domingo, 15 de setembro de 2013

DESAFIO: Assar um Pane di Latte (ou Pão de Leite versão italiana)

Pane di Latte - Pão de Leite
Esta é mais uma receita do Livro Illustrated Baking, que tem me inspirado muito a testar novas receitas de confeitaria e da panificação! O Pane di Latte, ou "pão de leite" em italiano, é feito com a massa enriquecida, ou seja, que leva ovos, leite e manteiga. É semelhante a um pão doce na textura, mas menos doce. É macio e bem branquinho por dentro, com uma casca bem dourada por fora, graças ao ovo batido que se pincela antes de assar. Por ser "enriquecida", a massa normalmente demora um pouco mais tempo para crescer, se comparada a um pão feito com farinha e água, por isso, se dobra a quantidade de fermento para a mesma quantidade de farinha. Outro cuidado importante é na hora de assar: se a cobertura começar a dourar muito rápido (o que sempre acontece no meu forno, que tem aquecimento superior também), será necessário colocar um papel alumínio por cima, evitando-se que se queime antes de estar totalmente assado.

O formato sugerido na receita do livro também é bem diferente e, só olhando, não consegui identificar como era feito. Lendo a receita toda, aprendi que a massa é dividida em 5 partes (2 levemente maiores), abertas em tiras ("minhocas" rs), todas colocadas em paralelo (as duas maiores nas extremidades). Aí, unem-se as pontas das extremidades, fechando toda a borda! Interessante, não?

Fiz metade da receita, que rendeu um pão de tamanho médio. Se quiser fazer um pão maior, é só dobrar todos os ingredientes (menos o ovo para pincelar)!

Pane di Latte (Pão de Leite)

(1 pão médio)

  • 1/2 xícara de leite morno
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher sopa de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 ovos (um para a receita e outro para pincelar).


Dissolva o fermento no leite morno. Deixe esfriar. Junte 1 ovo batido. Coloque a farinha, o sal e o açúcar em uma bancada e faça um buraco no meio. Coloque o líquido e a manteiga derretida no centro. Vá misturando tudo até incorporar bem. Sove por 10 minutos com as mãos, até a massa ficar homogênea e elástica. Cubra a massa com um filme plástico e deixe descansar por 1 a 2 horas (até dobrar de tamanho). Sove novamente e divida a massa em 5 partes (sendo 2 delas um pouco maiores). Faça uma tira grossa com cada parte da massa e monte da seguinte forma: coloque as 3 tiras menores paralelas e as duas tiras maiores nas extremidades, unindo-se as 2 pontas, de forma a "abraçar" as 3 tiras menores. Coloque em uma assadeira e deixe crescer novamente (mais uma hora).
Aqueça o forno a 180 graus. Pincele o pão com o outro ovo batido e leve para assar por 30 minutos. Se começar a dourar muito rápido, cubra com um papel alumínio até terminar de assar.
Retire do forno, deixe esfriar em uma grade por 10 minutos e sirva!


Pane di Latte (Pão de Leite) by Desafios Gastronômicos

3 comentários:

  1. A massa ficou mto mole...a quantidade de farinha está correta?
    Já fiz várias receitas suas e todas são ótimas. Obrigada por compartilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourdes! Obrigada por questionar!! Vou fazer novamente a receita para confirmar a qte de farinha e dos líquidos. Mas se ficar grudenta, é só colocar um pouco mais de farinha... Por acaso você não colocou 2 ovos na massa, né? Um grande abraço! Bia

      Excluir
  2. A massa ficou mto mole...a quantidade de farinha está correta?
    Já fiz várias receitas suas e todas são ótimas. Obrigada por compartilha.

    ResponderExcluir