terça-feira, 18 de setembro de 2012

DESAFIO: Fazer o Caldinho de Feijão do Bar Pirajá!

Que tal transformar a sua casa em um Boteco Gourmet, com pratos inspirados nas tradicionais comidas de boteco e com uma deliciosa degustação de cervejas gourmet?

Nos próximos posts aqui dos Desafios, vocês virão, passo a passo, como foi montar um evento "Boteco Gourmet" aqui em casa! Foi demais!

Uma das receitas escolhidas para montar o menu do evento, como não poderia deixar de ser, foi o Caldinho de Feijão Preto!

Caldinho de Feijão do Bar Pirajá
Pesquisando na net, encontrei uma reportagem da Folha.com sobre o famoso caldinho, com receitas dos bares que servem boas versões desta receita. Um destes bares é o famoso Pirajá, que serve o caldinho em porções individuais, em copinhos americanos e acompanhados de torresmo crocante. É de dar água na boca!

 Esta foi a receita que utilizei para fazer o meu Caldinho de Feijão, com uma pequena modificação para deixá-lo um pouquinho mais light: substitui o torresminho por casquinhas de massa de pastel, bem crocantes! Ideia genial de uma amiga do escritório, a Sofia! Eu acabei fazendo a massa do pastel em casa, utilizando a máquina de macarrão para abrir a massa, mas você pode comprar um rolo de massa pronta nas pastelarias ou mesmo no supermercado! Vai ficar ótimo!

Caldinho de Feijão Preto com Casquinha de Pastel

  • 300gr de feijão preto cozido com um pedaço de costelinha defumada
  • 100gr de bacon em cubinhos
  • 1 cebola picada
  • 1 alho picado
  • 1 maço de salsinha e cebolinha picado
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em cubinhos
  • sementes de coentro
  • sal e pimenta do reino a gosto
Acompanhamentos
  • cebolinha picada
  • cebola picada
  • salsinha picada
  • bacon torradinho
  • palitos de massa de pastel
  • molho de pimenta
Aqueça uma panela e coloque o bacon para fritar. Quando começar a dourar, junte a cebola, o pimentão e o alho e deixe fritar bem. Coloque o feijão cozido com parte da água do cozimento (descarte o pedaço de costelinha e reserve o restante da água do cozimento) e a salsinha e cebolinha picados e as sementes de coentro. Acerte o sal e a pimenta do reino e deixe cozinhar alguns minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador, até ficar um caldo bem homogêneo. Se ficar muito grosso, junte um pouco mais da água do cozimento.

Prepare os acompanhamentos: frite o bacon picado até ficar bem crocante e deixe secar em papel absorvente. Pique a cebola, a salsinha e a cebolinha. Disponha em pequenas cumbucas.


Corte a massa de pastel em tiras utilizando uma carretilha e frite em óleo bem quente. Deixe secar bem no papel absorvente.

Sirva o Caldinho em pequenas xícaras de café, com um palito de massa espetado dentro dele. Tempere a gosto com o bacon, cebola, salsinha e cebolinha e... Bón Appetit!


7 comentários:

  1. Nossa que delícia! Deve ter sido tudo mto legal! Anciosa para o próximo post....
    Bj
    Bethy

    ResponderExcluir
  2. Bethy, que legal que você curtiu! Logo, logo devo postar mais receitas do "Boteco Gourmet"! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, fiquei encantada c/ o teu blog e já fiquei te seguindo.

    Tem um sorteio da mococa, lá no meu blog, passa lá p/ conhecer o blog e se quiser participar do sorteio.

    Bjssss, parabéns pelo blog e sucesso.

    ResponderExcluir
  4. goO Ministério da Saúde Adverte: Desafios Gastronômicos causa uma deliciosa dependência.... Abraços, cada vez está melhor. Sandra Vaz!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o comentário, Sandra!!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia vc tem ideia da quantidade de porções que dá pra servir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, esta receita serve umas 6 porções! Bjs

      Excluir