sábado, 21 de dezembro de 2013

DESAFIO: Mini Biscoitos de Natal, em 8 formatos diferentes

Mini Biscoitos Amanteigados de Natal
São tantas as opções de Biscoitos de Natal! Tem biscoito amanteigado, tem biscoito decorado com glacê, tem biscoito com recheio, tem biscoito grande, tem biscoito pequeno, tem biscoito com especiarias, tem biscoito em formato de Papai Noel... Mas todos tem algo em comum: são pequenas jóias que nos fazem lembrar de como o Natal sempre foi e continua sendo a época mais especial e querida do ano!

Meus biscoitos, este ano, foram simples e, ao mesmo tempo, surpreendentes! A receita, a mais básica possível, é a preferida das crianças aqui de casa: Amanteigados, com sabor de Baunilha!

Para cortar a massa amanteigada, lembrei-me das mini forminhas que havia comprado no Natal do ano passado em vários formatos lindos: cometa, estrela, sino, bota, coração, árvore de natal (2 tipos) e boneco de neve! Oito formatos diferentes! Ficaram fininhos, douradinhos, crocantes e perfeitos para comer em uma única mordida!! E, embora não sejam da marca Tostines, é simplesmente impossível comer um só!! rs

E o melhor: nem precisam de decoração! São perfeitos em sua simplicidade! E se colocados em um pote ou caixinha, viram um mimo de natal! Que tal? Gostou da ideia? Então, mãos à obra e... Feliz Natal a todos! 


 Mini Biscoitos Amanteigados de Natal

(200 unidades)

  • 150 gr de manteiga sem sal
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 100 gr de açúcar refinado
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 2 gemas
Corte a manteiga (bem gelada) em uma tigela e acrescente a farinha, o açúcar, o fermento e a essência de baunilha. Com as pontas dos dedos, transforme tudo em uma farofa fina. Junte as gemas e misture até formar uma massa que desgruda da mão. Embrulhe e leve à geladeira por 1 hora.

Aqueça o forno a 150 graus (forno médio/baixo). Abra a massa com a ajuda de um rolo. Corte nos formatos desejados e coloque em uma forma antiaderente (ou forrada com papel manteiga) mantendo uma pequena distância entre eles. Leve para assar até começar a dourar levemente. Retire do forno, coloque os biscoitos sobre uma grade para esfriar. Guarde em um pote hermético.



Mini Biscoitos Amanteigados de Natal, embalados para presente!