![]() |
Bolo Genovês (Genoise Cake) com Chantilly e Morangos (e uma tacinha de vinho de sobremesa...) |
Tudo começou quando uma delas comprou um lindo livro de Confeitaria, todinho em inglês (O Illustrated Baking)... E começou a testar todas as receitas do livro... Testou inclusive a receita do famoso Genoise Cake ou, traduzindo, Bolo Genovês. Aqui, uma breve pausa para uma pesquisa histórica: o tal bolo Genovês, criado em 1700 e bolinha por um cozinheiro genovês (óbvio) chamado Giobatta Cabona é o pai de todos os bolos tipo "pão de ló" que conhecemos!
Segundo a Wikipedia: A origem do pão de ló original é entre a metade de 1700 quando o cozinheiro genovês Giobatta Carbona, foi enviado a Espanha pelo marquês Domenico Pallavicino (nomeado embaixador em 1747 pelo rei da Espanha Fernando IV[3] ) que em ocasião de um banquete presenteia ao rei espanhol com um bolo extremamente leve que leva o nome de Pan di Spagna em homenagem à corte espanhola de época. A inovação dessa receita se deve justamente pelo modo de preparo da massa que era rica de ovos e preparada a frio, onde todos os ingredientes são adicionados em um recipiente e depois cozido em banho maria. Com os anos, essa técnica de preparação foi abandonada.Antes de continuar a nossa história, registrem a última frase da Wikipedia: "... cozido em banho maria. Com os anos essa técnica de preparação foi abandonada...".
Uma de nossas heroínas, então, encontrou a receita do Bolo Genovês no seu livro e resolveu prepará-lo para a festinha de aniversário de sua afilhada, uma linda princesa completando 12 anos... Ficou lindo! Massa leve, recheio de chantilly com pasta de framboesa, frutas vermelhas para decorar... um sonho!
![]() |
Princesa Paula e seu Bolo Genoves com Creme de Framboesas |
A irmã que ganhou o livro logo se empolgou e começou a fazer todas as receitas do livro também... Bolos de Chocolate, rocamboles, Bolo Victória, tortas de morango... Uma delícia atrás da outra! Até que chegou a vez do Bolo Genovês! O mesmo que a sua irmã já havia preparado!
Ao ler a receita, a irmã mais nova ficou um pouco confusa... A massa era preparada em banho maria! Que novidade era essa?? Sentindo-se desafiada com a nova técnica, lá foi fazer o bolo... Após 4 ovos, farinha, açúcar e um pouco de manteiga e uma forma de preparo inusitada, o resultado: uma completa sola de sapato! Antes do desespero completo (pois estava fazendo o bolo para um aniversário de família), segunda tentativa... Mais ovos, mais farinha, mais açúcar, mais manteiga... Mais desastre!! Da segunda vez, além de sola, o bolo fez uma bolha gigante no meio! Desolada, partiu para outra receita, já testada (e aprovada) anteriormente, para salvar a festa no dia seguinte...
![]() |
Uma das versões fracassadas... |
Ligou para a irmã mais nova, que enviou uma foto do seu livro... E lá estava o banho maria!! kkkkk
![]() |
Versão com banho maria (tradução em português) |
![]() |
versão do livro original (sem banho maria!) |
Mas, para falar a verdade, elas não notaram muita diferença na versão "com e sem banho maria"... Além da receita "sem banho-maria" ser bem mais fácil do ponto de vista técnico!
Moral da história: Se dá para simplificar, prá que complicar??? rs... Ou então... nunca confie que um livro traduzido será igual ao original! kkkk
E com ou sem banho maria, as duas irmãs confeiteiras viveram felizes para sempre, assando, decorando e fazendo a pobre família engordar a cada dia!!
![]() |
As confeiteiras e as lindas produções da confeiteira "mais nova"!! Que orgulho, maninha!! |
Bolo Genovês com Chantilly e morangos frescos (versão com Banho Maria)
(bolo de 20 cm)
Para a massa- 40 gr de manteiga derretida em temperatura ambiente
- 4 ovos em temperatura ambiente
- 125 gr de açúcar
- 125 gr de farinha de trigo
- 1 cc de essência de baunilha
- raspas de 1 limão siciliano
- forma de 20 cm com fundo removível, untada com manteiga e com papel vegetal no fundo
- batedeira de mão
- panela e bowl para banho maria
- espátula para misturar
- suco de meio limão siciliano
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1/4 xícara de água
- panela pequena para preparar a calda
- 1 caixa de morangos, limpos e cortados em fatias finas
- 400 ml de creme de leite fresco, bem gelado
- 2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
- 1 cc de essência de baunilha
- Açúcar confeiteiro para decorar
- batedeira para o chantilly
- faca de pão para cortar o bolo
Em um bowl que se encaixa na panela com água fervente (mas não encosta na água), coloque os ovos e o açúcar. Retire a panela com água fervente do fogo, acople o bowl e, com uma batedeira de mão, bata a mistura de ovos e açúcar por 5 minutos, até ficar firme e bem clara. Retire do bowl da panela e bata por mais 1 minuto. Junte a farinha aos poucos, misturando com uma espátula delicadamente. Por último, incorpore a manteiga derretida, a baunilha e as raspas de limão (também delicadamente).
Coloque a massa na forma forrada com papel vegetal e asse por 25 a 30 minutos (tire do forno quando espetar um palito e este sair seco). Deixe esfriar na forma por alguns minutos. Desenforme e deixe em uma grade para esfriar. Coloque na geladeira para esfriar ainda mais.
![]() |
Após sair do forno...l |
![]() |
após desenformar a massa... |
Prepare a calda: ferva rapidamente o suco de limão, o açúcar e a água. Deixe esfriar bem.
Prepare o chantilly: coloque o creme de leite bem gelado, o açúcar confeiteiro e a baunilha em um bowl e bata na potência alta da batedeira, até encorpar bem. Reserve na geladeira.
Retire o bolo da geladeira e, com uma faca de pão, corte a massa em 3 partes.
Regue a parte inferior com 1/3 da calda de limão. Cubra com 1/3 do chantilly e decore com 1/3 dos morangos. Coloque a parte do meio da massa sobre os morangos. Repita o processo de calda + chantilly + morangos. Coloque a parte superior da massa (calda + chantilly + morangos).
![]() |
Bolo Genovês com Chantilly e Morangos prontinho! |
Deixe na geladeira até a hora de servir!
Segue, agora, a receita da massa sem o tal "banho maria":
Bolo Genovês com Chantilly e Morangos Frescos (sem banho maria)
(bolo de 20 cm)
- 3 colheres de sopa de manteiga derretida e fria
- 4 ovos
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 cc de essência de baunilha
- raspas de limão siciliano
- forma de 20 cm com fundo removível, untada com manteiga e com papel vegetal no fundo
- batedeira planetária
- espátula para misturar
Aqueça o forno a 180 graus. Bata os ovos e o açúcar por 5 minutos na batedeira, em potência alta, até ficar bem espesso e claro. Misture aos poucos a farinha de trigo, usando uma espátula para incorporar a farinha à mistura de ovos e açúcar. Por último, coloque a manteiga derretida, a baunilha e as raspas de limão. Coloque na forma forrada de papel vegetal e leve para assar por 25 a 30 minutos. Retire do forno quando espetar um palito no meio da massa e ele sair seco. Deixe esfriar alguns minutos, desenforme (retire o papel vegetal) e deixe esfriar bem.
Calda, Recheio e montagem, idem a receita com banho maria!
Bón Appetit!