segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Coxinhas de Frango com Maple ao estilo da Nigella

Coxinhas de Frango com Maple
Gosto muito do estilo da Nigella! Suas receitas são práticas, acessíveis e representantes genuínas do movimento "Comfort Food", do qual sou totalmente adepta! A comida deve ser reconfortante, aconchegante como um bom sofá velho ou uma cadeira de balanço... Deve acalmar os ânimos, deve reenergizar o corpo e o espírito! Seu aroma provoca lembranças da infância, seu sabor remete a momentos felizes de nossas vidas e, uma vez, ingerida, aquece nossos corações! Por isso cozinhar é muito mais do que "fazer algo para comer"... Quando nos dedicamos ao ato de cozinhar e servir uma refeição "aconchegante", estamos aproximando as pessoas, estamos unindo a família... É simplesmente mágico!

Quando vi a foto do Frango e Costelinhas com Maple do seu livro Nigella Express, logo imaginei a família batendo papo, rindo e comendo os pedaços com as mãos!

A receita é bem exótica para o nosso paladar e leva ingredientes pouco convencionais como maple syrup (ou xarope da árvore maple - aquela cuja folha é símbolo do Canadá - muito comum na Europa e EUA para acompanhar as panquecas matinais), suco de maçã ácido, canela em pau e anis estrelado, além de shoyu, azeite e bastante alho. Obviamente o sabor ficaria agridoce e bem diferente, mas o pessoal aqui em casa já está bem acostumado a pratos assim... A receita de Coxinhas de Frango com Mel e Limão Siciliano é muito apreciada e já foi reproduzida várias vezes, assim como a sua versão "barbecue", com catchup, vinagre e açúcar mascavo.

Embora o livro seja "Express", esta é uma receita que deve ser feita com antecedência (a Nigella fala para iniciar um dia antes). No meu caso, iniciei com duas horas de antecedência e deu certo! A carne precisa ficar marinando nos temperos antes de ser assado no forno e, quanto mais tempo, melhor!

Como os ingredientes são "diferentes", algumas substituições podem ser feitas: o maple syrup (que custa bem caro aqui no Brasil) por Karo, o suco de maçã (que eu não tinha), por outro suco ácido sem açúcar (utilizei suco de maracujá, mas imagino que o de laranja também funcione bem)... Quanto à canela e ao anis estrelado, são fundamentais para aromatizar (incrivelmente), assim como o shoyu, que dá o tom caramelizado e lindo ao prato!

Na receita original, a Nigella também mistura costelinha de porco e sobrecoxas de frango. Utilizei somente as coxinhas da asa (que eu adoro) e ficou perfeito!

Vamos então à versão (um pouco - rs) adaptada da receita da Nigella! Para acompanhar, preparei um pão branco caseiro, perfeito para comer tudo com as mãos e limpar o prato com o pão! Delícia, não é? E meus meninos aprovaram totalmente! Mas eles não quiseram comer com as mãos... Só eu!! rs

Coxinhas de Frango com Maple

4 porções

  • 20 coxinhas da asa de frango com pele e osso
  • 250 ml de suco ácido (maçã ou maracujá ou laranja)
  • 4 colheres de sopa de maple syrup (ou Karo)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 2 anises-estrelados
  • 1 pauzinho de canela ao meio
  • 6 dentes de alho com casca

Lave bem as coxinhas do frango e, em uma tigela grande, coloque todos os demais ingredientes e misture bem. Deixe marinando na geladeira por, no mínimo, duas horas.
Aqueça o forno a 180 graus. Coloque o frango e o líquido da marinada em uma assadeira, dispondo as coxinhas com a pele para cima. Leve ao forno por 1 hora e 15 minutos, regando com o molho a cada 15 minutos, ou até que as coxinhas estejam douradas e caramelizadas.


Sirva com um pão branco caseiro para acompanhar! E Bon Appetit!


Coxinhas de Frango com Maple

DESAFIO: Torta Margherita, tão leve quanto o ar... e sem glúten!

Torta Margherita by Desafios Gastronômicos
Vocês se lembram dos famosos Bolos de Fécula de Batata, recheados com creme confeiteiro e cobertos de coco ralado, tão comuns nos aniversários de antigamente? Eram simplesmente maravilhosos no sabor e na textura! Era impossível comer um pedaço só! Mas sua aparência de "bolo caseiro" feito pela avó ou pela tia do aniversariante acabaram condenando-o ao ostracismo... O pobre coitado foi substituído por bolos de pasta americana, cheios de detalhes, desenhos, cores...

Quando li a receita da Torta Margherita no meu livro "Illustrated Baking", imediatamente me lembrei dos bolos de fécula de batata! E a descrição em inglês "Tão leve quanto o ar", enfatiza bem a principal característica desta massa! A Torta Margherita é "básica": a massa à base de ovos, açúcar e fécula, levemente aromatizada com limão e uma cobertura de açúcar confeiteiro... Agora, se você quiser aproveitar a receita desta massa e incrementá-la com creme confeiteiro e coco ralado, também não vai se arrepender! E vai fazer um bolo "vintage"! rs

É uma receita fácil e rápida de fazer... Em menos de uma hora você pode servir um bolinho delicioso para acompanhar o cafezinho ou o chá da tarde! E, com uma vantagem adicional: é sem glúten e pode ser sem lactose também, se você substituir a manteiga por margarina!

Para dar um charme extra, fiz uma pequena rosa com casca de limão para decorar... Singelo, não??

Agora... Vocês devem estar se perguntando... E porque o nome deste bolo é "Torta Margherita"? Nada a ver com a Pizza Margherita, à base de queijo, tomates e manjericão!! rs... Para ser sincera, inicialmente achei que era por conta do limão e da bebida mexicana à base de tequila... Mas também não é!! O nome deste tradicional doce italiano (tão famoso na Itália quanto a Colomba e o Panetone) deve-se à semelhança com a flor "margarida" - com suas pétalas brancas e seu miolo amarelo - quando é preparado em forma redonda e cortado em várias fatias! Na Itália, a Torta Margherita é sinônimo de "pão de ló". Para saber mais, veja este site (em italiano):
http://www.cibo360.it/cucina/mondo/torta_margherita.htm

Torta Margherita (Bolo Margarida)

6 porções

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal amolecida
  • 2 ovos
  • 1 gema
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • raspas de 1 limão
  • açúcar confeiteiro para decorar
  • casca de limão para decorar
  • manteiga ou margarina para untar

Aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga ou margarina uma forma redonda de 20 cm com papel manteiga.

Bata os ovos, a gema, o açúcar peneirado e a baunilha na batedeira por 5 minutos, até ficar claro e bem cremoso.

Peneire por cima da massa a fécula e o fermento, misturando delicadamente. Por último, junte a manteiga ou margarina derretida e as raspas de limão.

Leve ao forno por 25 a 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e cubra com açúcar confeiteiro. Decore com a casca do limão em formato de flor.






Torta Margherita by Desafios Gastronômicos