domingo, 11 de maio de 2014

DESAFIO: Salmon Lox, by Gordon Ramsey


Salmon Lox - Salmão Marinado com Wasabi e Ervas Frescas
Quando o Alê falou que teria que viajar para fora do país a negócios, fiquei triste, bem triste... Passaria uma semana sem ele, o que é bastante estranho, já que somos um casal bem grudadinho... Quando deixei o Alê no aeroporto, precisava fazer algo para me distrair e aliviar minha tristeza... Calma, calma! Não fui para a balada não: fui para o supermercado!! rs E comprar alguns ingredientes pouco usuais na minha cozinha: salmão, lula, camarão! (como já mencionei aqui diversas vezes, meu marido é alérgico a peixes e frutos do mar... ). Minha solidão seria (parcialmente) preenchida por desafios gastronômicos "marítimos"! E meu companheiro nesta jornada seria meu filho Erik (que ama frutos do mar).

A primeira receita da semana veio do livro do Gordon Ramsay: Salmon Lox, um salmão marinado de um dia para outro no sal grosso e açúcar cristal! Depois, temperado com wasabi (raiz forte) e ervas frescas, fatiado bem fininho e servido com um molho de aceto balsâmico e mostarda dijon, sobre fatias de pão fresco!

A receita original, do Livro do Gordon Ramsay
Embora seja tradicionalmente uma entrada, Erik e eu degustamos o salmão como prato principal! E estava delicioso! O sal grosso e o açúcar "cozinham" e secam o salmão, deixando-o mais alaranjado e consistente, parecido a um salmão defumado. A raiz forte com ervas dá um sabor exótico e refrescante, complementado pelos sabores mais ácidos da mostarda e do aceto! Uma explosão de sabores sobre uma fatia de pão crocante! Ficou com água na boca? Então veja como é feita esta iguaria! E Bon Appetit!

Salmon Lox (Salmão marinado com wasabi e ervas)

4 porções

  • 1 pedaço de salmão com 300 a 400 gr
  • 25 gr de sal grosso
  • 25 gr de açúcar cristal
  • 1 colher de sopa de wasabi (raiz forte)
  • ervas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão, sálvia, alecrim...)
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 1 colher de sopa de aceto balsâmico
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • pães diversos para acompanhar

Prepare com antecedência: lave bem o pedaço de salmão, retire a pele escura. Misture o sal grosso e o açúcar cristal. Passe a mistura por todo o salmão. Embrulhe-o em um filme plástico e leve à geladeira por 12 horas.

Retire do filme plástico, descarte a água que se formou. Passe a raiz forte (wasabi) pela superfície superior. Pique todas as ervas e coloque por cima do salmão. Leve novamente à geladeira por uns 30 minutos. Prepare o molho, misturando a mostarda, o aceto e o azeite. Reserve.


Corte o salmão em fatias bem finas, arrume em uma travessa e sirva com o molho e os pães cortados em fatias!



Salmon Lox - Salmão Marinado com Wasabi e Ervas Frescas