quinta-feira, 24 de maio de 2012

DESAFIO: Testar a Farofa de Pinhão da Shirlene!

Farofa de Pinhão
Esta semana mesmo escrevi um post muito saudosista sobre os Pinhões e as lembranças que eles me trazem... E escrevi também que, embora tenha encontrado diversas receitas na net com este ingrediente, preferia fazê-los da forma mais simples, apenas cozidos, para comer com as mãos (e os dentes)! rs

Até que chegou um comentário de uma leitora do blog, a Shirlene, dizendo que tinha uma receita ótima com pinhão... E se poderia envia-la para mim por email... Claro que sim!!

Quando recebi a receita, fiquei intrigadíssima! Era uma Farofa de Pinhão, mas não havia nenhuma farinha nos ingredientes... A farinha era o próprio pinhão!

Pinhão "in natura"
Cheguei em casa hoje decidida a provar a receita... Mas com um pouco de preguiça de ter que descascar tanto pinhão... E quando escrevi perguntando à Shirlene se ela tinha alguma dica para descascá-los, olhem qual foi a resposta:

"Boa noite, depois de cozido eu peço para o maridão descascar com uma faca, pois eles precisam participar. hahahaha"

Achei a ideia excelente... Mas cadê o Alê?? Nestas horas ele prefere dar aulas na faculdade! rs

Tive que me virar sozinha... Comecei descascando com uma faquinha e pensei... Não vou aguentar fazer assim... Aí tive uma ideia: que tal reproduzir a "mordida" que damos na base do pinhão para que o recheio caia diretamente na boca? Calma! Eu não saí mordendo os pinhões e depois cuspindo o recheio... (Credo!! kkkk). Com uma faca grande, eu pressionei a base do pinhão, no mesmo lugar em que os dentes pressionam e... Bingo!! O interior saiu com facilidade (mas o pinhão tem que estar quente, senão o recheio não sai nem com reza braba! rs).

Depois de descascados os pinhões, foi só passá-los no processador até ficar uma farofa! Aí, você prepara a farofa como preferir... A Shirlene faz com bacon, calabresa defumada... Eu, como não tinha estes ingredientes, fiz com alho, cebola e azeitonas verdes!

A Shirlene tinha razão! Fica uma maravilha!

FAROFA DE PINHÃO DA SHIRLENE

  • Bacon (50 gr)
  • Calabresa (50 gr)
  • Alho/cebola/cheiro verde (picados)
  • sal, pimenta vermelha (a gosto)
  • 1 colher de chá de manteiga
  • pinhão (300 gr)
Modo de fazer:
Cozinhe o pinhão, depois triture no processador e reserve.



Frite o bacon, calabresa picadinha, cebola , alho, como de  costume (do mesmo jeito quando se faz uma farofa). Acrescente a manteiga, coloque o pinhão. Mexa, acrescente os temperos e está pronta! Fica  uma delicia!

Shirlene, super obrigada por sua receita! Tomei a liberdade de estimar as quantidades! Espero que você goste do post e das fotos (viu a "produção" que eu fiz com os pinhões?? rs)


Farofa de Pinhão


10 comentários:

  1. Comentário no Facebook, da Patrícia Verderesi:

    Já q esta experimentando receitas com pinhão....sugiro pinhão cozinho e cortadinho a vinagrete bem temperado pra comer com torradinhas...muito fácil de fazer e um ótimo aperitivo!

    ResponderExcluir
  2. Vizinha, essa receita eu serei obrigada a "roubar", pois amo pinhão! Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Que "roubar" nada! Incorporar no seu repertório, que já é sensacional! Vide o bacalhau que é famosíssimo!!

    ResponderExcluir
  4. Bia, ficou uma farofa maravilhosa! Até o Gui que é o mais enjoado aqui de casa se acabou de comer. E obrigada mais uma vez pela "ajudinha".

    ResponderExcluir
  5. oi amiga...rsrsr saiu anonimo.. mas sou eu :) Nara Bonini

    ResponderExcluir
  6. Vizinha, você já viu o pinhão cozido e descascado da Cucina Prima no Pão de Açúcar? Claro que encarece bem a receita, mas na hora da pressa ou da preguiça deve funcionar bem. O sabor? Não sei, comprei para fazer um risoto de pinhão no domingo, depois te falo.

    ResponderExcluir
  7. Bia (Desafios Gastronomicos)17 de junho de 2012 18:01

    Clau, então me conta o resultado depois! Fiquei curiosa com a receita de Risotto de Pinhão. Eu pensei em fazer um Pesto de Pinhão, usando-o no lugar do pignole... Será que vai ficar bom?

    ResponderExcluir
  8. Bia, o risoto ficou maravilhoso! Tive que esconder antes que o Guilherme tivesse uma congestão rs. Vou colocar fotos e receitas no blog, ok? Quanto ao pinhão já "cozido", achei que ainda estava um pouco duro. Coloquei para cozinhar no caldo de vegetais do risoto e ficou show. E agora fui eu quem ficou curiosa com o pesto de pinhão; huuuuummmmm.

    ResponderExcluir