quinta-feira, 31 de maio de 2012

DESAFIO: Fazer um Charlotte de Banana em casa!

Charlotte de Bananas com Bavaroise de Baunilhas e Anis
Depois do Desafio de Preparar um Entremet em casa (de Maçãs Carameladas, Cream Cheese e Brulée de Café) que ficou lindo e super gostoso, fiquei toda animada em reproduzir as outras receitas do curso de confeitaria que fiz a semana passada!

O desafio seguinte foi o Charlotte de Bananas com Bavaroise de Baunilha e Anis, Coberto de Ganache de Chocolate Belga! Simplesmente um luxo!!

Comecei preparando as bolachas de massa biscuit que iriam ao redor da torta (isso mesmo, não usei aqueles biscoitos champagne prontos não!! rs). Coloquei a massa, feita de gemas, ovos, açúcar, farinha, amido de milho e claras em neve em um saco de confeitar e modelei os biscoitos, um pouco maiores que o aro onde faria a torta. A base, também de biscuit, já estava pronta porque, quando preparei o biscuit para o Entremet de Maçã, cortei e congelei outra base.

Fiz o recheio de banana (banana, açúcar e manteiga) e deixei esfriar na geladeira.

O Bavaroise (uma espécie de mousse) foi feito a partir de um Creme inglês (creme de leite, leite, baunilha em fava, 1 anis estrelado, gemas e açúcar), gelatina neutra hidratada em água e, por último, creme de leite batido (para ficar cremoso).

Montei a torta: em um aro de metal de 18 cm (para uma torta pequena, de 700gr aproximadamente) coloquei a base e, com cuidado, arrumei as bolachas em toda a lateral. Coloquei a compota de banana, o bavaroise e levei para gelar. Enquanto gelava, preparei o ganache de chocolate belga: creme de leite e chocolate Callebaut 70%! Quando esfriou um pouco, cobri a torta e levei novamente à geladeira.

O charme do Charlotte ficou por conta da decoração: 3 frutinhas exóticas, a physalis, salpicadas de açúcar confeiteiro (se quiser mais luxo ainda, uma ideia é salpicar com pó de ouro!).



Quando mostrei a foto do Charlotte pronto, as pessoas ficaram curiosíssimas a respeito da Physalis... Pensaram ser um enfeite e não uma fruta!!

Physalis (site Jardim das Flores)
 Resolvi pesquisar um pouco sobre a tal frutinha e me surpreendi! Além de linda e decorativa, possui incríveis propriedades medicinais, de prevenção à gripe, herpes até câncer! Resolvi provar também: é deliciosa, com sabor suave, adocicado e sem sementes! Ideal para fazer geléias, mousses, molhos e caipirinha! Pensei até em fazer o recheio desta torta com a Compota da Physalis no lugar da banana... Que tal? Para saber mais sobre a Physalis, acesse o site Jardim das Flores!

Além das Physalis, o charme da decoração ficou por conta de uma fitinha de cetim que coloquei ao redor do charlotte! Ele ficou parecendo um presente! E o mais divertido foi ouvir as pessoas perguntando se as bolachinhas iriam cair quando a fitinha fosse desamarrada!! Já pensou a cena? Imaginem a cara do aniversariante!! kkkk


Preparei e decorei a torta no dia anterior... E passei um dia inteiro esperando para chegar em casa e provar! Afinal, uma torta perfeita tem que arrancar um "ohhh!!" pelo visual e um "huuuuum" pelo sabor!! (acabei de inventar esta definição!!)

O "ohhh" pelo visual eu já havia conseguido... Era a vez do teste do "hummmm": Cortei uma fatia e lá estavam as camadas: biscuit, compota de banana, bavaroise de baunilha e anis e o ganache de chocolate belga... O interior também estava lindo e perfeito (mais um "ohhh").


Chegou a hora de provar... Hummmmmmmmmmm! Massa levíssima, sabor adocicado de banana, a bavaroise como uma espuma aromatizada pela baunilha e pelo anis... E o chocolate amargo dando personalidade marcante à colherada que foi à boca! Quase orgasmático!! rs

 Exageros à parte, esta é a minha (modestíssima) opinião! O Alê vai chegar em alguns minutos e logo vou saber a dele também (vou ficar na porta com um prato na mão, rs)... E amanhã, se tudo der certo (logisticamente falando), o pessoal do escritório vai provar também!!! Afinal, é muita "sacagem" ficar só mostrando fotos prá eles, não é, Sofia, Mali, Glorinha, Renata, Rosana??