quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DESAFIO: Estrear a frigideira italiana Bialetti com uma Frittata de Batata!!

Meu marido é meu maior incentivador gastronômico, além de "cobaia" das receitas!! Por isso, me dá presentes maravilhosos, como esta frigideira de fundo triplo italiana, marca Bialetti! Um espetáculo! Sonho de consumo!! E a principal característica dela, além do teflon super reforçado e do cabo anatômico... é que pode ir ao forno!! Sabe o que isso significa? Que posso fazer a "frittata" da forma mais perfeita... Primeiro no fogo, finalizando no forno! Outra receita que pede uma frigideira como esta é a Tarte Tatin... Mas isso é um outro desafio... rs... Hoje vamos experimentar a performance da super frigideira com a Frittata... Mais especificamente, Frittata de Batata e Alecrim!

Primeiro, vamos aos ingredientes, para 2 pessoas:
  • 1 batata grande
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta moídos na hora
  • 4 - 5 ovos
  • alecrim a gosto
Descasque a batata e corte em fatias bem finas (para fazer isso, utilizei outros 2 utensílios maravilhosos, presentes de natal do maridão... o Peeler e a faca do chef de cerâmica, Kyocera!)


Na realidade, você não precisa ter tudo isso para fazer a tal Frittata, rs, mas que é legal, é!!

Coloque as fatias de batata para cozinhar em água com sal por uns 5 minutos, depois de levantar fervura.
Aqueça o azeite na frigideira, coe as fatias de batata e frite-as bem, tomando cuidado para não desmanchá-las. Enquanto as fatias douram na frigideira, misture bem os ovos e acrescente o sal e a pimenta. Polvilhe o alecrim nas batatas e, quando estiverem douradas, acrescente os ovos. Deixe cozinhar por 5 minutos, em fogo baixo.


Quando a parte inferior estiver bem dourada, leve a frigideira ao forno (se não tiver o utensílio próprio para isso, utilize um prato para virar a frittata e colocá-la de volta ao fogo, para cozinhar o outro lado).

Deixe dourar a superfície no forno, coloque em um prato grande e corte como se fosse uma pizza. Sirva como um lanche ou como prato principal, acompanhado de uma salada de folhas!!



A estréia da frigideira foi um sucesso! Até abrimos um bordaux para comemorar! Mas, por conta de um descuido total meu, poderia ter sido o fiasco, não fosse a dica de meu marido... Quando tirei a frigideira do forno, deixei-a sobre o fogão e, alguns minutos depois, automaticamente, peguei-a pelo cabo!! Que estava muito, muito, muito quente... Larguei imediatamente a frigideira, mas percebi que havia queimado toda a palma da minha mão esquerda... uma catástrofe!! No meio da dor, me lembrei de uma dica que recebi do Alê sobre queimaduras... Passar clara de ovo! Rapidamente, quebrei um ovo, separei a gema e mergulhei a mão na clara... O alívio foi instantâneo... A clara parece hidratar e reconstruir a pele... Não ficou nenhuma marca, vocês acreditam??

Final feliz para nossa história!!




Um comentário:

  1. Adoro tortilla de batata!!

    E essa está Yummy!! Parabéns ; )
    Bjs
    Lena

    ResponderExcluir