quinta-feira, 18 de julho de 2019

DESAFIO PORTUGUÊS: Arroz "Malandrinho" de Tomates

Arroz Malandrinho de Tomates
Mais uma receita provada, testada e aprovada após a nossa maravilhosa viagem a Portugal em Junho desse ano! Ficamos apaixonados por essa versão de arroz servido com um saboroso caldo de tomates, bem molhadinho! Nessa receita, quando mais caldo ficar após o cozimento do arroz, melhor! Nada daquele arroz sequinho e soltinho: o Arroz Malandrinho é exatamente o contrário! E porque esse nome? rs... Não encontrei explicação! Talvez seja a "malandragem" de colocar caldo demais e, mesmo assim, a receita ficar maravilhosa!!

O ideal é fazer a receita do Malandrinho com o arroz tipo carolino, que só existe em Portugal! Como o carolino é um tipo de arroz curto, gordinho e com bastante amido, imaginei que o mais parecido que podemos ter aqui no Brasil é a versão do arroz para risoto (arbóreo)... Mas eu testei com o arroz agulhinha mesmo e ficou divino!!

Em Portugal, o Arroz de Tomates é o acompanhamento perfeito para as Pataniscas de Bacalhau, Lulas ou Chocos Fritos, Peixes assados... Na minha opinião, ele é delicioso até para comer sozinho!! E não dispense o coentro de jeito nenhum! Ele harmoniza perfeitamente com a leve acidez dos tomates e perfuma todo o prato!! Existe também uma versão de Arroz de Feijões que é deliciosa e que logo logo vou testar e postar aqui!

Arroz Malandrinho de Tomates

4 porções


  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • azeite para refogar
  • 1,5 xícaras de arroz (de preferência arbório)
  • 4 tomates italianos bem maduros picados (sem pele e sem sementes)
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 5 xícaras de caldo de sua preferência (legumes, carne, peixe...) - quente
  • sal e pimenta do reino
  • coentro picado para finalizar

Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates e o pimentão, mexa bem e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos com a panela tampada. Quando os tomates estiverem bem desmanchados, junte o arroz (lavado, se necessário) e misture bem. Acrescente o caldo quente, acerte o sal e a pimenta do reino. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 12 minutos. Após este tempo, verifique se o arroz está cozido (não deve ficar cozido demais). Se estiver, desligue o fogo e deixe descansar uns 10 minutos. Na hora de servir, salpique o coentro picado e sirva bem quente.

#dica: Para quem não sabe tirar a pele dos tomates, segue a receita: Ferva uma panela com água. Desligue o fogo e coloque os tomates inteiros. Tampe e marque 5 minutos. Coe a água quente e você já vai ver a pele soltando. É só puxar com os dedos. Corte no meio, esprema para retirar as sementes e pique a polpa.

Bom Apetite! (em português de Portugal)

2 comentários:

  1. Experimente com salsa ou salsinha. mham mnham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica ótimo tb! Mas eu AMO coentro! rs (mas para quem não gosta - e tem muita gente que não gosta, rs - a salsinha harmoniza super bem tb!! Abraços!

      Excluir