terça-feira, 19 de julho de 2016

DESAFIO: Bolo Genovês (ou Genoise Cake) em duas receitas diferentes!

Bolo Genovês (Genoise Cake) com Chantilly e Morangos
(e uma tacinha de vinho de sobremesa...)
Era uma vez duas irmãs confeiteiras e a aventura de fazer um bolo Genovês...

Tudo começou quando uma delas comprou um lindo livro de Confeitaria, todinho em inglês (O Illustrated Baking)... E começou a testar todas as receitas do livro... Testou inclusive a receita do famoso Genoise Cake ou, traduzindo, Bolo Genovês. Aqui, uma breve pausa para uma pesquisa histórica: o tal bolo Genovês, criado em 1700 e bolinha por um cozinheiro genovês (óbvio) chamado Giobatta Cabona é o pai de todos os bolos tipo "pão de ló" que conhecemos!
Segundo a Wikipedia: A origem do pão de ló original é entre a metade de 1700 quando o cozinheiro genovês Giobatta Carbona, foi enviado a Espanha pelo marquês Domenico Pallavicino (nomeado embaixador em 1747 pelo rei da Espanha Fernando IV[3] ) que em ocasião de um banquete presenteia ao rei espanhol com um bolo extremamente leve que leva o nome de Pan di Spagna em homenagem à corte espanhola de época. A inovação dessa receita se deve justamente pelo modo de preparo da massa que era rica de ovos e preparada a frio, onde todos os ingredientes são adicionados em um recipiente e depois cozido em banho maria. Com os anos, essa técnica de preparação foi abandonada.
Antes de continuar a nossa história, registrem a última frase da Wikipedia: "... cozido em banho maria. Com os anos essa técnica de preparação foi abandonada...".

Uma de nossas heroínas, então, encontrou a receita do Bolo Genovês no seu livro e resolveu prepará-lo para a festinha de aniversário de sua afilhada, uma linda princesa completando 12 anos... Ficou lindo! Massa leve, recheio de chantilly com pasta de framboesa, frutas vermelhas para decorar... um sonho!

Princesa Paula e seu Bolo Genoves com Creme de Framboesas
Passado algum tempo, a irmã resolve presentear sua irmã mais nova com o mesmo livro... Afinal, aquelas receitas já haviam trazido tantas alegrias para ela!! E sua irmã estava demonstrando muito interesse e habilidade nas poções mágicas da Confeitaria!! Ao chegar na livraria em busca do Livro, teve uma grata surpresa! A versão traduzida! E com as medidas em gramas, o que torna as receitas ainda mais precisas e certeiras!

A irmã que ganhou o livro logo se empolgou e começou a fazer todas as receitas do livro também... Bolos de Chocolate, rocamboles, Bolo Victória, tortas de morango... Uma delícia atrás da outra! Até que chegou a vez do Bolo Genovês! O mesmo que a sua irmã já havia preparado!

Ao ler a receita, a irmã mais nova ficou um pouco confusa... A massa era preparada em banho maria! Que novidade era essa?? Sentindo-se desafiada com a nova técnica, lá foi fazer o bolo... Após 4 ovos, farinha, açúcar e um pouco de manteiga e uma forma de preparo inusitada, o resultado: uma completa sola de sapato! Antes do desespero completo (pois estava fazendo o bolo para um aniversário de família), segunda tentativa... Mais ovos, mais farinha, mais açúcar, mais manteiga... Mais desastre!! Da segunda vez, além de sola, o bolo fez uma bolha gigante no meio! Desolada, partiu para outra receita, já testada (e aprovada) anteriormente, para salvar a festa no dia seguinte...

Uma das versões fracassadas...
Contou tudo para sua irmã mais velha que não conseguia entender o que havia acontecido... Não lembrava de ter tido dificuldade com aquela receita! Aí foi olhar no seu livro em inglês: não havia nenhum banho maria na receita!! Como assim???

Ligou para a irmã mais nova, que enviou uma foto do seu livro... E lá estava o banho maria!! kkkkk

Versão com banho maria (tradução em português)

versão do livro original (sem banho maria!)
A irmã mais velha testou a versão "banho maria" da receita e conseguiu fazer o bolo... Sua irmã havia cometido um pequeno erro... Bateu a massa em banho maria, mas com o fogo ainda aceso... E a receita mandava tirar a panela do fogo, após ferver a água do banho maria...

Mas, para falar a verdade, elas não notaram muita diferença na versão "com e sem banho maria"... Além da receita "sem banho-maria" ser bem mais fácil do ponto de vista técnico!

Moral da história: Se dá para simplificar, prá que complicar??? rs... Ou então... nunca confie que um livro traduzido será igual ao original! kkkk

E com ou sem banho maria, as duas irmãs confeiteiras viveram felizes para sempre, assando, decorando e fazendo a pobre família engordar a cada dia!!

