quarta-feira, 2 de março de 2011

DESAFIO: Conhecer as variações do Cheesecake (Torta de Queijo) ao redor do mundo!

Cheesecake Romeu e Julieta (com goiabada cascão)
Hoje vamos falar de Cheesecake, uma das sobremesas mais populares em todo o mundo... Uma base de massa crocante, um recheio cremoso e levemente azedo, uma cobertura de frutas vermelhas, morango, amoras, blueberries... Mas esta é uma das variações possíveis... Cheesecake é todo e qualquer bolo ou torta feitos com queijo! Isso amplia muito os horizontes desta sobremesa, vocês não acham?

Segundo a Wikipedia, "existem mais teorias sobre o bolo de queijo, do que pessoas que saibam prepará-lo".

Criada pelos gregos, foram os americanos que a popularizaram na década de 70. Pesquisando sobre as variações na sua forma de preparo, encontrei inúmeras versões de torta de queijo ao redor do mundo:

Nos Estados Unidos, normalmente é feita com massa de biscoito amanteigado e recheio assado feito com cream cheese e cobertura de frutas vermelhas... Um dos cheesecakes "american style" mais bonitos e deliciosos que provei foi o da Cheesecake Factory, servido com morangos frescos...


Cheesecake com Morangos Frescos (Cheesecake Factory)
A versão francesa da torta de queijo é feita com recheio sem assar, como o que provei no MSC Armonia, coberta de goibada e apelidada de "Torta Romeu e Julieta"... A base pode ser de massa podre ou de biscuit... Para endurecer o recheio, além do queijo, acrescenta-se gelatina sem sabor:

Cheesecake do MSC Armonia
A versão italiana, feita com ricota, também assada, costuma ser um pouco mais seca que a versão americana e a base não é de biscoito...

Cheesecake na versão italiana
A versão alemã é elaborada com queijo quark e costuma levar bastante baunilha e uvas passas pretas... Tenho uma receita de família de Käsekuchen já publicada aqui no blog... Só que o queijo quark foi substituído pela ricota, mais comum no nosso país!

Cheesecake estilo alemão, com passas
E uma versão brasileira com cobertura de goiabada cascão...

Cheesecake com Goiabada Cascão

Cheesecake de padaria

Existem muitas outras versões segundo a Wikipedia... grega, inglesa, japonesa, austríaca... E o Erik, meu filho, lembrou de mais uma, a versão "Santa Marcelina", uma padaria perto de casa, que tem, segundo ele, o melhor cheesecake de todos... rs (vai de gosto, né...) E se é extrapolar, porque não mencionar também a deliciosa versão "sorvete", da Hagen Daas?? É a minha preferida, sem dúvida... Tem pedacinhos de massa de torta e de morango!! Hummm!!


Vamos, então à receita da nossa versão desta sobremesa tão famosa, com goiabada. A massa é feita com farinha e manteiga (massa podre) e deve ser pré assada, o recheio leva cream cheese, ovos, açúcar e creme de leite azedo e a cobertura é feita com goiabada cascão derretida! A foto desta versão está no início deste post, e foi feita por mim!! Utilize uma forma pequena com fundo removível de 20 cm para que o recheio fique mais alto... Eu utilizei uma maior e o recheio ficou "baixinho"... rs)

Cheesecake Romeu e Julieta
Massa
  • 120 gr de farinha de trigo peneirada
  • 35 gr de açúcar
  • 40 gr de manteiga gelada
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • raspas de 1 limão pequeno
Recheio
  • 300 gr de cream cheese (2 pacotes)
  • 150 gr de açúcar peneirado
  • 5 gotas de essência de baunilha
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 120 gr de creme de leite fresco
  • 15 gr de suco de limão
Cobertura
  • 150 gr de goiabada cascão em cubos
  • 1 xícara de água
Aqueça o forno a 180 graus e prepare a massa: misture a farinha, o açúcar, o sal, as raspas de limão com a manteiga gelada, até formar uma farofa. Acrescente o ovo e incorpore bem até formar uma massa homogênea. Forre a forma, perfure toda a massa com um garfo e leve para pré assar por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare o creme de leite azedo: Esquente o creme de leite em banho maria até 50 graus. Adicione o suco de limão e deixe esfriar em local aquecido.

Prepare o recheio: Bata o cream cheese na batedeira, adicione o açúcar aos poucos. Sem parar de bater, junte a baunilha, o ovo e a gema. Por último, acrescente o creme de leite azedo e misture levemente.

Passe a clara de ovo pela massa pré assada e fria e adicione o recheio. Leve para assar por cerca de 45 minutos, no forno a 180 graus, até massa e recheio ficarem bem dourados.


Enquanto assa, prepare a cobertura, levando a goiabada com água ao fogo e mexendo até derreter e virar uma calda grossa. Reserve.


Depois que a torta esfriar, coloque a cobertura, desenforme e sirva!  


7 comentários:

  1. que legal cara...
    to curtindo o seu blog
    sou novo aqui...
    me ajuda a divulgaro meu
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Será que dá certo com o creme de leite em caixinha? (Aqui na minha cidade não acha nada pra comprar, óoo céus)

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Patricia... Talvez dê para substituir, uma vez que o creme de leite fresco nesta receita não é batido em chantilly (o que não é possível fazer com o creme de leite de caixinha...). Tente fazer mas sem colocar o limão para azedá-lo, pois no caso do creme de leite de caixinha ele vai talhar... Me conta depois se ficou bom (caso você queira arriscar!). Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  4. Acabei fazendo com o creme de leite de caixinha mesmo, e segui a receita, coloquei o limão. Ficou simplesmente maravilhoso. Nunca tinha comido cheese cake e amei. O limão dá um aroma todo especial.
    Adoro seu blog Bia, obrigada pelas receitas.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que deu certo, Patricia!! Fica registrada a dica então, para os demais leitores que tiverem dificuldades em encontrar o creme de leite fresco! E obrigada por voltar aqui para nos contar!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  6. Oi,Bia!
    Tudo bem?
    a clara de ovo e em neve ou natural?
    quando vc diz que tem que passar na massa fria antes de por o recheio.
    Bjss

    ResponderExcluir