quinta-feira, 14 de março de 2013

DESAFIO: Utilizar o Azeite Cocinero em uma receita diferente para a Páscoa!

Bolinhos de Blueberries e Azeite
Este desafio chegou por email e pelo correio! Primeiro, recebi um convite para participar da campanha do Azeite Cocinero para a Páscoa, desenvolvendo uma receita com o produto, para ser divulgada no site www.cocinero.com.br. Dias depois, chegou uma caixa com duas embalagens do azeite!!

Quando se pensa no almoço de Páscoa e em uma garrafa de azeite, logo vem uma receita à cabeça: BACALHAU!! Mas esta não foi a minha escolha, primeiro porque meu marido é alérgico a peixes e, segundo, porque era óbvia demais!!

E como vocês já devem ter notado uma leve queda minha por doces e por receitas de confeitaria, fiquei pensando em quais doces ou bolos que levavam azeite na receita... Não é muito comum mesmo, mas, no  blog, eu já havia postado duas receitas assim: A Torta di Nada (ou Bolo Toscano de Blueberries) e o Mousse de Chocolate meio amargo com Azeite e flor de sal!

Depois de analisar "profundamente" as duas receitas (rs), tive a ideia de fazer o Bolo de Blueberries em uma versão "mini", em forminhas de cupcakes, para serem presenteados em lindas caixinhas! Não é uma boa ideia para substituir os "industrializados" ovos de Páscoa??

A receita rendeu 12 lindos bolinhos, úmidos, cheios de blueberries e com um perfume delicioso que só o azeite extra virgem pode dar! Aprovadíssimo! E o produto testado é realmente muito bom, tanto pelo sabor (nem suave e nem marcante demais), quanto pela praticidade da embalagem. Não é por acaso que eu realmente costumo comprar este azeite para levar para o Black Swan... Afinal, em um veleiro, embalagens de vidro não são nada bem vindas!! rs

Espero que o pessoal da Cocinero (e vocês também, meus leitores queridos) curtam este jeito diferente de utilizar o azeite extra virgem!! Bón Appetit!!

Bolinhos de Blueberries e Azeite

  • 2 ovos grandes
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 1/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem Cocinero
  • 3/4 de xícara de leite
  • 1/2 colher de essência de baunilha
  • 9 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • raspas das cascas de 1/2 limão e 1/2 laranja
  • 1 1/2 xícaras de blueberries frescos ou congelados
  • forma para 12 cupcakes
  • 12 forminhas de papel
Aqueça o forno a 180 graus. Coloque as forminhas na forma para cupcakes. Bata os ovos e o açúcar por 3 minutos. Acrescente a manteiga e o azeite e bata bem. Junte o leite e a baunilha, alternando com a farinha, o fermento e o sal. Desligue a batedeira e misture delicadamente as raspas de limão e laranja e 1/3 dos blueberries. Coloque 2 colheres de sobremesa bem cheias em cada forminha e deixe a massa descansar por 10 minutos. Leve ao forno e asse por 6 minutos. Retire do forno, cubra rapidamente os bolinhos com o restante dos blueberries e volte ao forno para terminar de assar (cerca de 10 a 12 minutos).

Depois de frios, acomode os bolinhos em caixinhas de papelão para presente! E Boa Páscoa!!





2 comentários:

  1. Olá Bia!!
    Sou sua mais nova seguidora, e estou amando seu blog, suas receitas e sua maneira deliciosa de nos apresentar a este universo.
    Gostaria de saber se as medidas para fazer um unico bolo, é a mesma, do mini bolos, e se esta massa, pode ser coberta com pasta americana?. Obrigada!!
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Olá Andrea, bem vinda!! Quanto as medidas são as mesmas para um bolo pequeno. Se vc clicar no post em um link do Bolo Toscano de Blueberries você terá a receita do bolo grande. E quanto a cobertura, acho que eu não colocaria, pois o charmoso é ver as frutinhas! bjs, Bia

    ResponderExcluir