domingo, 6 de janeiro de 2013

DESAFIO: Inaugurar meus "sousplats" de capim dourado com um lindo jantar!

Tenho um amigo que trabalha com decoração e, certo dia, ele postou no Facebook que havia acabado de receber um lote de amostras de objetos (sousplats, descansa-pratos e cestos) de Capim Dourado, uma fibra originária do Tocantins! Fiquei alucinada!! Escrevi imediatamente para ele: "Este lote é meu"!!! Há anos eu "namoro" os sousplats feitos com esta fibra delicada e brilhante! E, coincidentemente, meu marido, quando correu o Rally dos Sertões, conheceu o trabalho em Capim Dourado feito pelas artesãs do Jalapão e também se apaixonou!

A fibra é colhida durante apenas 2 meses por ano, para que sua utilização seja sustentável e não cause a extinção da planta. O trabalho é todo manual e as fibras de capim dourado são unidas por um fio, também natural, feito de uma palmeira. Para saber mais sobre o Capim Dourado, clique aqui!

A inauguração do meu conjunto de Capim Dourado tinha que ser especial! Quando convidamos um casal de amigos, o Roberto e Patrícia, para jantar em casa, decidi preparar uma decoração toda dourada!!  Além dos sousplats de Capim Dourado, coloquei 3 tiras de toalha rendada branca (de plástico, pasmem! rs) para valorizar ainda mais os sousplats. Os pratos, brancos e neutros, foram decorados com pequenas velas feitas com copinho de pinga e fita amarela e branca. Para personalizar cada lugar, uma rolha de vinho e um pequeno cartão com o nome do convidado escrito em dourado. O guardanapo, com um delicado desenho de renda branco e dourado (comprado no Empório Santa Luzia há mais de um ano), ficou perfeito na decoração.


O destaque da mesa ficou por conta do arranjo de flores: com a base de capim dourado, os vasos de vidro transparente receberam vela, romãs (colhidas no jardim) e um ramo de "chuva de ouro", comprada de uma senhorinha em uma esquina do meu bairro... A mesma flor que havia brotado lindamente na nossa árvore no jardim! Uma combinação perfeita!! Foi como trazer o nosso jardim para a mesa!!


 

O cardápio também teve inspiração dourada (mas vou confessar... foi uma total coincidência... só depois eu reparei que as cores dos pratos também "harmonizavam" com a decoração... rs): Petiscos de Queijo e frutas com Champagne, Vou-al-vents de Alho Poró e Bacon como entrada, Gnocchi de Mandioquinha com Iscas de Filet e Shitake como prato principal e, a sobremesa (escolhida pelos convidados e uma das minhas preferidas também), Créme Brullée!


Quando os convidados chegaram, recebi um lindo presente: um Bolo Caseiro, de Gengibre e Laranja, feito pela irmã da Patrícia, Renatinha, uma leitora assídua do blog e que sempre se comunica comigo para pedir dicas, receitas, opiniões! Uma fofa!! E mais fofa ainda foi a lembrança de me mandar o Bolo! E ainda pedindo a minha opinião sobre o resultado!! Que honra! Estava simplesmente delicioso, Renatinha! Adorei!!! E não é que você adivinhou? Seu bolo também combinou com a decoração dourada!! Bón Appetit!!