segunda-feira, 13 de junho de 2011

DESAFIO: Preparar um Lanche com receitas de Bistrô!

Um lanche de "Bistrô" no domingo à tarde
Dia dos Namorados no final de semana com três lindos adolescentes em casa! Romântico, não?? rs

Resultado: A comemoração vai ser no próximo final de semana, em uma pousada do Roteiro do Charme, aproveitando também que dia 19 de junho é meu aniversário e do Alê! Não é uma coincidência linda e romântica? (eu acho!!)

Mas, para o dia 12 de Junho não passar totalmente em "branco", chamei a família para um lanche na tarde de domingo (para desespero dos homens da família que queriam assistir jogo de futebol, e de minha querida irmã que usa este horário do final de semana para... dormir!! kkkk)

Mas, como são todos muito educados, aceitaram o convite!! Seríamos 10 adultos e 1 criança!

Convidados confirmados, preparei o Cardápio do evento e minha ideia foi fazer um Lanche com inspiração nas receitas tradicionais de um bistrô. Adoro cardápios temáticos!! rs (clique nos itens para ver as receitas!)

Lanche de Bistrô
No sábado à tarde, depois montar o planejamento das atividades e a lista de ingredientes, fui às compras.

Chegando em casa, preparei o Créme Brullée, que precisava estar bem gelado na hora de servir. Fiz, também, as massas da Tarte Tatin, do Quiche e dos Crepes (umas horas de geladeira é sempre recomendável).

Domingão, depois de preparar um Brunch para a turma (com direito a French Toasts ou Pain Perdu e ovos mexidos), preparei a Quiche. Segui a receita da Torta de Queijo da Dona Jean, retirando a cebola e acrescentando o Alho Poró refogado com azeite por cima do recheio.

Enquanto a Quiche assava, preparei o recheio da Tarte Tatin. É uma delícia ver as maçãs caramelizando no fogo... Em seguida, abri a massa e cobri a frigideira com as maçãs caramelizadas. Tirei a Quiche do forno e lá foi a Tarte Tatin!




Fiz o Molho Bechamel (3 receitas) e montei os 12 Croques (o que deu mais trabalho foi ralar um monte de queijo Emmenthal!). Usei um delicioso pão de brioche neutro que comprei na Galeria dos Pães, nos Jardins. Foram necessários 2 pães para os 12 croques.

Faltando umas duas horas para o início do evento, preparei os Crepes (a receita dá cerca de 20 crepes bem fininhos).



Arrumei a mesa na parte externa da casa, torcendo para a temperatura continuar agradável mesmo com o cair da tarde! Usei jogos americanos bem rústicos e os pratos pintados à mão, um diferente do outro. Para decorar, porta guardanapos de flores rústicas que comprei na Praia do Forte, na Bahia! Ficou super charmoso!


Os recheios dos crepes foram colocados em ramequins com pequenas colherinhas: requeijão normal e light, geléias de frutas vermelhas e laranja, mel, creme de ricota, queijos camembert e brie...


Às 17 horas, nossos convidados pontuais chegaram!! E eu havia terminado tudo há alguns minutos! Isso que é sincronização e planejamento!!

Foi um evento bonito!! Só tive dificuldade em manter os pratos quentes, pois a temperatura acabou caindo!


O Créme Brullée foi o "gran finale", servido com um café quentinho!!

E assim, terminou mais um final de semana bem animado, com toda a família reunida ao redor da mesa para confraternizar! Obrigada, família querida!!