domingo, 27 de janeiro de 2013

DESAFIO: Degustar a mais alemã das cervejas brasileiras!


Degustação de Cervejas na Schornstein, Pomerode, SC
Cerveja nunca foi minha bebida preferida. Sempre a achei pesada, indigesta, amarga... Até mesmo os eventos regados a cerveja sempre me pareceram meio grosseiros... Churrascos com carnes gordurosas, gente meio bêbada, latinhas amassadas jogadas no chão, música barulhenta, homens arrotando, rs... Ok, estou sendo um pouco exagerada e até preconceituosa, mas a ideia que quero passar é que a cerveja, para mim, nunca esteve associada a eventos charmosos ou gourmet...

Mas este meu "preconceito" vem mudando ao longo do tempo, principalmente depois que iniciei meus "Desafios Gastronômicos". Cada vez mais a Cerveja está se posicionando como uma bebida elaborada, refinada e que combina perfeitamente com harmonizações e degustações muito interessantes!!

Aqui em casa mesmo, um dos eventos mais legais que fiz foi o Boteco Gourmet, onde harmonizamos cervejas gourmet com comidinhas de boteco! Ficou super charmoso!!


Há cerca de 3 anos, em uma viagem para o sul do país, visitamos Pomerode, em Santa Catarina, a mais alemã das cidades brasileiras e conhecemos a Cervejaria Schornstein, montada em um antigo prédio com uma enorme chaminé que deu o nome à famosa cerveja da cidade: Schornstein significa Chaminé, em alemão.

Portal da cidade de Pomerode (site www.vidadeturista.com.br)
A Cervejaria produz 6 tipos de cerveja, seguindo a famosa e antiga Lei alemã de Pureza da Cerveja, a Reinheitsgebot, promulgada em 1516 e que determina que as cervejas devem ser produzidas apenas com água, malte e lúpulo. Atualmente, somente as cervejarias tradicionais e de pequeno porte na Alemanha seguem a Lei de Pureza.

Ficamos muito impressionados com a qualidade da cerveja e a beleza da cervejaria, além da boa comida de seu restaurante típico alemão.

Por isso, quando retornamos a Santa Catarina três anos depois, com destino a Florianópolis, reservamos nossa primeira noite para dar um "pulinho" em Pomerode e degustar, novamente, as deliciosas cervejas da Schornstein! Só havia uma preocupação: será que o restaurante estaria aberto na terça feira a noite??

Ligamos diversas vezes, já com hotel reservado em Pomerode para aquela noite, sem conseguir uma confirmação... O site dizia que só abririam de quarta a domingo... Em uma das ligações, nos falaram que estaria aberto todos os dias de janeiro... Meio desconfiados, ligamos no mesmo dia da nossa chegada na cidade e houve a confirmação: o Restaurante está fechado à noite!! Que decepção!! Eu até tentei verificar no hotel de Florianópolis (nosso próximo destino) se poderíamos antecipar uma noite a nossa chegada, mas não havia disponibilidade... Decidimos seguir para Pomerode assim mesmo...

Na primeira volta que demos pelo centro, antes até de chegar ao hotel,passamos pela cervejaria e... pasmem!! Estava totalmente aberta!! Felizes por um lado e irritados por outro, descemos para a nossa tão esperada degustação imediatamente!



Alê e eu provamos os 6 tipos de cerveja da Schornstein! Mas, calma!! Não tomamos 6 copos inteiros, pedimos a degustação, com copos pequenos!! rs (texto e foto retirados do folheto da Cervejaria)

  • Pilsen Natural: É um chope do tipo Lager, que representa bem a tradição européia na fabricação de cervejas de alta qualidade. Tem um aspecto mais consistente e sabor caracterizado por um leve amargor e aroma, indicado aos apreciadores mais exigentes.
  • Pilsen Cristal: Este chope é o resultado da filtração, para retirada de leveduras, do nosso Pilsen Natural. O Pilsen Cristal caracteriza-se pela suavidade de seu sabor e por seu aspecto cristalino. Ideal para quem aprecia a leveza de um bom chope.
  • Weiss: Como as melhores receitas, o Schornstein Weiss leva o melhor malte de trigo alemão em sua composição. Chope mais consumido no sul da Alemanha, tem aroma marcante, sabor refrescante e coloração turva, tornando-se ideal para o consumo durante o ano inteiro.
  • India Pale Ale: O India Pale Ale, estilo inglês, tem coloração âmbar dourada, com aroma e amargor bastante acentuados e sabor frutado. A receita é assinada pela mestre-cervejeira Katia Jorge, uma referência neste setor em todo o Brasil.
  • Bock: Bock é um chope forte e encorpado, de baixa fermentação. Tem um inconfundível sabor levemente adocicado. É um tipo de chope originário do norte da Alemanha. A escolha ideal para o inverno na nossa região.
  • Imperial Stout: Produzida a partir de seis diferentes tipos de malte e dois de lúpulo, a Imperial Stout é uma cerveja encorpada, de cor escura e elevado teor alcoólico. A combinação de seus ingredientes proporciona uma sensação muito complexa e agradável na boca, ideal para acompanhar um bom charuto.
Foi muito interessante provar as cervejas em sequência, comparando os sabores, tão distintos, cores e transparências! E meu marido provou mais uma vez que tem um paladar incrível, e tirou "nota dez" no teste cego (aquele em que você prova a cerveja com os olhos vendados, adivinhando qual está tomando só pelo sabor).


Os dois primeiros (Natural e Cristal), mais claros e leves pareciam os chopes tradicionais que se toma nos botecos em São Paulo. O terceiro, de trigo (Weiss), considerado a "estrela" da cervejaria, estava turvo demais! O sabor também não estava bom... Parecia que a cerveja estava "passada"... O que aconteceu? Perguntamos ao garçom se havia algo errado e ele disse que era assim mesmo... Meu marido, que tem um paladar apuradíssimo tanto para vinho quanto para cerveja, não concordou muito...

O Pale Ale, mais encorpado que os pilsen, tinham um sabor interessante, puxando para o "caramelo", o que certamente me agradou mais!

Os dois últimos, Bock e Stout, são cervejas típicas de inverno, escuras e com alto teor alcoólico. Parecem bem interessantes para acompanhar um belo prato de Kassler (bisteca de porco defumada) ou de Einsbein (joelho do porco defumado), mas são fortes demais para o meu "delicado" paladar!! rs

Além da degustação de cervejas, pedimos também o inusitado Pão de Cerveja, feito com os resíduos da produção da cerveja e um combinado de salsichões com batata frita e bacon! Bem alemão e bem light!! Perfeitos para acompanhar a mais alemã das cervejas brasileiras! Prost (Saúde!! ) und Guten Appetit (Bom apetite)!!