quarta-feira, 10 de julho de 2013

DESAFIO: Preparar um Bolo "Upside-down" de Morangos com Especiarias!

Bolo Invertido de Morangos e Especiarias
Estamos na época de morangos! R$ 2,00 a caixinha!! Que alegria! É hora de fazer geléia, coulis, caldas, tortas, bolos... E eu sempre me empolgo com o baixo preço e com as infinitas possibilidades desta frutinha, símbolo de sensualidade por sua cor, formato e sabor! Desta vez, foram 3 caixas compradas no supermercado! E aí, vem a pressão para encontrar uma forma criativa de prepará-los, antes que mofem e estraguem na geladeira, uma completa heresia!

Pensei em uma versão com muitos morangos da Torta da vovó Donalda, como a de Maçãs que é sucesso total aqui no blog... Depois pensei em um Crumble de Morangos, fácil e saboroso... Ou ainda, um Cheesecake de Morangos, com Calda Pedaçuda... Mas era hora de tentar algo novo! Pensei em uma combinação que me deu água na boca: morangos e gengibre! E fui para a internet procurar receitas com esta combinação, no mínimo, heterodoxa... E encontrei uma variação, mas que poderia ser perfeitamente adaptada aos meus anseios: em um site americano, vi uma receita de Strawberry Cardamom Upside-Down Cake, que significa: Bolo Invertido de Morangos e Cardamomo! Calda de açúcar e manteiga com Morangos por baixo, massa com cardamomo por cima... Depois de assado, vira-se o Bolo e bingo! Morangos por cima! Prá falar a verdade, já fazemos este bolo em sua versão com bananas, mas ninguém usa este nome "chic"! rs... A partir de agora, o Bolo de Bananas Carameladas está rebatizado: Caramel Bananas Upside-down Cake! kkkkkk

Escolhi uma forma bem antiga, herança de família (acho que veio da casa de minha avó Margot, de origem alemã e francesa, mas não tenho certeza...), toda trabalhada nas laterais. Depois que vi o resultado final, concluí que não foi uma boa escolha... As laterais não ficaram definidas como eu esperava... Uma forma redonda teria sido mais adequada e teria deixado o bolo com uma aparência ainda melhor... (maldito perfeccionismo! rs)

A receita é bem interessante, mas fiquei um pouco ansiosa imaginando se o bolo iria soltar bem do fundo da forma ou se os morangos iriam ficar todos grudados... Felizmente (e por causa da calda caramelada que se forma durante o cozimento), nada grudou!! Fiz somente uma alteração nas especiarias e fui mais arrojada: além do cardamomo, incluí também noz moscada e, é claro, o gengibre em pó! Fiquei na dúvida quanto a canela, mas imaginei que o sabor da canela iria "dominar" as outras especiarias... E, desta vez, a canela ficou "de fora"!

O bolo foi servido como sobremesa de um jantarzinho na casa dos meus pais e eles adoraram, principalmente meu pai, que é fã de bolos com frutas!! A combinação do morango com as especiarias funcionou muito bem, e a textura da massa era incrivelmente macia, talvez por um ingrediente não muito comum nas nossas receitas: Creme de Leite azedo! Para fazer, basta colocar 1 colher de chá de suco de limão no creme de leite fresco e deixar uns 15 minutos em temperatura ambiente! Vai engrossar um pouco e deixar a sua massa super macia! Outro destaque é o uso somente de açúcar mascavo, que dá uma coloração mais escura e diferente à massa e ao caramelo dos morangos... Depois de tantas observações, vamos ao que interessa! A receita!!

Bolo Invertido de Morangos e Especiarias 

(Strawberry Upside-down Cake)




E o resultado final!


Bolo Invertido de Morangos e Especiarias (Strawberry Upside-down Cake)