sábado, 3 de março de 2012

DESAFIO: Inventar aperitivos charmosos para acompanhar um champagne geladinho!

Aperitivos para champagne
O jantar daquele sábado era resposta a um desafio do Alê: Coq Au Vin! Ele, que já é fã absoluto do Boeuf Bourguignon, queria provar a sua versão "galinácea"! Mas um jantar completo não é só feito de um prato principal... Tem que ter aperitivo, entrada, acompanhamentos e sobremesa! Pensa que é fácil?? rs

Conversando com minha amiga Renata que já morou em Paris a trabalho, os franceses costumam convidar para o jantar e servem, assim que os convidados chegam (na hora marcada, obviamente...), um champagne gelado com alguns aperitivos simples como tomatinhos cereja, nozes, amêndoas, queijos, damascos secos... Achei ótima a ideia, e, já que o Coq Au Vin tem sotaque francês, estes aperitivos com champagne ficariam perfeitos como "o abre alas" do jantar!!

Para fazer as vezes do champagne (que só pode receber esta denominação se for produzido na França, na região da Champagne), comprei um vinho frisante chileno Santa Carolina, Démi Sec. Os aperitivos deveriam, portanto, ter um toque adocicado. "Bolei", então, dois tipos de aperitivo: um Canapé de Damasco Seco com Cream Cheese e Pistache e Pedacinhos de Brie com Morango e Geléia de Blueberry. Em ambos, o objetivo foi criar combinações contrastantes e, ao mesmo tempo, balanceadas entre o doce e o salgado, o macio e o crocante, o suave e o marcante!

Canapés de Damasco Seco com Cream Cheese e Pistache
  • 20 damascos secos
  • 1 pote de cream cheese
  • 50 gramas de pistaches sem casca
Primeiro, toste bem os pistaches em uma frigideira e pique-os bem. Monte os canapés com a base de damasco, recheie com o queijo e, para finalizar, vire a parte do queijo sobre os pistaches picados.

Canapés de Damasco Seco com Cream Cheese e Pistache

Pedacinhos de Brie com Morango e Geléia de Blueberry
  • 1 queijo brie  (150 gramas)
  • 2 morangos fatiados (bem fininhos)
  • geléia de blueberry (com as frutinhas inteiras)
Corte o brie em quadradinhos. Coloque uma fatia de morango por cima de cada pedaço e finalize com um pouquinho da geléia, de preferência colocando os blueberries inteiros.

Pedacinhos de Brie com Morango e Blueberry
É bem fácil e rápido de fazer e o  resultado visual é surpreendente. Quanto ao sabor, ambos os aperitivos combinaram super bem com o vinho frisante! Bón Appetit!!

6 comentários:

  1. Apetitosos! Vou experimentá-los no próximo jantar. Só a parte que me irrita muito é a total e absoluta falta de pontualidade dos convidados! Se eles soubessem como é difícil coordenar cozinha e atraso, será que teriam um pouco mais de respeito?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Clau, vc está certíssima!! Só quem já preparou um jantar completo em casa sabe da importância da pontualidade!! Neste ponto, os europeus são de "tirar o chapéu"!! bj!!

    ResponderExcluir
  3. Bia, adorei o seu Blogger!! Ótimas dicas e receitas, aqui encontrei o que precisava. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia seu blogger e superb.
    Eu fiz esses aperitivos e meu queijo grudou no fundo :(.
    Alguma ideia?xx

    Ah eu usei da marca President.

    ResponderExcluir
  5. Olá Célia! Se o queijo estiver muito mole e maduro você pode inverter e colocar a fruta por baixo. Outra dica é cortar fruta e queijo em cubinhos. Aí, vão fixar melhor no palito!! Abraços, Bia

    ResponderExcluir