quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DESAFIO: Aproveitar sobras de rúcula para fazer um Molho Pesto incrível

Spaghetti ao Molho Pesto de Rúcula
Outro dia comprei um maço de rúculas para fazer uma receita da Nigella: um Lombo Recheado, servido sobre uma "cama" de folhas de rúcula! Feita a receita, sobraram todos os talinhos das folhas e metade do maço... Que foram para a geladeira! No dia seguinte, lancei o desafio na nossa página no Face: "O que fazer com meio maço de rúcula que está na geladeira"? Recebi mais de 30 respostas, todas ótimas! Iam desde "fazer uma bela salada" até um Gnocchi de Rúcula, Risotto de Rúcula com Tomates Secos e Queijo Branco, Bruschettas de Rúcula com Presunto Cru... Mas eu precisava de uma receita rápida e que os ingredientes adicionais estivessem disponíveis na minha despensa! Escolhi o "Pesto de Rúcula", sugerido por 2 ou mais leitores! Uma delas até incluiu os tomates grape (pequenos e doces como uva, daí o nome) para misturar com a massa e o pesto! Infelizmente não tinha uma caixinha na geladeira... Mas vou comprar e fazer novamente com o molho que sobrou!!

O molho pesto tradicional, feito com manjericão, azeite, alho, parmesão e pignoli (um tipo de pinhão pequeno e "danado de caro"), tudo amassado no pilão ou almofariz, serve como uma inspiração para muitas variações e também outras formas de preparo mais práticas e rápidas!

Já postei um Molho Pesto (feito com manjericão e nozes, no pilão), servido com pedacinhos de frango, para enriquecer o molho! Ficou ótimo!

Spaghettini ao Molho Pesto e Frango
Fiz também uma variação "nacional": nada de nozes ou pinoli! A oleaginosa utilizada foi... o nosso querido pinhão! Um substituto incrível, que garantiu muita estrutura ao molho, até mesmo para ser servido como "pastinha", com torradas! Clique aqui para ver a receita!


O "Pesto de Rúcula" é uma variação onde o manjericão é substituído por rúcula fresca! E o melhor: pode-se aproveitar inclusive os cabos da rúcula, que são tenros e facilmente picados! Aproveitamento total dos ingredientes!

Há algumas formas de preparar o Pesto: a mais tradicional é utilizar o pilão ou almorafiz (dá trabalho e cansa um pouquinho, mas o resultado é um molho espesso, com texturas mais definidas e cheio de sabores); no processador ou no liquidificador (em ambos os casos, muito cuidado para não transformar tudo em uma grande pasta homogênea e lisa... O pesto deve ser levemente "pedaçudo", principalmente para valorizar o parmesão e as nozes (ou pignoli, ou pinhão, ou castanha do pará).

Para o meu Pesto de Rúcula, usei o liquidificador: primeiro, processei a rúcula, o azeite, o alho (só um pouquinho) e água para dar liga. Não bati muito, o suficiente para reduzir a rúcula a pedaços bem pequenos! Depois juntei o parmesão e as nozes e dei apenas umas 2 processadas, utilizando o "pulse"! E pronto!

Resultado: um molho denso, encorpado, levemente crocante, que cobriu lindamente de verde toda a massa, um spaghetti de grano duro! E tudo isso em menos de 15 minutos! Incrível!!

