terça-feira, 23 de agosto de 2011

DESAFIO: Provar "Pasta Cacio e Pepe" em Bervely Hills e fazer depois em casa!!

Buccattini alla Cacio e Pepe (da Bia!!!)
  
Há algum tempo, um post de um lindo blog americano sobre a culinária italiana, "The Italian Dish", me chamou a atenção... Falava de uma receita de Pasta alla Cacio e Pepe (ou seja, Massa com Queijo e Pimenta)... Segundo o blog, esta é uma forma muito comum de preparar a pasta na Itália... E eu nunca tinha ouvido falar!! Como pode?? Basicamente é uma massa de macarrão coberta com um molho simples, feito de pimenta e queijo pecorino ralado! A receita do blog é muito simples: spaguettini, pecorino ralado, pimenta ralada na hora, azeite... Doure a pimenta no azeite, cozinhe a massa al dente, deixe um pouco da água, misture o azeite com pimenta, o queijo ralado e, se necessário, acrescente mais água da fervura da massa. Está pronto! Até tentei fazer, mas ficou um pouco seco e sem gosto... Eu fiz meio "a olho", provavelmente coloquei pouco queijo... (pecorino está pela hora da morte... kkkkk)
 
Cacio e Pepe - The Italian Dish
 Viajando nestas últimas férias pela Califórnia, quando estávamos em Los Angeles, voltei a me lembrar do tal post... Em um restaurante bem fashion, em plena Bervely Hills, lá estava, no cardápio, um Spaguetti alla Cacio e Pepe! Só que este era incrementado com favas (semelhantes a grandes feijões verdes)! Estava muito saboroso, mas com azeite demais, o que deixou o prato um pouco gorduroso...

Pasta Alla Cacio e Pepe com Favas - Restaurante em Bervelly Hills - Los Angeles - CA
 Lá mesmo, em Beverly Hills, passeando em uma Barnes & Nobles (livraria), encontrei a seção de culinária e lá fiquei... rs... por horas... O desafio era trazer receitas que não "pesassem" na bagagem!! Vocês não fazem ideia da quantidade de coisas que estávamos trazendo! De roupas e tênis (uns 20 pares...rs) a tecido impermeável para os toldos do veleiro, passando por peças para o motor do barco!!! Como incluir um livro de receitas grosso e pesado nesta bagagem??

A solução foi encontrar uma revista com receitas que representassem a viagem que estava terminando... Depois de muito folhear, encontrei o que eu queria: receitas do cotidiano americano, testadas e com lindas fotos!


E adivinhem o que eu encontrei lá dentro??? Spaguetti with Pecorino Romano and Black Pepper... resumindo... Cacio e Pepe!!


Mas, o mais interessante era a análise da revista sobre esta receita... Embora simples, o desafio era fazer um molho homogêneo e suave, sem "grumos" de queijo e sem excesso de gordura... Para isso, foram testadas diversas receitas e diversas formas de preparo... Até chegarem à receita ideal, que utiliza a própria água do cozimento da massa (com o amido liberado deste cozimento) para derreter o queijo e atingir a consistência desejada, evitando que a gordura do queijo se separe e forme os "grumos" (aliás, o prato do restaurante de Bervely Hills não estava perfeito mesmo... rs!).

Chegando em São Paulo e saudosíssima dos meus desafios gastronômicos, lá fui eu correndo para a cozinha preparar a tão esperada receita (depois, é claro, de traduzir alguns termos e medidas utilizadas na revista). E o maridão era o convidado de honra!!

Pasta alla Cacio e Pepe (2 porções)
  • 200 gr de massa seca longa (bucatini, spaguetti, talharini...)
  • 500 ml de água para cozinhar a massa
  • 1 xícara de pecorino (ou parmesão) ralado fino
  • 1/2 xícara de pecorino (ou parmesão) ralado grosso
  • 1/2 colher de sopa de pimenta do reino moída na hora
  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • de 1/2 a 1 xícara da água do cozimento da massa
  • sal a gosto
Ingredientes do Molho "Cacio e Pepe"
Ferva a água e cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem (detalhe para a quantidade da água: é pouca mesmo, para ficar com bastante amido), mexendo sempre para não grudar. Eu usei bucatini e demorou uns 2 minutos a mais para ficar cozido em menos água...

Coe a massa e reserve a água. Misture o queijo ralado fino (usei parmesão), a pimenta, o creme de leite e o azeite em 1 xícara da água da fervura (bem quente).


Mexa até dissolver todo o queijo. Junte o molho à massa cozida e misture bem. Sirva imediatamente em pratos quentes, salpicando com o queijo ralado grosso e coloque uma pitada de pimenta moída para enfeitar! Ficou maravilhoso!!! E nada de "grumos" de queijo!!! kkk

Palavras do maridão: Melhor massa que eu já comi!! (Adorei o elogio!!!)

Bucattini alla Cacio e Pepe