terça-feira, 27 de setembro de 2011

DESAFIO: Fazer os famosos Cupcakes de Banana com Merengue Brullée da chef Carole Crema!

Minha versão dos Cupcakes de Banana com
Merengue Brullée
Alguns desafios aparecem onde a gente menos espera... Estava eu esperando minha querida amiga Nara no Wraps quando comecei a ler um folheto que estava na mesa... Era um jornalzinho do restaurante, com notícias e receitas! E lá estava a receita dos Cupcakes de Banana, da chef do Wraps, Carole Crema, que também é dona da confeitaria La Vie en Douce, conhecida por seus cupcakes!


Cupcakes de Banana da Chef Carole Crema, do La Vie en Douce

Eu, pessoalmente, não sou muito fã de cupcakes... Normalmente acho os bolinhos muito doces, com coberturas muito enjoativas... Mas, tenho que admitir, são lindinhos!!

O que me chamou a atenção nesta receita, além do sabor de banana, que eu adoro, era a cobertura de merengue, levemente queimada com o maçarico... E o desafio era tentar fazer novamente o Merengue Suíço, que vai ao banho maria antes de ser batido, e deve atingir a temperatura de 60 graus... Em uma receita anterior, de Tartelettes de Limão Siciliano, tentei fazer o tal merengue mas, como não tinha termômetro, não consegui dar o ponto correto... Acabei fazendo o Merengue Francês, que é só clara e açúcar batidos... Mas não dá o mesmo ponto do Merengue Suíco, que é ideal para coberturas, pois não fica com gosto de ovo... Fiquei animada em tentar novamente, agora com as ferramentas corretas!

Cupcakes de Banana com Merengue Brullée

Para a massa (dá 16 bolinhos):
  • 3 ovos
  • 3 gotas de essência de baunilha
  • 360 gr de açúcar
  • 240 gr de farinha de trigo
  • 180 ml de óleo
  • 100 gr de nozes (eu fiz sem as nozes...)
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 3 bananas nanicas maduras e amassadas
Para a cobertura
  • 100 gr de claras de ovo
  • 200 gr de açúcar
Comece aquecendo o forno à 180 graus. Prepare a forma de muffins colocando as forminhas de papel próprias para cupcakes.

Bata os ovos na batedeira até ficar bem espumante. Junte a baunilha e o açúcar peneirado e bata mais. Junte metade da farinha e metade do óleo, batendo até incorporar bem. Junte o restante da farinha e do óleo e bata mais. Por último, acrescente a banana amassada e o fermento, misturando com uma colher. Preencha 3/4 das forminhas com a massa. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem douradinhos.

Prepare a cobertura: aqueça as claras e o açúcar em banho maria até atingir a temperatura de 60 graus. Retire do fogo e bata na batedeira até ficar no ponto desejado (para saber se está no ponto, levante a pá da batedeira... Se o merengue não cair, está no ponto!).

Deixe os bolinhos esfriarem bem. Coloque o merengue em um saco de confeitar e decore os cupcakes. Por último, utilize um maçarico para dourar a cobertura!




Os cupcakes ficaram lindos! A massa é leve e saborosa e a cobertura, embora não tenha "sabor", dá uma textura macia ao bolinho! Vale a pena experimentar! E agradecimentos especiais à chef Carole Crema, que gentilmente compartilhou esta receita com todos nós!! Não é todo chef que faz isso! Parabéns! E Bón Appettit!!



9 comentários:

  1. Olá, acabei de fazer esta receita, mas infelizmente não deu certo cresceu muito e derramou, quando terminou de assar murchou, fiquei triste pois ficaram muito feios, gostosos mas muito feios, será que coloquei muito fermento, usei colher de chá cheia (não de mãe)?

    ResponderExcluir
  2. Bia (Desafios Gastronomicos)30 de junho de 2012 09:54

    Teka, será que vc não colocou massa demais em cada uma das forminhas? Isso já aconteceu comigo... Normalmente coloco 2 colheres de sopa de massa para que cresçam e não derramem! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bia (Desafios Gastronomicos)30 de junho de 2012 09:55

    Agora... Mesmo feinhos, não esqueça que vai o merengue por cima! Aí tudo se resolve!!

    ResponderExcluir
  4. Achei lindo os cupcakes,só que eu não tenho o maçarico pra fazer não tem outra maneira de deixar igual ao teu

    ResponderExcluir
  5. Ai, Taiani... Só com o maçarico mesmo! Mas vale o investimento! Além dos cupcakes, vc pode preparar Creme Brullée, uma das minhas sobremesas prediletas!! Beijos, Bia

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita e pretendo fazer no final de semana para o aniversário da minha mãe.... :) Como faço, na cobertura, para saber se atingiu a temperatura de 60º, uma vez que não tenho termômetro. Existe algum outro meio ("antes de ferver", "antes de formar bolhas"), algo do tipo? Desde já obrigada!! Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. Lilly, sem termômetro, é melhor fazer o merengue francês, que não é cozido antes. É só bater as claras em neve e ir adicionando o açúcar aos poucos, batendo até ficar bem firme e bem brilhante! Para tirar o gosto de ovo, coloque também umas gotinhas de suco de limão, tá?? Bjs e boa sorte!! Feliz Aniversário para sua mãe!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Bia!! A festa foi sim um sucesso! Acabei fazendo dessa forma msm e todo mundo adorou! ;) Bjo grande!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia. Estou de olho em um maçarico há tempos, mas acabo sempre desistindo, com medo. Não é perigoso? Será que consigo acertar carregá-lo com gás? Vendo essa idéia de usá-los em coberturas de cupcake, me animou novamente a comprar um. Eu posso usar o maçarico com o cupcake na forminha de papel mesmo? Não tem nenhum perigo?

    ResponderExcluir