terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DESAFIO: Reviver um ingrediente totalmente esquecido, o Mandiopã!!

Quando os convidados da Festa de Natal Vintage viram o cardápio impresso, automaticamente deliraram com uma das entradas, o Mandiopã! O difícil foi explicar para os mais jovens o que era aquilo... Não era batata, não era "fandangos", não era "baconzitos"... Era o verdadeiro e legítimo Mandiopã, o salgadinho da nossa infância!! Um dos convidados disse que não provava o tal há 30 anos! Aff!

As moças que me ajudaram no evento, as Marias, nunca tinham visto... E acharam uma "graça" aqueles pedacinhos caindo no óleo quente e crescendo instantaneamente!

Mas, o mais surpreendente foi saber que o mandiopã ainda é vendido nos supermercados (na seção de farináceos, caso você queira procurar...rs), em 6 sabores: o natural (que eu não consegui achar), o de batata (bem neutro), o de bacon (parecido com o baconzitos), o de camarão (que meu marido não pode comer...), o de queijo (que não provei... ainda!) e, finalmente, o de alho (que nunca vi para vender...) rs

Alguns sabores de Mandiopã - foto da net
Pensei em fazer um passo a passo do preparo, mas encontrei um "pronto" na internet! Olha que legal!!
O passo a passo do blog da Teca Maria - muito legal!!
E rende muito! Mas o povo come muito também, pois é muito leve e crocante (apesar de ser fritura... mas, antigamente, ninguém ligava muito prá isso, não é mesmo?). Quer mais detalhes sobre o mandiopã? Tem até um site: http://www.mandiopa.com.br/! Olha a "propaganda" que encontrei no youtube:



Mas o detalhe diferente deste petisco "ressuscitado" foram os molhos que acompanharam o mandiopã: um rosé e um feito com curry! Uma delícia! Mais uma ideia "vintage" do Chef Otávio Felix.

Petiscos de Mandiopã com Dois Molhos
  • 1 pacote de mandiopã
  • 1 xícara de óleo
  • 1 vidro grande de maionese
  • 1 colher de sopa de curry
  • 3 colheres de sopa de catchup
  • 4 colheres de sopa de creme de leite
  • sal e pimenta a gosto
Prepare o molho rosé misturando meio vidro de maionese com o catchup e 1 colher de creme de leite. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Para o molho de Curry, misture o restante da maionese com o curry e 3 colheres de sopa de creme de leite.
Frite os mandiopãs conforme instruções da embalagem (veja o passo a passo acima) e sirva imediatamente, acompanhado dos molhos. Não dá para fazer com antecedência, porque os salgadinhos murcham super rápido!!

Bón Appetit!!

2 comentários:

  1. Olá Bia, tudo bem? Fiquei feliz em ver que reproduziu meu cardápio publicado na revista “Casa e Comida” com tanta qualidade.Espero que seus convidados tenham gostado. Abraço e feliz 2012. Chef Otavio Felix.

    ResponderExcluir
  2. Para quem não sabe o nosso querido Mandiopã está entre os dez quitutes mais saudáveis do planeta. Sempre compro no seguinte endereço: https://www.memsuplementos.com/

    Saudações!

    ResponderExcluir