As confeiteiras e as lindas produções da confeiteira "mais nova"!!
Que orgulho, maninha!!

Bolo Genovês com Chantilly e morangos frescos (versão com Banho Maria)

(bolo de 20 cm)

Para a massa
  • 40 gr de manteiga derretida em temperatura ambiente
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 125 gr de açúcar
  • 125 gr de farinha de trigo
  • 1 cc de essência de baunilha
  • raspas de 1 limão siciliano
  • forma de 20 cm com fundo removível, untada com manteiga e com papel vegetal no fundo
  • batedeira de mão
  • panela e bowl para banho maria
  • espátula para misturar
Para a calda de limão
  • suco de meio limão siciliano
  • 1 colher de sopa de açúcar 
  • 1/4 xícara de água
  • panela pequena para preparar a calda
Para o recheio
  • 1 caixa de morangos, limpos e cortados em fatias finas
  • 400 ml de creme de leite fresco, bem gelado
  • 2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
  • 1 cc de essência de baunilha
  • Açúcar confeiteiro para decorar
  • batedeira para o chantilly
  • faca de pão para cortar o bolo
Ferva uma panela pequena com água. Aqueça o forno a 180 graus.

Em um bowl que se encaixa na panela com água fervente (mas não encosta na água), coloque os ovos e o açúcar. Retire a panela com água fervente do fogo, acople o bowl e, com uma batedeira de mão, bata a mistura de ovos e açúcar por 5 minutos, até ficar firme e bem clara. Retire do bowl da panela e bata por mais 1 minuto. Junte a farinha aos poucos, misturando com uma espátula delicadamente. Por último, incorpore a manteiga derretida, a baunilha e as raspas de limão (também delicadamente).

Coloque a massa na forma forrada com papel vegetal e asse por 25 a 30 minutos (tire do forno quando espetar um palito e este sair seco). Deixe esfriar na forma por alguns minutos. Desenforme e deixe em uma grade para esfriar. Coloque na geladeira para esfriar ainda mais.

Após sair do forno...l

após desenformar a massa...
Prepare a calda: ferva rapidamente o suco de limão, o açúcar e a água. Deixe esfriar bem.

Prepare o chantilly: coloque o creme de leite bem gelado, o açúcar confeiteiro e a baunilha em um bowl e bata na potência alta da batedeira, até encorpar bem. Reserve na geladeira.
Retire o bolo da geladeira e, com uma faca de pão, corte a massa em 3 partes.

Regue a parte inferior com 1/3 da calda de limão. Cubra com 1/3 do chantilly e decore com 1/3 dos morangos. Coloque a parte do meio da massa sobre os morangos. Repita o processo de calda + chantilly + morangos. Coloque a parte superior da massa (calda + chantilly + morangos).

Bolo Genovês com Chantilly e Morangos prontinho!

Deixe na geladeira até a hora de servir!

Segue, agora, a receita da massa sem o tal "banho maria":

Bolo Genovês com Chantilly e Morangos Frescos (sem banho maria)

(bolo de 20 cm)

  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida e fria
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 cc de essência de baunilha
  • raspas de limão siciliano
  • forma de 20 cm com fundo removível, untada com manteiga e com papel vegetal no fundo
  • batedeira planetária
  • espátula para misturar
Aqueça o forno a 180 graus. Bata os ovos e o açúcar por 5 minutos na batedeira, em potência alta, até ficar bem espesso e claro. Misture aos poucos a farinha de trigo, usando uma espátula para incorporar a farinha à mistura de ovos e açúcar. Por último, coloque a manteiga derretida, a baunilha e as raspas de limão. Coloque na forma forrada de papel vegetal e leve para assar por 25 a 30 minutos. Retire do forno quando espetar um palito no meio da massa e ele sair seco. Deixe esfriar alguns minutos, desenforme (retire o papel vegetal) e deixe esfriar bem.

Calda, Recheio e montagem, idem a receita com banho maria!


Bón Appetit!

5 comentários:

  1. Bia, tem algum livro de massas frescas para indicar?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiara, eu uso as receitas de massa fresca do Jamie Oliver... O livro da viagem dele à Itália é ótimo! E eu prefiro a receita mais simples, que leva ovos inteiros e não somente gemas! Abraços!

      Excluir
  2. Bia!Adorei!
    Qual o nome da versão traduzida? Procurei mas não achei...Vc acha que ela vale a pena?
    Beijos,
    Roberta

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber o que era um bolo Genovês, e aqui, não só aprendi o que é, como também me diverti à bessa aprendendo!!! Vocês são ótimas!!! Agradeço por oferecer as duas receitas!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lucia! Gastronomia também é cultura (e diversão!!!)

      Excluir