Se fazer o curso foi um desafio, tentar fazer os macarons em casa foi um desafio maior ainda...
Segundo o chef, deveríamos tentar fazer primeiro o macaron de chocolate, considerado, por ele, o "mais fácil"... Se é que existe macaron fácil... rs
Toda "pimpona", terminei o desafio anterior dizendo que a receita do macaron de chocolate eu só divulgaria depois de tentar fazê-los em casa! E aqui está o relato deste desafio...
Tudo começou no Mercadão de Santo Amaro, comprando a farinha de amêndoas. Comprei 200gr, pois a receita pedia 160gr (esta economia toda se justifica pelo valor do quilo da tal farinha... $ 32,00!!). Não consegui comprar o chocolate em pó importado "vermelho" e resolvi usar o Nestlé mesmo (embora o chef Fabrice tenha sido explícito em dizer que não é o ideal...).
Passei também em uma loja de utensílios de cozinha industrial e comprei as bandejas para biscoito (duas) e o saco de confeitar, com vários bicos.
Pronto, estava equipadíssima! Era uma sexta a tarde e havíamos programado de viajar para Paraty às 17h. Realmente não fazia nenhum sentido fazer macarons neste dia, neste horário... mas eu estava simplesmente alucinada para tentar!
Separados os ingredientes,
- 260 g de açúcar de confeiteiro (Glaçúcar)
- 160 g de farinha de amêndoas
- 20 g de chocolate em pó
- 130 g de claras de ovos (temperadas, ou seja, em temperatura ambiente...)
- 30g de açúcar comum
Forrei a forma de biscoito com papel manteiga, posicionei 4 ramequins pequenos nos cantos para segurar o papel, enchi o saco de confeitar com a massa e comecei a fazer os macarons. Até que eu consegui manusear bem o saco de confeitar, e as porções de massa ficaram bem homogêneas. Como eu sabia que teria problemas com o forno, montei somente 8 porções, para "sentir" o processo de assar...
Aqueci o forno a 165 graus (aproximadamente, porque meu forno não tem termostato), coloquei a bandeja "dupla" com os macarons na parte de baixo do forno, ligando somente a parte de cima do forno... O desafio é conseguir assar a camada superior da massa, depois assar a parte inferior, sem "romper" a parte superior... Fácil, né?
Bom, a primeira fornada foi um .... fracasso total! Os macarons ficaram desiguais (meio ovais), e cheios de rachaduras!! Horríveis!! Quase comecei a chorar!! Pelo menos, consegui retirá-los do papel manteiga, usando a técnica aprendida com o chef: logo que saem do forno, despejar água fervendo por baixo do papel manteiga... o vapor faz os macarons se soltarem facilmente.
Respirei fundo (minha empregada só olhando a louca fazendo a maior bagunça na cozinha...) e fui para a segunda fornada. Forno na mesma temperatura, grade mais alta, calor embaixo e em cima... Também não deu certo... Todos rachados!
E foi assim até acabar a massa... foram umas 6 fornadas, uma pior que a outra... tentei de tudo... abaixar a temperatura, aumentar a temperatura, levantar a grade, abaixar a grade, aquecer o forno só em cima, aquecer o forno só embaixo... Foram tantas as variáveis e combinações que eu até parei de anotar... afinal, nenhuma deu certo!
Mesmo assim, não desisti... Preparei o recheio, um ganáche de chocolate.
- 100 ml de creme de leite
- 250 gr de chocolate meio amargo Garoto (recomendação do chef).
Esperei esfriar um pouco e comecei a montar os macarons. A massa ficou dura, rachada e muito, muito feia... O resultado foi sofrível... Liguei para o meu marido, muito desanimada com o fracasso e ele me falou: "Não tem problema que está feio... eu fecho os olhos quando for comer!!" Ele não é o máximo??
E foi assim mesmo... Deixei-os no freezer um pouquinho e saí, atrasadíssima, para viajar... levando comigo umas amostras dos macarons mais feios do planeta! Fomos comendo macarons no caminho para Paraty... E, fechando os olhos, até que estavam gostosos... foi assim que eles ganharam um singelo apelido: MONSTRORONS!
Mas eu não vou desistir... Da próxima vez, vou peneirar a farinha e vou usar o forno na casa da minha mãe, que tem um termostato digital (viu, mãe??)! Quem sabe dá certo??
oii Bia!! nossa, nunca tinha reparado nesse doce... ja estive 2 vezes em Paris e nem me dei conta deles, infelizmente, pois agora estou com água na boca!! Estive vendo umas receitas na internet para entender a sua receita e obter mais informações. Achei umas dicas legais. 1) deixar o forno meio aberto com uma com uma colher de pau e após 5 minutos, virar a assadeira. também fala para deixar a forma fora do forno por 1 a 2 horas, para que formem uma pele. talvez deixar o forno ligeiramente aberto, proporcione um assado melhor... se usar essas dicas me avise se foram úteis. um beij~~ao pra vc e boa sorte.
ResponderExcluirSilvia, obrigada! Realmente a experiência foi tão frustrante que eu não tentei fazer os macarrons de novo... Mas vou ser persistente e seguir suas dicas. Preciso tb de um termômetro para o forno!
ResponderExcluirbeijos, Bia
Oi, Bia! Assisti hoje ao Receitas de Chuck na GNT que ensinou a fazer macaron negro. Então, fui visitar o site para pegar detalhes. Dê uma zapeada, talvez ajude com dicas. Bj. Itamara
ResponderExcluir