domingo, 12 de agosto de 2012

DESAFIO: Fazer suspiros marmorizados!

Suspiros Marmorizados
Que tal suspiros com um leve toque de chocolate para acompanhar um cafezinho ou para acompanhar uma porção de morangos frescos?

Como faço muitas receitas que levam gemas, vou guardando as claras na geladeira e uma das formas de utilizá-las é fazendo suspiros... Mas eu queria fazer um suspiro diferente... Lembrei-me, então, do curso de Entremets quando o professor nos ensinou a fazer uns suspiros com o merengue que sobrou, acrescentando um pouco de cacau em pó e colocando na forma às colheradas, de forma bem desestruturada e irregular... Apelidei-os de Suspiros de Gaudi, uma homenagem ao famoso arquiteto de Barcelona que utilizou formas orgânicas e assimétricas em sua obra e ao professor do curso, que é espanhol! rs. Com esta ideia na cabeça, preparei o merengue (a versão suíça, onde as claras são cozidas até 60 graus antes, para tirar o cheiro e gosto de ovo) e utilizei o maravilhoso cacau em pó da Callebaut (100% cacau!). Na hora de colocar os suspiros na forma, minha predileção por simetria (dizem até que é TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo... rs) não me permitiu fazer os formatos desestruturados de Gaudi... Acabei fazendo pequenas gotas no saco de confeitar, todos iguaizinhos e simétricos (cerca de 50 suspiros).

Para saber mais sobre as versões de merengue (Francês, Suíço e Italiano) e seus usos e aplicações, clique aqui!

Suspiros Marmorizados


  • 100gr de claras
  • 200gr de açúcar
  • 1 colher de sopa de cacau em pó Callebaut

Aqueça o forno a 100 graus. Leve as claras e o açúcar para o banho maria até atingir 60 graus (você vai precisar de um termômetro digital para isso...). Leve para bater por 12 minutos em velocidade alta.
Com um saco de confeitar, faça pequenas gotas em uma forma grande, forrada com papel manteiga. Leve ao forno por 1 hora. Deixe secar por 24 horas em temperatura ambiente.



Ficaram deliciosos! Crocantes por fora, macios por dentro, levemente "puxa-puxa"! O efeito "marmorizado" ficou lindo, com os veios de chocolate! Levei para o almoço de Dia dos Pais na casa de meus pais e servimos ao final da refeição, com o cafezinho! Aí, meu pai chegou, olhou para a caixinha e perguntou: "O que é isso, filha, alho???" Quase tive uma síncope de tanto rir... Não é que parecem mesmo uns dentinhos de alho??? kkkkkkk

Bón appetit!! E, pai, você é muito engraçado!!! Feliz Dia dos Pais de novo!!

DESAFIO: Agradar meu maridão com um Café da Manhã especial no Dia dos Pais!

Café da Manhã para o Alê no Dia dos Pais
Tem homenagem melhor que acordar em um lindo domingo de sol e encontrar uma caprichada bandeja de café da manhã te esperando? Foi assim que meu amor acordou esta manhã do Dia dos Pais! Ele merece! É um pai atento, dedicado, participativo ( e um pouquinho rigoroso também, rs) do Ian, 13 e Marina, 16.

A inspiração deste café da manhã veio do Brunch que tomamos há algumas semanas no Teakettle...
No dia anterior eu havia preparado um Pão caseiro integral (com farinha integral, aveia, linhaça, nozes, passas, açúcar mascavo... a receita está logo abaixo!) e os deliciosos pães de queijo da Vera (clique aqui para ver a receita, excelente!)

Além de boas e caprichadas receitas, o segredo desta homenagem está na apresentação do Café da Manhã!

As geléias e queijos cremosos vem em pequenos ramequins brancos... Os pães, em uma cestinha de vime... O iogurte, em uma pequena jarrinha de porcelana branca... O café, na deliciosa cafeteira italiana e as frutas (morango, maçã, banana), cortadas finamente e decoradas com folhinhas de hortelã em um potinho de cerâmica decorada... A manteiga mereceu vir em sua própria embalagem: Burro Soresina, uma marca italiana, divina!! Para completar, o jogo de café da Oxford (recém adquirido), e um vasinho de flor, com uma orquídea, flor preferida do Alê... Tudo isso em uma bandeja de vime própria para café da manhã! Olha que lindo ficou!!

Um café da manhã caprichado!

Pão Integral com Aveia, Linhaça, Passas e Nozes


  • 100 gr de farinha de trigo integral
  • 50 gr de farinha de linhaça
  • 50 gr de aveia em flocos grandes
  • 300 gr de farinha de trigo
  • 50 gr de nozes picadas
  • 50 gr de passas pretas
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 160 ml de água morna
  • 1/2 xícara de óleo
  • 10 gr de fermento biológico seco (ou 2 tabletes de fermento fresco)
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 ovos

Unte 2 formas para pão com óleo. Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Bata no liquidificador a mistura de fermento, o óleo e os ovos. Em uma travessa coloque os ingredientes secos (farinhas, sal, nozes e passas). Vá juntando o líquido aos poucos, mexendo até incorporar bem. Coloque metade da massa em cada forma e deixe crescer por uma hora. Quando dobrar de volume, aqueça o forno a 180 graus e asse os pães até ficarem com casca dourada.




Pão Integral com Aveia, Linhaça, Passas e Nozes
Bón Appetit!!! E Feliz Dia dos Pais a todos os Pais!! (Logo mais irei ver o meu querido pai que vai ganhar um lindo Entremet de Framboesas, feito com muito amor e carinho!!)