domingo, 9 de dezembro de 2012

DESAFIO: Servir Vol-au-vent pela primeira vez!

Vol-au-vent de Alho Poró e Bacon
Vol-au-vent (pronuncia-se "vulovã") são pequenos recipientes feitos com massa folhada, que recebem recheios doces ou salgados. É muito crocante e perfeito para uma entrada (se salgado e grande), ou para um coquetel (se feito em formato "mini") ou ainda como sobremesa (se utilizar recheio doce).

A versatilidade do Vol-au-vent não está só na forma de servir, mas também em como prepará-lo, dependendo do seu tempo e de sua disposição!

Basicamente, o Vol-au-vent é feito de massa folhada, cortando-se uma base (que pode ser circular, hexagonal, quadrada...) e alguns aros para serem "colados" sobre a base. Em seguida, o Vol-au-vent é assado, recebendo o recheio (quente ou frio) depois de assado.

Gostou da parte de fazer a massa folhada?? Não??? Eu também não! rs... Não foi desta vez que eu enfrentei o desafio de fazer a massa folhada em casa! rs

Então, uma opção é comprar a massa folhada (já aberta ou para abrir), abrir a massa e fazer os cortes. Foi o que fez a blogueira do "Entre Amoras", no post que inspirou esta receita. Você vai precisar de 2 massas de 300gr para fazer 12 a 14 unidades.

Se você tiver acesso a uma loja da Arosa (ou a uma casa especializada) que venda os Vol-au-vents congelados e prontos para assar (como é o meu caso), esta é uma ótima opção. A Loja da Arosa oferece, inclusive, os Vol-au-vents já assados, mas a relação "custo benefício" não é boa: 4 unidades por R$ 11,50 vs 12 unidades para assar por R$ 15,00. Mas atenção: a versão "hexagonal" é mais barata que a versão quadrada (de 15,00 para 20,00) e sabem por que? Porque a hexagonal aproveita melhor o corte da massa, otimizando-o! Eu acabei comprando as duas, porque só havia um pacote da hexagonal e comprovei que não há nenhuma diferença. Até achei a hexagonal mais bonita!

Escolhi o recheio de alho poró por um simples motivo: eu ADORO alho poró! Mas, egocentrismos a parte, o prato principal, Gnocchi de Mandioquinha com Iscas de filet e shitake precisava de uma entrada mais leve e sutil.

Embora leve, o prato deveria ter personalidade não só na apresentação, mas também no sabor. E este toque de personalidade ficou por conta do bacon em cubinhos, que harmonizou muito bem com o alho poró, dando-lhe um discreto, porém marcante, sabor defumado.

No jantar em que esta entrada foi servida, onde estavam presentes 4 adolescentes, embora eu tivesse calculado duas unidades por pessoa, eu acabei comendo apenas uma... E não foi por regime ou alguma restrição alimentar... Foi porque percebi que um deles (não vou citar nomes, para não ser indelicada), estava doidinho para repetir pela terceira vez! rs... Não é uma delícia para a cozinheira quando isso acontece?? O único problema é que estou aqui agora, escrevendo este post, e morrendo de vontade de comer o meu segundo "vol-au-vent"!! rs

Vol-au-vent de Alho Poró com Bacon


  • 12 vol-au-vent para assar (Arosa)
  • 1 ovo batido para pincelar
  • 2 alhos porós cortados em rodelas finas
  • 100gr de bacon em cubinhos pequenos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 pote de cream cheese
  • 4 colheres de sopa de creme de leite em lata
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • salsinha picada para decorar


Retire os vol-au-vents do freezer e deixe descongelar por 30 minutos. Aqueça o forno a 180 graus.
Coloque os vol-au-vents em uma assadeira, deixando um espaço de 4 cm entre eles. Pincele com o ovo batido. Leve ao forno por 30 minutos, até estarem bem dourados e assados. Deixe esfriar um pouco e retire o centro do vol-au-vent com um colherinha. Reserve.



Prepare o recheio: aqueça uma frigideira grande com o azeite e frite os pedacinhos de bacon. Junte o alho poró e deixe fritar por alguns minutos. Tampe e deixe cozinhar até o alho poró ficar macio. Desligue o fogo, junte o cream cheese, o creme de leite e misture bem. Acerte o sal e a pimenta.


Recheie os vol-au-vents com o creme de alho poró e leve ao forno novamente por uns 15 minutos para aquecer. Retire do forno, salpique a salsinha. Sirva imediatamente e Bón Appetit!!



14 comentários:

  1. Que delicia!! Vou tentar fazer esse fds!!!
    COm ctz aqui em jundiai nao vou achar massa pronta, mas vou tentar fazer! rsrs

    Beiijos

    Adorei seu blog!

    www.cardapiododia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Carol, espero que consiga! Tente fazer mesmo com a massa tradicional. É só cortar os formatos corretos e montar os vol-au-vents! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz. Ficou muuuuuuito bom, e é super fácil de fazer. :D

    ResponderExcluir
  4. Bia, não sei se vc aceita desafios de suas leitoras, mas o q fazer com as folhas do alho poró?

    ResponderExcluir
  5. Patricia, de "bate pronto", faço Caldo de Legumes! Para fazer Risotto de alho poró... Mas vou pensar em algo mais criativo! rs

    ResponderExcluir
  6. Bia vc ja testou fritar as fatias de bacon no microondas? É a melhor coisa do mundo extremamente crocante, fica crisps que da até pra esfarelar.

    ResponderExcluir
  7. eu posso fazer os vol au vent na sexta e a ultima etapa (colocar novamente no forno pra aquecer) no sabado??

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, pode sim! Você assa a primeira etapa, deixa esfriar e guarda em pote bem fechado. No dia seguinte, é só rechear! Para você ter uma ideia, a Arosa também vende os vol-au-vents já assados, só para rechear. Boa sorte na receita!

    ResponderExcluir
  9. Bia, com quantos dias de antecedência eu posso assar a primeira etapa e guardar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, anônimo, se deixar em um pote hermético bem fechado, acho que duram uns 3 a 4 dias. Na loja da Arosa, eles já vendem pré-assados, embalados em sacos plásticos... Por segurança, mantenha-os na geladeira depois de assados! Abraço, Bia

      Excluir
  10. Olá Bia, amo seu blog, já peguei varias receitas.
    como faço para montar o formato do vol au vent com a massa comum da arosa que é a que sempre compro?

    obrigada Talita.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    vc teria alguma ideia para recheios frios para o vol au vent?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    vc teria alguma ideia para recheios frios para o vol au vent?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Amei sua receita, super bem explicada. Vou tentar fazer, espero que dê certo.

    ResponderExcluir