Spaghetti ao Pesto de Rúcula

(4 porções)


  • 400 gr de spaghetti
  • 1/2 maço de rúcula (inclusive os cabinhos)
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • 1/4 xícara de água
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 dente de alho
  • 50 gr de nozes levemente torradas na frigideira
  • 50 gr de queijo parmesão
  • queijo parmesão para finalizar o prato
  • folhas de rúcula inteiras para decorar

Coloque a água para a massa (4 litros) para ferver com um pouco de sal e um filete de óleo ou azeite. Lave bem as folhas de rúcula e coloque no liquidificador, juntamente com o azeite, a água, sal, pimenta, alho e bata levemente (utilize o "pulse" algumas vezes). Toste levemente as nozes em uma frigideira (para liberar seus sabores... rs) e coloque no liquidificador, juntamente com o parmesão ralado. "Pulse" uma ou duas vezes, o suficiente para quebrar as nozes e o queijo em pedaços menores (não bata demais para não virar uma pasta... É importante sentir o sabor e a textura dos ingredientes).
Cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem. Escorra, coloque em uma travessa e despeje o molho pesto por cima. Misture tudo até incorporar bem. Sirva com queijo parmesão ralado na hora e decore com folhas inteiras de rúcula. E Bon Appetit!



Spaghetti ao Molho Pesto de Rúcula - by Desafios Gastronômicos

DESAFIO: Aprender mais sobre o Adoçante Culinário Tal e Qual

Os produtos da WOW! e o Adoçante Tal e Qual
Quando recebi o convite para participar de um evento do Adoçante Culinário Tal e Qual, fiquei duplamente interessada: primeiro porque seria uma oportunidade de conhecer mais sobre um novo ingrediente, substituto do açúcar, que não costumo usar muito... E, em segundo lugar, porque tenho  alguns casos de diabete na família e poderia aprender algumas receitas interessantes para eles!

O evento, que durou 3 horas, foi caprichadíssimo! No auditório onde ouvimos alguns dados técnicos sobre o produto e a empresa (você sabia que o aspartame tem um poder adoçante 200 vezes maior que o açúcar, na mesma quantidade??), havia uma mesa com alguns "mimos" gastronômicos, já demonstrando todo o capricho na organização do evento:


Em seguida fomos para um outro local, uma cozinha maravilhosa (a Cozinha Experimental da WOW!) com lindas mesas decoradas para o Natal e um aparador repleto de guloseimas "diet" para nossa degustação! Adorei as cores da decoração de Natal, fugindo totalmente das cores tradicionais!

A decoração caprichada em verde água, azul e dourado

Dá para acreditar que tudo isso foi feito sem açúcar??
Mas não foi apenas uma degustação! A equipe da Cozinha Experimental apresentou algumas receitas "ao vivo" e nós pudemos colocar "a mão na massa" e finalizar algumas delas, decorando com frutas frescas, nozes, frutas secas... Aprendemos também a fazer uma calda de maçãs com laranja, que combinou muito bem com o Bolo de Chocolate Intenso!


Além de conhecer as receitas e degustá-las, outro ponto alto do evento foi conhecer outras blogueiras como eu: a Fabiola do blog Brie com Goiabada, a Ilana do blog "Do fundo da Panela", a Léia do Receitas Culinária, a Sadhia do "Artes da Sadhia na Cozinha", a Gisele do "Receitas de Minuto", a Sandra do "Caldeirão da Bruxa Solar", a Carol, do "Panela de Barros", a Rachel do blog "Na Biroskinha", a Vanderleia do "Comer é só Começar"! Meninas, foi o máximo conhecer vocês!!

As blogueiras unidas!

E parabéns à equipe da CDN Assessoria de Comunicação (Caroline e Luciana) e à gerente de Marketing da WOW!, Melissa, além da equipe da Erika, responsável pela Cozinha Experimental! Vocês foram ótimos e nos receberam com muito carinho e capricho!

Juliana (CDN), Melissa (WOW!), Caroline (CDN) e a equipe da Cozinha Experimental 
E, para terminar este evento que teve uma organização incrível, cada convidada recebeu um kit de produtos da WOW! e um Bolo Natalino Diet! Eita vida dura esta de blogueira!! E, aguardem, em breve, algumas das receitas dos Desafios em versão diet! Para quem quiser saber mais sobre as receitas diet, clique aqui! Bón Appetit!

Um incentivo para testarmos receitas diet!