sábado, 12 de julho de 2014

DESAFIO: Bananas Flambadas com Calda Toffee e Sorvete

Banana Flambada com Calda Toffee e Sorvete de Creme
 Banana é uma das minhas frutas preferidas! Gosto de banana para comer "in natura", no café da manhã com mel e granola, gosto de Bolo de Banana, Torta de Banana, Doce de Banana... Mas esta combinação de Banana com conhaque (para flambar), açúcar mascavo, manteiga (para formar uma calda escura e saborosa, com gosto de caramelo) e sorvete de creme, é imbatível!!

A Banana Flambada com Sorvete é um clássico de rodízios e restaurantes aqui em São Paulo! Quem nunca viu o garçom preparando as frutas flambadas em um carrinho, ao lado da mesa do cliente, e todos observando as chamas que se formam durante o preparo?? Quando eu era criança, achava isso o máximo!! rs... Mas agora, eu mesma faço as minhas chamas! Lindo!!

Esta receita é bem rápida de fazer (cerca de 10 minutos!) e vai provocar elogios dos seus convidados! É perfeita para um jantar informal, que você não teve muito tempo para preparar a sobremesa! A única parte mais elaborada é exatamente a "flambagem", processo em que uma bebida alcoólica é jogada sobre os ingredientes e depois inflamada, para que o álcool evapore e fique somente o sabor.

Há várias formas de flambar: a mais comum é jogar a bebida (no caso, o conhaque, nesta receita) sobre as bananas fritas e inclinar a borda da frigideira na boca do fogão para que o conhaque se inflame. Eu, pessoalmente, não costumo usar esta técnica, porque acho que o conhaque evapora muito rápido e, se há algum líquido na panela, o conhaque se dilui e não inflama mais... Muitas vezes, fazendo desta forma, não consegui as famosas "chamas" da flambagem, o que me deixou bem frustrada!
Por isso, a técnica que eu mais utilizo para flambar é a da "concha de metal", que explico na receita abaixo!! Para mim, é "tiro-e-queda"! rs... Se você nunca "flambou" nada e costuma fugir de receitas assim, não deixe de tentar! Faz muita diferença no resultado final!

Banana Flambada com Calda Toffee e Sorvete de Creme

(4 porções)


  • 4 bananas nanicas em rodelas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/4 xícara de cognac (conhaque)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 4 bolas grandes de sorvete de creme
  • farofa de castanhas (opcional)

Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e frite as rodelas de banana até começar a dourar. Coloque o conhaque em uma concha de metal e aqueça a concha na boca do fogo ao lado (com muito cuidado!!!) por alguns segundos. Aproxime a superfície da concha à chama, para que o conhaque inflame. Despeje o conhaque "pegando fogo" sobre a banana (não fique com medo, dá certo!! rs) e espere a chama se apagar. Coloque o açúcar mascavo e um pouco de água para formar uma caldinha. Deixe ferver por 1 ou 2 minutos.


Monte as taças de sobremesa com a calda da banana por baixo, a bola de sorvete de creme por cima e, se desejar, cubra com a farofa de castanhas! E pronto!!


Agradecimentos especiais à minha sous-chef predileta e amiga inseparável Nara Bonini, que cedeu a casa para o preparo da receita e para as fotos!! Tem coisa melhor que cozinhar COM e PARA os amigos queridos??


Um comentário: