez das ameixas! Sucesso total!!

Torta Frangipane de Ameixas (torta grande com 30 cm)

Para a massa

  • 125 gr de manteiga
  • 100 gr de açúcar confeiteiro
  • 1 pitada de sal
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 2 gemas de ovos
  • 2 colheres de sopa de leite frio

Para o recheio de amêndoas

  • 200 gr de farinha de amêndoas
  • 175 gr de manteiga sem sal
  • 150 gr de açúcar
  • 2 ovos pequenos

Para a cobertura de frutas

  • 6 ameixas frescas, cortadas em fatias finíssimas
  • açúcar confeiteiro para finalizar

Prepare a massa com antecedência: misture o açúcar, a manteiga, o sal e a farinha até formar uma farofa. Junte os ovos e misture rapidamente (esta não é uma massa para ficar sovando...). Por último, junte o leite frio (se ficar grudenta, acerte com mais farinha... Se ficar "sem liga", coloque um pouquinho mais de leite). A massa deve ficar bem homogênea e macia. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.

Retire a massa da geladeira e corte-a em fatias finas. Vá preenchendo uma forma grande de torta com fundo removível (30 cm de diâmetro) como se fosse um quebra-cabeça. Depois, com a ponta dos dedos, vá juntando todos os pedaços de massa, até forrar toda o fundo da forma. Preencha também as laterais, apertando bem com os dedos e cortando com uma faca a sobra de massa.

Aqueça o forno a 180 graus. Faça furos no fundo da torta com um garfo (para não formar bolhas de ar). Leve ao forno para assar por 12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Enquanto a massa esfria, prepare o recheio de amêndoas: Passe o açúcar e a manteiga no processador, até obter uma mistura leve e cremosa. Junte a farinha de amêndoas e os ovos e misture rapidamente com o processador. Leve a mistura a geladeira para ficar mais firme.

Corte as frutas em fatias bem finas. Coloque o recheio de frangipane sobre a massa pré assada e vá decorando toda a torta com as fatias de ameixa, formando o desenho de uma flor.

Leve para assar  a 180 graus por cerca de uma hora, até o recheio estar bem firme. Sirva morna ou fria e salpique um pouco de açúcar confeiteiro para finalizar. Vai super bem acompanhada de sorvete de creme, chantilly, creme inglês...



Bón Appetit!!