quarta-feira, 9 de outubro de 2013

TÉCNICA: Como fazer arroz branco soltinho

Pode parecer uma técnica meio "básica" demais, mas é incrível como tem muita gente que não consegue fazer um arroz branco bem soltinho e saboroso! Ou fica duro demais, ou empapa (tipo "unidos venceremos" rs), ou fica insosso, ou fica salgado demais... Então, vamos lá aprender uma técnica infalível para você não errar mais no seu arroz de cada dia!

A receita é básica: 2 xícaras de água para cada 1 xícara de arroz,óleo ou azeite (1 colher de sopa por xícara de arroz cru) para fritar o alho e/ou a cebola (a gosto) e sal para temperar (1 colher de chá por xícara de arroz cru).

Utilize arroz já lavado, tipo o Tio João 100% grãos nobres. Ferva a água no microondas ou no fogo.
Aqueça uma panela de fundo grosso e coloque o óleo ou azeite. Frite levemente o alho e/ou a cebola (não deixe dourar muito senão seu arroz não vai ficar "branquinho"). Junte o arroz e frite um pouco. Coloque o sal e misture.


Junte a água, espere ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe tampado por mais 15 minutos (este tempo de espera é fundamental para o seu arroz terminar de secar e ficar perfeito) . Antes de servir, solte os grãos com um garfo.



5 comentários:

  1. Para ficar 100% solto, ao fritar o arroz, adicione uma colher (sopa) de vinagre branco.
    Seguro que si!

    ResponderExcluir
  2. É verdade tambem uso o vinagre branco ...coisas de minha avó

    ResponderExcluir
  3. Eh verdade q algumas gotas de limão tb deixa branquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO ! Se não pega gosto !

      Excluir