quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DESAFIO: Provar e fazer o maravilhoso molho de tomate do Restaurante Taormina!!

Fachada do Taormina, na Alameda Itu
(foto da internet)
Conheci o Restaurante Taormina recentemente, quando uma amiga marcou seu almoço de aniversário lá. O local é uma graça: um pequeno sobrado, com um jardim na frente, poucas mesas, decoração aconchegante... A proposta também é diferente e charmosa: cozinha legitimamente siciliana (com um certo toque mafioso...rs), cardápio "falado", com duas entradas, 6 opções de massas, frutas e o "gran finale", café italiano com cannoli, uma massinha crocante recheada de ricota doce e laranja... E se você não for voltar para o trabalho, um copinho de Lemoncello para encerrar! Tudo isso por cerca de R$ 40,00 por pessoa, um excelente custo-benefício!

Nas paredes, muitos prêmios, muitas recomendações, muitas reportagens publicadas sobre o Taormina, cujo nome homenageia uma bela cidade siciliana, e sobre sua dona e "chef", Helena Morici, uma senhora agitada e carismática, que percorre as mesas conversando com os clientes e orientando os garçons... Divertida, ela deu a maior "bronca" em uma amiga minha que resolveu pedir "queijo ralado" para colocar em seu Spaguetti com frutos do mar, uma completa heresia gastronômica, segundo a chef... rs (mas a mineirinha é teimosa e colocou o queijo no prato mesmo assim!). Saiba mais sobre a história do Taormina e de seus donos em uma reportagem do Paladar, clicando aqui!

Assim que provei os pratos do Taormina, percebi que o molho de tomate era a "estrela principal" do restaurante: suave, adocicado, bem temperado, com "zero" acidez... Simplesmente delicioso! E, em uma das reportagens expostas, havia a receita!!

A entrada de Berinjela, com Molho de Tomate e Ricota Defumada


A especialidade do Taormina: Fusili com Calabresa

Experimentar a receita da chef Helena passou a ser uma questão de absoluta necessidade! Procura daqui, procura dali, encontrei a receita em uma uma reportagem do Diário Popular, parcialmente reproduzida abaixo:

Molho de Tomates do Taormina
  • 1 kg de tomates débora bem maduros
  • 2 conchas de azeite extra virgem
  • 5 dentes de alho inteiros
  • um punhado de folhas de manjericão
  • 1 colher de sopa de sal
Escolha os tomates maduros, bem vermelhos e firmes. A chef utiliza apenas o Débora. Lave bem, um a um, em água corrente. Em seguida retire a ‘tampa’. Os tomates tem de ser cortados em quatro, como pétalas de rosa. Retire qualquer parte escura ou danificada. Se estiver verde por dentro, não serve para o molho. Coloque-os em uma panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos, para apenas amolecer. Tampe a panela e mexa de vez em quando. Reserve.
Em outra panela, coloque duas conchas cheias de azeite extravirgem. Segundo a chef, o azeite ajuda a conservar o molho por mais tempo, depois de pronto. Descasque os dentes de alho e faça cortes verticais, sem parti-lo ao meio. “Ele vai tirar toda a acidez do molho”, diz Helena. Coloque-os na panela e deixe dourar. Lave bem e seque com papel toalha as folhas frescas de manjericão. Coloque na mesma panela já com o azeite e o alho. Mexa e desligue o fogo.
Com a ajuda de uma máquina de passar tomate ou uma peneira, retire toda a polpa do tomate. Semente e pele não serão usados. Não use o liquidificador. Paciência é a palavra-chave para fazer um bom molho. Coloque toda a polpa na panela, acerte o sal e cozinhe por duas horas, sem tampar a panela.

Segui passo a passo a receita acima... E ficou delicioso!! Esta receita certamente passará a ser a minha receita preferida de Molho de Tomate!!

E vamos terminar este post fazendo uma homenagem à cidade que deu o nome a este pequeno e simpático restaurante e à sua chef Helena, que gentilmente compartilhou conosco os seus segredos culinários!!

A cidade de Taormina, na Sicília - Itália (foto da Internet)

13 comentários:

  1. Gentem amiga do Blog, vcs não acham que como boa mineira não ia colocar queijo no macarrão?! Claro que sim!!!Afinal de contas pra gente queijo é VIDA!!!Queijo e mais queijo SEMPRE!!!Sofia- a mineirinha da mencionada no post

    ResponderExcluir
  2. Resumindo: Gosto não se discute! Ainda mais quando é gosto do cliente!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Hummm... que Delícia(com ou sem queijo, rs.)!!!


    É impressão minha ou está Praia dá última imagem já foi cenário de algum filme? Local lindo, o dia que eu puder quero dá umas voltas em lugares como esse. ~ Sangue Mochileiro nas veias! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Schuindt, obrigada pelo comentário! A praia é paradisíaca mesmo! Mas não sei se já foi cenário de algum filme...

    ResponderExcluir
  5. Fiz o molho mas é impossível deixá-lo cozinhando por 2 hs. Em 30 minutos já estava bem grosso e tive que desligar... Além disso achei muito 2 conchas de azeite.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, dependendo da quantidade de tomates, 2 horas é muito tempo! O importante é deixa-lo bem apurado, no fogo baixo! Quanto ao azeite, fica ao gosto do chef! Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Fiz 2kg de tomates, com 1 concha de azeite e 3 horas de cozimento muito lento.
    Ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Fiz 2kg de tomates, com 1 concha de azeite e 3 horas de cozimento muito lento.
    Ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Quanto tempo vc acha q esse molho dura na geladeira? Fiquei em dúvida no inicio da receita, qndo vc coloca os tomates na panela por 15 é cozinhando com bastante água ou refogando?

    ResponderExcluir
  10. Olá Patrícia! O molho deve durar uns 4 dias na geladeira. E qto a sua dúvida, são só os tomates mesmo, cozinhando, sem água nenhuma! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  11. O filme em Taormina é Imensidão Azul!

    ResponderExcluir
  12. oi Bia, amo o restaurante Taormina, tudo lá é muito bom e a Chef Helena é mesmo uma simpatia. Eu gostaria de saber a receita daquela berinjela em fatias que ela serve de entrada, você sabe como fazer?

    ResponderExcluir