terça-feira, 13 de novembro de 2012

DESAFIO: Aproveitar sobras do churrasco para fazer um Arroz de Puta Rica!!

Arroz de Puta Rica (ou Arroz de Meretriz Abastada!!)
A primeira vez que ouvi falar deste prato estávamos em Angra dos Reis, embarcados no Black Swan e passando o dia na Ilha da Gipóia na casa dos nossos amigos Paula e Serginho. O grupo era grande (5 adultos e 7 adolescentes) e havíamos feito churrasco durante o dia... Depois de muita atividade (mergulho, pesca, caminhada...), o sol começou a se por e eu comecei a me preocupar com o jantar para aquela galera toda! Ô síndrome de cozinheira que eu tenho!! rs

A dona da casa, sabendo da minha predileção por esquentar a barriga no fogão, me deu total liberdade para "criar" o jantar! E foi, com os rapazes, tomar cerveja no bar no canto da praia!! kkkk (essa é a Paula!!). Abri a geladeira e a despensa e fui coletando os ingredientes... A ideia inicial era fazer um macarrão "vale tudo", mas acabei decidindo fazer um "risotão" com todo o soborô da geladeira, principalmente as carnes do churrasco! Quando a Paula voltou do boteco e olhou o conteúdo da enorme panela que estava no fogo, exclamou: Gente, ela fez Arroz de Puta!!! 

Foi uma gargalhada só, principalmente entre as "crianças"! E, antes que eu me ofendesse (rs), ela explicou que este é o nome que se dá ao arroz feito com diversas carnes e legumes... Minha enteada Marina, menina muito fina e educada, me puxou no canto e falou: "Tia, acho melhor chamar de "Arroz de Meretriz Abastada", você não acha??" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Apesar do nome um pouco "rude" e de sua aparência rústica (principalmente se servido em um "panelão" de alumínio, rs), o prato ficou uma delícia, uma refeição completa! Lendo sobre a receita na internet, descobri que existe um prato chamado de Arroz de Puta Pobre, que leva arroz, legumes e linguiça e, eventualmente sobras de feijão... A versão "Rica" leva outros tipos de carne, mais legumes e açafrão para dar um lindo tom amarelo... Ouvi dizer que o nome surgiu nos prostíbulos de Goiânia, que serviam o prato para atrair mais "clientes"! Quanto melhor a casa, mais "rica" a receita!!! Vejam algumas versões da receita que encontrei na net:


Meses depois da experiência em Angra, depois de um Churrasco feito para comemorar o aniversário do Ian (veja o post sobre o Churrasco Teen), tive a ideia de preparar novamente esta receita em casa, depois de encontrar na geladeira sobras de frango, carne, linguiça e costelinha!

Basicamente a receita consiste em diversas carnes (frango, linguiça, picanha, costelinha) cozidas com legumes (use o que tiver na geladeira) como tomate, abobrinha, cebola... com o arroz cozido em caldo de carne, frango ou legumes... É só usar a criatividade (e o soborô da geladeira)! 

Arroz de Puta Rica (ou de "Meretriz Abastada")

  • 2 xícaras de sobras de churrasco (carne, frango, porco) picados
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 xícaras de legumes diversos picados (abobrinha, cenoura, ervilha, milho, tomate...)
  • açafrão (2 pacotinhos)
  • 4 xícaras de caldo (de carne, frango ou legumes)
  • 2 xícaras de arroz lavado e escorrido
  • sal (se necessário)
  • salsinha ou coentro picados para finalizar
Aqueça o caldo e reserve. Aqueça uma frigideira alta e grande. Aqueça o azeite, frite a cebola e o alho. Acrescente os legumes e deixe refogar. Coloque as carnes e refogue mais um pouco. Acrescente o arroz e deixe fritar bem. Coloque o caldo quente com o açafrão dissolvido, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por mais 15 minutos. Para finalizar, salpique a salsinha ou coentro.


Mais uma vez, sucesso total!!! Alê e Erik comeram com gosto! O arroz fica saboroso, molhadinho...
Além de econômica nos ingredientes, a receita é fácil e suja pouca louça!! Essas meretrizes são espertas mesmo!! kkkkk

Bon Appetit!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário