domingo, 16 de junho de 2013

DESAFIO: Conhecer (e preparar) uma sobremesa mexicana!

Bolo de Três Leites (Pastel de Tres Leches) com Morangos Frescos
Este desafio começou com um convite dos nossos amigos Ideli e Herman para um jantar mexicano a bordo do veleiro deles, em Paraty! E eu, prontamente, me ofereci: "Pode deixar que eu levo a sobremesa"!

Aí surgiu o problema... Eu não conhecia nenhuma receita mexicana!!! Já havia feito vários pratos salgados, como Chili com Nachos, Guacamole, Tacos... Mas, sobremesa mexicana?? Vocês podem até dizer... Leva outra sobremesa, não precisa ser mexicana! Mas, convidada para um jantar temático, eu não podia "furar", vocês não acham? Além disso, vocês já perceberam que eu adoro um desafio!!! rs

Recorri, então, aos meus leitores no facebook e o resultado foi incrível!!! Recebi inúmeras sugestões interessantíssimas e a "conversa" sobre sobremesas mexicanas foi deliciosa: Mousse de Manga com Tequila, Margarita Pie, Mousse de Doce de Leite, Churros... Mas foi a sugestão da leitora Sonia Mara Golberg, que mora em Miami (e, portanto, convive bastante com mexicanos) que mais chamou minha atenção: Pastel de Tres Leches, ou Bolo de Três Leites. Ela foi tão gentil que até enviou o link da receita,  no site americano da Nestlé.


O bolo tem este nome porque, depois de assado (a massa é um pão de ló, ou sponge cake), coloca-se uma calda feita com 3 tipos de leite: leite condensado, creme de leite (em lata ou fresco) e Evaporated Milk.


O tal "Evaporated Milk" foi o maior problema, pois este é um ingrediente que não temos aqui (não que eu já tenha visto, pelo menos)... Trata-se de um leite evaporado, duas vezes mais concentrado que o leite normal. Como alternativa, misturei 1/2 xícara de água com 2 colheres de sopa bem cheias de leite em pó e consegui um leite bem mais "concentrado".

Ficou perfeito!!!Testei a receita por duas vezes. A primeira foi para servir no jantar mexicano do Oceanware. Levei o bolo já hidratado pela calda e, na hora de servir, cortei em quadrados, cobri com um mousse de doce de leite que não deu certo (ficou muito mole, sem estrutura) e virou um bela calda, nozes picadas e uma cereja em calda para decorar... Sucesso total! E olha que todo mundo tinha se acabado de comer durante o jantar!! Quase não sobrou espaço para a sobremesa!



Na minha segunda tentativa, fiz o bolo em forma redonda (para ficar mais parecido com a foto da Nestlé) e cobri com chantilly e morangos frescos! Ficou perfeito! Básico, elegante, fácil de fazer e muito saboroso!! Virou, praticamente, um bolo de festa! Segue a receita com passo a passo, da versão com Morangos Frescos! Não sei se os morangos são muito "típicos" mexicanos, mas ficou bem bonito e cortou um pouco o doce intenso do bolo!

Bolo de Três Leites (Pastel de Tres Leches) com Morangos

Para a massa
  • 6 claras
  • 6 gemas
  • 1/2 xícara de açúcar peneirado
  • 1 xícara de farinha peneirada
Para a calda
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 1/4 de xícara de conhaque
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
Para a cobertura
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro
  • algumas gotas de essência de baunilha
  • 1 caixa de morangos cortados ao meio




Bolo de Três Leites (Pastel de Tres Leches) com Morangos Frescos
E Bon Appetit a todos! Especialmente a Ideli, que "provocou", sem querer, este desafio e à Sonia Mara Golberg, que me ajudou a resolvê-lo de forma tão deliciosa!!!! Agradecimentos também a todos os leitores que participaram da "discussão" lá no face! Vocês foram demais!

10 comentários:

  1. Olá Bia!
    Eu também tive muita dificuldade em achar uma receita mexicana para nosso jantar típico. Foi bom saber dessas opções.
    Quanto ao leite evaporado, já foi comercializado no Brasil. Ficava ao lado das latas de leite condensado e creme de leite. Era mais cremoso e mais doce que o creme de leite, por conta da evaporação. Acredito que não tinha muita procura, e foi retirado do mercado, pois há anos procuro e não acho.
    Parabéns por mais este desafio.
    Beijos
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Monica, obrigada pelas informações! Complementam o post! bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Que belas dicas, adorei saber.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe já fez esse bolo, mas eu não sabia que era uma receita mexicana.
    Ela também teve dificuldade pra achar o leite evaporado, ela chegou até a mandar um e-mail pra Itambé, perguntando onde vendia isso.
    É realmente muito gostoso, mas ela nunca fez novamente, agora com esse truque vou sugerir pra ela fazer de novo.

    ResponderExcluir
  5. Iasmin! Tente fazer de novo, porque realmente é um dos melhores bolos que já comi!! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  6. depois que fiz esse bolo 3 leites que uma amiga me deu a receita para um desafio como o seu... eu passei a usar esta calda para molhar todos os meus bolos de aniversário fazem muito sucesso... e quando vai coco no bolo eu rego ele com 4 leites (acrescento o leite de coco)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei esta calda! E a ideia dos 4 leites é ótima! Amo bolo de coco!! Obrigada pelas dicas!! Bjs, Bia

      Excluir
  7. na sua foto do jantar mexicano eles usaram pão sírio (pita bread) no lugar das tortilhas... kkk detalhista eu. se precisar tenho uma receita ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indy, bem observado! Provavelmente a Ideli não encontrou as tortilhas... Mas os Doritos (ou Nachos) estavam ao lado, você viu?? rs

      Excluir