Ambos são molhos leves, com manteiga como base, e que dependem da emulsão da gema e da manteiga.
O molho hollandaise tornou-se famoso como acompanhamento de aspargos e ovos Benedict (ovos pochê servidos com torrada, presunto e o molho). É uma especialidade nova-iorquina e nada tem a ver com a Holanda, e sim com a França, onde também é conhecido como sauce Isigny, em homenagem ao local onde se faz a melhor manteiga francesa.
Para fazer 250 ml de molho, são necessários:
- 3 gemas
- 3 colheres de sopa de água morna
- 175 ml de manteiga clarificada morna (derreta a manteiga em fogo brando até formar uma espuma na superfície. Retire toda a espuma com uma colher e despeje a manteiga restante em um outro recipiente cuidadosamente para deixar os sedimentos lácteos na panela).
- suco de 1/2 limão
- sal moído na hora
- pimenta do reino moída na hora
O molho ficou cremoso, suave... E deu um toque bem sofisticado ao peito de frango grelhado e aos legumes!! Sucesso total!!
E o peito de frango com legumes se transforma... |
...em um prato especial!! |
Biaaaaaaa... fiquei tão emplogada com a receita, que quando vi que ia gemas cruas, quase chorei.... ja tive salmonela 2 vezes...
ResponderExcluirvou ficar na vontade...
Olá Silvia! Também tive este receio, mas ao conversar com um chef que está dando o curso de confeitaria básica que estou fazendo (onde TODOS os doces levam gemas "semi cozidas"... rs), ele me disse que o problema está na casca do ovo... ou seja, ovos de sítio ou granja tem muito mais chance de causar a doença do que os ovos higienizados e embalados que são vendidos em supermercado... bj Bia
ResponderExcluir