segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Coxinhas de Frango com Maple ao estilo da Nigella

Coxinhas de Frango com Maple
Gosto muito do estilo da Nigella! Suas receitas são práticas, acessíveis e representantes genuínas do movimento "Comfort Food", do qual sou totalmente adepta! A comida deve ser reconfortante, aconchegante como um bom sofá velho ou uma cadeira de balanço... Deve acalmar os ânimos, deve reenergizar o corpo e o espírito! Seu aroma provoca lembranças da infância, seu sabor remete a momentos felizes de nossas vidas e, uma vez, ingerida, aquece nossos corações! Por isso cozinhar é muito mais do que "fazer algo para comer"... Quando nos dedicamos ao ato de cozinhar e servir uma refeição "aconchegante", estamos aproximando as pessoas, estamos unindo a família... É simplesmente mágico!

Quando vi a foto do Frango e Costelinhas com Maple do seu livro Nigella Express, logo imaginei a família batendo papo, rindo e comendo os pedaços com as mãos!

A receita é bem exótica para o nosso paladar e leva ingredientes pouco convencionais como maple syrup (ou xarope da árvore maple - aquela cuja folha é símbolo do Canadá - muito comum na Europa e EUA para acompanhar as panquecas matinais), suco de maçã ácido, canela em pau e anis estrelado, além de shoyu, azeite e bastante alho. Obviamente o sabor ficaria agridoce e bem diferente, mas o pessoal aqui em casa já está bem acostumado a pratos assim... A receita de Coxinhas de Frango com Mel e Limão Siciliano é muito apreciada e já foi reproduzida várias vezes, assim como a sua versão "barbecue", com catchup, vinagre e açúcar mascavo.

Embora o livro seja "Express", esta é uma receita que deve ser feita com antecedência (a Nigella fala para iniciar um dia antes). No meu caso, iniciei com duas horas de antecedência e deu certo! A carne precisa ficar marinando nos temperos antes de ser assado no forno e, quanto mais tempo, melhor!

Como os ingredientes são "diferentes", algumas substituições podem ser feitas: o maple syrup (que custa bem caro aqui no Brasil) por Karo, o suco de maçã (que eu não tinha), por outro suco ácido sem açúcar (utilizei suco de maracujá, mas imagino que o de laranja também funcione bem)... Quanto à canela e ao anis estrelado, são fundamentais para aromatizar (incrivelmente), assim como o shoyu, que dá o tom caramelizado e lindo ao prato!

Na receita original, a Nigella também mistura costelinha de porco e sobrecoxas de frango. Utilizei somente as coxinhas da asa (que eu adoro) e ficou perfeito!

Vamos então à versão (um pouco - rs) adaptada da receita da Nigella! Para acompanhar, preparei um pão branco caseiro, perfeito para comer tudo com as mãos e limpar o prato com o pão! Delícia, não é? E meus meninos aprovaram totalmente! Mas eles não quiseram comer com as mãos... Só eu!! rs

Coxinhas de Frango com Maple

4 porções

  • 20 coxinhas da asa de frango com pele e osso
  • 250 ml de suco ácido (maçã ou maracujá ou laranja)
  • 4 colheres de sopa de maple syrup (ou Karo)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 2 anises-estrelados
  • 1 pauzinho de canela ao meio
  • 6 dentes de alho com casca

Lave bem as coxinhas do frango e, em uma tigela grande, coloque todos os demais ingredientes e misture bem. Deixe marinando na geladeira por, no mínimo, duas horas.
Aqueça o forno a 180 graus. Coloque o frango e o líquido da marinada em uma assadeira, dispondo as coxinhas com a pele para cima. Leve ao forno por 1 hora e 15 minutos, regando com o molho a cada 15 minutos, ou até que as coxinhas estejam douradas e caramelizadas.


Sirva com um pão branco caseiro para acompanhar! E Bon Appetit!


Coxinhas de Frango com Maple

4 comentários:

  1. O alho é colocado inteiro na mistura?

    ResponderExcluir
  2. Olá, se eu não tiver anis estrelado, há alguma erva que possa substituir? Obrigada!

    ResponderExcluir