segunda-feira, 23 de maio de 2011

DESAFIO: Preparar uma deliciosa Berinjela Gratinada Light em 40 minutos!

Sabe aqueles pratos que surgem na sua cabeça quando você abre a geladeira e vê os ingredientes pedindo para serem utilizados?? Foi o que aconteceu a semana passada, quando resolvi preparar algo para o jantar! Uma linda e negra berinjela "piscou" para mim!!

Normalmente a berinjela entra como "acompanhamento", em uma versão "salada" ou no Ratatoille... Mas desta vez, depois desta "piscada", ela merecia um papel principal neste jantar!! Mas a receita precisava ser "leve", para continuar colaborando com o regime do Alê!

Desafio lançado! Preparar um jantar "light', com a berinjela como prato principal e com os demais ingredientes disponíveis na geladeira e na despensa!

Resolvi grelhar a berinjela cortada em fatias finas e preparar um molho de tomate com "tomati pelatti" italianos, só com manjericão (receita deliciosa da minha mãe, que o Alê adora!). Aproveitei também um pouquinho de Molho Béchamel  e queijo Ementhal ralado que havia sobrado de um Croque Monsieur! E o charme maior ficou por conta de umas travessinhas individuais com tampa, para levar ao forno e à mesa!

Berinjela Gratinada (2 porções)
  • 1 berinjela cortada em fatias finas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 lata de tomati pellatti
  • 1 colher de chá de açúcar
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 punhado de manjericão fresco picado
  • 2 colheres de sopa de molho bechamel
  • 4 colheres de sopa de queijo ementhal ralado

Comece grelhando as fatias de berinjela com algumas gotinhas de azeite e sal.


Enquanto as berinjelas estão grelhando, prepare o molho de tomate. Aqueça 1 colher de sopa de azeite e junte os tomates picados e o molho todo da lata. Tempere com sal, pimenta, açúcar e o manjericão. Deixe apurar por 15 minutos.



Prepare o molho béchamel (clique aqui para a receita).


Inicie a montagem, colocando 2 fatias de berinjela no fundo da travessa:


Cubra com um pouco do molho de tomate:


Acrescente um pouco do ementhal ralado em cada travessa:


Coloque mais fatias de berinjela, molho de tomate, um pouco do emental e mais uma camada de berinjela. Cubra as berinjelas com o molho branco:


E, por último, salpique o restante do queijo ementhal ralado.


Leve ao forno até gratinar e borbulhar!! Sirva com uma saladinha verde!! Pelos meus cálculos, cada porção tem 300 calorias!! Excelente para um jantar com seu amor!!