segunda-feira, 24 de junho de 2013

DESAFIO: Preparar um Jantar Suíço para uma noite fria de inverno!!

Quando marcamos um jantarzinho aqui em casa com um casal de amigos na sexta feira a noite, pensei logo em fazer algo mais "simples", que não exigisse grandes preparos anteriores... E, aproveitando o inverno e as noites cada vez mais frias, decidi preparar uma "Raclette"! Para quem não conhece, a Raclette é um prato típico suíço, que surgiu há séculos nas montanhas com os camponeses que, nos acampamentos, derretiam o queijo em pedras aquecidas na fogueira e o comiam com pedaços de pão!!

Atualmente, o ritual de "derreter o queijo" evoluiu e ficou mais sofisticado! Os aparelhos para fazer raclette são elétricos, com uma chapa na parte superior (que você pode usar para torrar o pão, batatas, legumes...) e potinhos individuais na parte inferior, onde cada convidado coloca o seu pedaço de queijo (há um tipo específico de queijo suíço chamado também de "raclette") com complementos como: picles, temperos, frios... Tudo isso acompanhado por batatas douradas e pães frescos! Uma delícia!! E perfeito para uma noite fria com os amigos e um bom vinho!!


Como sou de família alemã, a Raclette sempre fez parte do nosso cardápio e minha mãe tinha um aparelhinho para 4 pessoas, ainda com espiriteira! Com o passar do tempo, meu pai acabou comprando um aparelho elétrico, para 6 pessoas! Eu também comprei o meu, há uns 20 anos, na Alemanha, para 8 pessoas! Um show!! Só não é mais incrível porque é 220w, o que exige uma certa "engenharia" e um certo "coversor de voltagem"! rs


Escolhido o cardápio e o tema, era hora de pensar nos ingredientes e na decoração!
Embora o recomendado em todas as receitas de raclette seja o uso do queijo com o mesmo nome, aprendi com minha mãe que há uma alternativa mais suave e mais "em conta", além de valorizarmos os ingredientes nacionais: Queijo Minas Padrão! É menos enjoativo, derrete perfeitamente e custa 1/4 do que custa seu primo com sotaque suíço!! Fica a dica! Mas se você quiser "investir" no original, ficará delicioso também!!


Não tive muito tempo para preparar a decoração da mesa, mas a criatividade me ajudou: a inspiração foram as cores da bandeira suíça (vermelho e branco) e o seu desenho (em cruz). Utilizei uma toalha vermelha, coloquei faixas brancas e decorei cada prato (quadrado, branco), com uma fita vermelha amarrada em cruz! Para dar um toque "quente", velinhas individuais em formato de bombom, já que "chocolate" é outro patrimônio suíço!!


Preparei os pães em casa: um de Calabresa (que serviu como entrada) e um de Ervas, perfeito para acompanhar o queijo derretido.

E foi um jantar delicioso!! Queijo derretendo, conversa animada, muito vinho!! Tem coisa melhor nesta vida???

Raclette (para 6 pessoas)


  • 600 gr de queijo meia cura (ou queijo tipo "raclette")
  • 200 gr de frios (copa, salame)
  • 1 vidro de pepinos em conserva
  • 1 vidro de cogumelos em conserva
  • 1 vidro de azeitonas (sem caroço)
  • 1 vidro de cebolinhas em conserva
  • 6 batatas cozidas com casca
  • orégano, páprica, curry a gosto (em potinhos)
  • pães diversos (veja a receita do Pão de Calabresa e do Pão de Ervas)

Corte o queijo em fatias de 1/2 cm de espessura. Corte as batatas ao meio ou em fatias grossas e coloque sobre a chapa do aparelho de fondue para dourarem. Arrume os frios, as conservas e os temperos na mesa.

Derreter o queijo nos recipientes individuais do aparelho de raclette, incluindo os temperos, os frios e as conservas a gosto. Colocar o queijo derretido sobre a batata e os pães.



E foi um jantar delicioso!! Queijo derretendo, conversa animada, muito vinho!! Tem coisa melhor nesta vida???