domingo, 8 de dezembro de 2013

DESAFIO: Risoto de Couve-de-Bruxelas


Risoto de Couve-de-Bruxelas, Tomates Grape e Hortelã Fresca
Costumava comer as pequenas e verdes couves-de-bruxelas quando criança... Minha mãe as preparava sempre da mesma forma, com molho branco e era uma delícia! E eu, desde que comecei os Desafios, nunca havia preparado este ingrediente tão especial! Imperdoável!

No mesmo dia em que comprei as Alcachofras (clique aqui para ver o Desafio das Alcachofras), também comprei uma linda caixinha de couve-de-bruxelas! As alcachofras, cozidas ao vapor e temperadas com molho vinagrete de ervas, viraram uma entrada deliciosa... E as couves-de-bruxelas se transformaram no prato principal, em formato de Risoto! Para acompanhá-las no Risoto, tomatinhos grape cortados ao meio e folhas frescas de hortelã! Uma combinação interessante: a crocância das pequenas couves, a acidez doce e a cor dos tomatinhos e a refrescância do hortelã!


Para finalizar este jantar incrível, uma sobremesa que fiz pela primeira vez, e foi um sucesso: Mini Bolinhos de Maçã com Calda Toffee! Clique aqui para ver a receita!


A receita de risoto é básica, feita com arroz arbóreo ou carnaroli (eu prefiro o segundo), glaceado com vinho branco, e cozido lentamente acrescentando-se caldo de legumes caseiro (clique aqui para saber como preparar o caldo), sempre mexendo para liberar todo o amido e a cremosidade do arroz... Só no final se acrescentam os ingredientes que darão personalidade ao prato (neste caso, a couve-de-bruxelas, os tomatinhos e o hortelã), a manteiga (que aumenta ainda mais a cremosidade) e o parmesão ralado!

Seguindo a receita básica, é possível criar uma infinidade de combinações e sabores! É só usar a criatividade (ou os ingredientes que estão na geladeira!).

Se estiver preparando o risoto para um jantar, é possível antecipar parte do cozimento, resfriar o risoto pré cozido e terminar o preparo 15 minutos antes de servir (veja como fazer na explicação da receita).

Risoto de Couve-de-Bruxelas, Tomates Grape e Hortelã Fresco

6 porções

  • 400 gr de arroz arbóreo ou carnaroli
  • 200 ml de vinho branco seco
  • 1 cebola picada
  • azeite para fritar
  • 1,2 l de caldo de legumes (clique aqui para ver a receita)
  • 300 gr de couve-de-bruxelas limpas e cortadas ao meio
  • 150 gr de tomates grape limpos e cortados ao meio
  • 100 gr de queijo parmesão ralado
  • 30 gr de manteiga
  • sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
  • folhas de hortelã a gosto

Aqueça o caldo de legumes. Em uma panela grande, de fundo grosso, aqueça o azeite e frite a cebola até começar a ficar transparente. Junte o arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente o vinho branco e mexa bem até evaporar. Coloque 2 conchas grandes de caldo de legumes e mexa até secar. Coloque mais duas conchas e mexa novamente, até secar. Coloque mais duas conchas e, quando secar, retire o arroz da panela e coloque-o em uma forma grande, espalhando-o bem, para esfriar rapidamente. Cubra com filme plástico e leve para a geladeira até 15 minutos antes de servir (este procedimento de esfriar o risoto pré cozido só é necessário se houver preparo antecipado).



Cozinhe as couves-de-bruxelas no vapor por 15 minutos, sem deixá-las muito macias. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e refogue as couves-de-bruxelas por alguns minutos. Reserve até a hora de finalizar o risoto.

Para finalizar o risoto, volte o arroz para a panela, aqueça-o e continue colocando caldo de legumes e mexendo sempre, até ficar cozido (mas al dente). Acrescente as couves, os tomates e o hortelã e deixe aquecer. Desligue o fogo, junte a manteiga e o parmesão (reserve um pouco para finalizar os pratos), mexa bem, acerte o sal e a pimenta, tampe e deixe descansar por 3 minutos. Sirva em seguida, salpicado de parmesão e folhas de hortelã.


Risoto de Couve-de-Bruxelas, Tomates Grape e Hortelã Fresca by Desafios Gastronômicos

DESAFIO: Pizza Caseira de Frigideira - Margherita

Pizza de Frigideira de Margherita
Pizza  de Frigideira comprada pronta é bem prática: em 3 minutos está pronta no seu prato! É o miojo das pizzas! rs... Mas, para que simplificar se dá para complicar?? rs... Lá fui eu fazer uma pizza "caseira" de frigideira!! E não é que ficou boa?? Só que demorou um pouquinho mais de 3 minutos para fazer! O sabor escolhido foi a tradicional Margherita, uma brilhante combinação de mussarela derretida, fatias de tomates e folhas frescas de manjericão! Tudo salpicado com parmesão e regado ao melhor azeite extra virgem! Perfeito!

Pizza Caseira de Frigideira - Margherita

(6 unidades)

Massa

  • 15 gramas de fermento fresco (ou 1 colher de chá de fermento biológico)
  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • 1/2 colher de sobremesa de sal
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 1/8 xícara de chá de óleo
  • 250 gr de farinha de trigo
Molho
  • 1/2 lata de tomates pelados
  • 1/2 dente de alho picado
  • orégano seco a gosto
  • sal a gosto
Recheio
  • 12 fatias grossas de mussarela
  • 2 tomates cortados em fatias
  • folhas de manjericão frescas
  • azeite a gosto
  • parmesão para polvilhar
Aqueça o leite até ficar morno. Dissolva o fermento e o açúcar no leite, deixando descansar por 5 minutos. Coloque a farinha e o sal em uma tigela e faça um buraco no meio. Coloque no centro o leite com fermento e o óleo. Misture até formar uma massa homogênea. Sove por 5 minutos. Divida em 6 partes e deixe crescer por uma hora, até dobrar de volume.

Enquanto a massa cresce, prepare o molho: coloque os tomates pelados em uma tigela e vá amassando com a ponta dos dedos até ficarem pedaços pequenos. Coloque o alho picado, tempere com sal e orégano. Reserve.

Abra cada bola de pizza com um rolo. Aqueça uma frigideira média, de fundo grosso. Coloque a massa aberta e deixe assar até ficar bem escura embaixo. Retire e reserve. Repita este processo com as outras 5 massas.


Na hora de servir, aqueça novamente a frigideira. Em cada massa (do lado já assado), coloque uma colher de sopa de molho de tomates, cubra com 2 fatias de mussarela, 3 rodelas de tomates, folhas de manjericão, parmesão ralado e um filete de azeite. Leve à frigideira, cubra e deixe derreter o queijo. Sirva imediatamente. 

Pizza Caseira de Frigideira - Margherita - by Desafios Gastronômicos
Alternativa: nesta etapa do processo, é possível usar o forno também, se tiver grill, para derreter o queijo e gratina-lo um pouco. Se for preparar assim, coloque o molho do lado menos assado.

Dica: guarde as massas pré assadas na geladeira e prepare as pizzas no dia seguinte! É prático!