domingo, 9 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Um bolo que ninguém descobre do que é

Bolo de Abobrinhas e Avelãs - by Desafios Gastronômicos
É de pistache? Tem macadâmias?? Banana??? Senti água de coco... Tem?? A cobertura é de damasco?? Foi muito divertido preparar um bolo com um ingrediente pouco convencional e pedir aos meus degustadores de plantão que adivinhassem os ingredientes! No face, a foto e o desafio de adivinhar também geraram muitos comentários!! E o mais interessante é que a pessoa que acertou (parabéns, Angela Musse!!) só viu a foto! Todos os demais - Anadelli, Vanessa, Adauri, Alexandre, Artur - que provaram um pedaço, não adivinharam!

Mas, vamos combinar... Ninguém imaginaria que o bolo era de... ABOBRINHA!! rs... Mais uma receita legal do Livro Illustrated Baking, testada e aprovada! Depois, fiquei pensando... Porque tanto espanto em se fazer bolo com abobrinha? Também não fazemos bolo de cenoura?

É um bolo fácil de fazer e não leva nenhum tipo de laticínio (é "sem lactose")! Também leva farinha integral - que deixa o bolo "moreninho"  e menos açúcar que o tradicional. A abobrinha colabora para tornar a massa mais molhadinha e adocicada, reduzindo a necessidade de gordura e de açúcar! O sabor fica por conta do limão siciliano e a crocância, das avelãs!

Os ingredientes inusitados
As avelãs merecem um destaque à parte: quando li a receita, pensei em substituir as avelãs por alguma noz mais "em conta", como a castanha do pará (conhecida no exterior como Brazilian Nuts). Qual não foi a minha surpresa quando fui à Chocolândia e descobri que a avelã é bem mais barata que a castanha do pará (28,00 e 42,00 o quilo, respectivamente). As nozes são as campeãs em preço (54,00 o quilo) e as amêndoas tem preço menos salgado (R$ 36,00). Moral da história: comprei as avelãs mesmo!! rs... O único trabalho foi tirar as cascas das avelãs, que podem dar um sabor amargo à massa.

Bolo de Abobrinha e Avelãs (Zuchini Cake)

(1 bolo médio)


  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 abobrinha média ralada e escorrida
  • 3/4 xícara de avelãs sem casca
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • raspas de um limão siciliano
  • 2 colheres de chá de fermento em pó

para a cobertura (opcional)

  • suco de 1 limão siciliano
  • 4 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
  • avelãs picadas

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de 23 cm com óleo e farinha. Toste as avelãs em uma frigideira, mexendo sempre. Coloque as avelãs em um pano de prato limpo, feche o pano e esfregue as avelãs com as mãos para soltar as cascas. Pique as avelãs e reserve.


Rale a abobrinha (com casca) e retire toda a água com a ajuda de um pano de prato limpo.
Na batedeira, bata o açúcar, a essência de baunilha, os ovos e o óleo até ficar esbranquiçado e cremoso. Junte a abobrinha e as avelãs e misture manualmente.


Acrescente as farinhas peneiradas e o fermento e misture bem. Por último, coloque as raspas de limão. Coloque na forma untada e leve para assar por 40 minutos. Deixe esfriar antes de desenformar.


Prepare a cobertura: misture o suco de limão e o açúcar confeiteiro. Desenforme o bolo e cubra com a cobertura. Decore com as avelãs picadas.



Bolo de Abobrinhas e Avelãs by Desafios Gastronômicos