quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DESAFIO: Preparar um Tiramisú Light (nas calorias e no preço!!)

DESAFIANTE: Eu mesma
MOTIVO: O mascarpone é caríssimo e a receita tradicional é muito calórica!

No mesmo dia do almoço do ossobuco com polenta, resolvi fazer uma sobremesa italiana. Imediatamente pensei no Tiramisú, que é delicioso... Se pensarmos que o final de uma bela refeição normalmente é acompanhado de um doce, um cafezinho e um licor, o Tiramisú reúne os três sabores em uma só sobremesa!

Há alguns anos eu havia feito Tiramisú para uma festinha que dei em casa... Fiz em um bowl grande de vidro, que destacava todas as camadas do doce. Lembro que eu “fiz” o mascarpone utilizando ricota...

Encontrei na internet, no site www.allrecipes.com.br uma receita de Tiramisú Rápido. No resumo da receita, a autora mencionava que era uma receita de sua mãe alemã (!!), que não levava ovos (o tradicional leva 6 gemas), açúcar refinado e que utilizava cream cheese no lugar do mascarpone. Adorei!!
Só faltava, agora, checar as calorias e compara-las com um Tiramisú Tradicional... Para considerar a receita “light”, deveria haver uma redução de, no mínimo, 30% das calorias!

O próprio site da receita possui também informações nutricionais (adorei de novo!!): Tiramisú Rápido, 168,5 calorias, 65mg de colesterol.
Tiramisú Tradicional: 568 calorias, 303mg de colesterol.
Perfeito!! Light total!! Só faltava agora ser gostoso!

Providenciei os ingredientes:

  • 120 ml de café coado, frio

  • 60 ml de amaretto (comprei o nacional mesmo)

  • 200gr de cream cheese (comprei o Philadélfia, light)

  • 180ml de creme de leite fresco

  • Essência de baunilha (usei umas 10 gotas, para não ficar enjoativo)

  • 1 pacote de biscoito champagne Bauducco (existem 2 tipos, com açúcar cristal e com açúcar refinado. O refinado é mais delicado).

  • Um pouco de café (100ml) para “molhar” os biscoitos

  • 1 colher de sopa de chocolate em pó do Padre

Separei todos os ingredientes nas quantidades pedidas. É o que os chefs franceses chamam de “mise en place”. Vejam o que diz a wikipedia:

Mise en place (dito "miz õ plas") é um termo francês que significa, literalmente, "posta no lugar". Consiste em uma etapa inicial para o preparo de um prato, na qual você separa todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser medidos, e, se necessário, descascados, cortados, etc. É fundamental fazer a mise en place para a boa execução de qualquer receita, assim você não sai correndo atrás dos ingredientes quando as coisas já estão na panela. Um cozinheiro profissional não sobrevive sem a mise en place.

Interessante, não? É o que, no mundo corporativo, chamamos de “planejamento”. Normalmente as pessoas querem pular esta etapa por acharem ser perda de tempo... O mesmo acontece na cozinha... Eu mesma costumava buscar os ingredientes na geladeira, na despensa, no armário, no momento da execução. E surpresas desagradáveis eram inevitáveis... o sal acabou, não tem farinha o suficiente...

Desde que conheci o “mise en place”, minha vida da cozinha mudou. Fiquei muito mais eficiente e produtiva!

Preparados e separados todos os ingredientes e utensílios, comecei o preparo.
Misturei o café e o licor. Juntei 100gr do cream cheese e misturei até incorporar bem. Reservei.
Com a batedeira, preparei o chantilly com o creme de leite e a baunilha. No final, juntei o restante do cream cheese e bati um pouco mais. Aqui cabe uma observação: da próxima vez que eu fizer a sobremesa, vou acrescentar uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro ou uns 2 saquinhos de adoçante. Achei o cream cheese muito salgado.

Embora a receita original sugerisse uma montagem em uma travessa de 28x18cm revestida com papel vegetal (para posterior desinforme), decidi fazer em potes de vidro individuais. Achei que iria ficar mais chamoso.

Iniciei a montagem. Primeira camada: 2 biscoitos molhados no café, umas 3 colheres de sopa da mistura de café + amaretto + cream cheese, um pouco do chantilly. Repeti mais uma vez as três camadas e cobri com chocolate em pó (utilizei um peneirinha para distribuir melhor o chocolate).
Fiz isso para 5 potinhos e os coloquei geladeira (no mínimo 1 hora).

Resultado: Ficou uma sobremesa leve e úmida, pouco doce, refinada por conta do licor. Sucesso total!

4 comentários:

  1. Bia, aprendi num curso de sobremesa no ano passado a produzir um mascarpone doméstico que fica muito bom, talhando creme de leite com ácido ascórbico. Podes ver algumas dicas em http://www.queijosnobrasil.com.br/fabricar-mascarpone.html
    Não é tão light nas calorias, mas é bem light no preço. Um abraço e parabens pelo blog. Vou me divertir muito tentando reproduzir os teus desafios!
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela contribuição! Acessei o site que vc indicou e é muito interessante, não só pelo mascarpone mas também por outros tipos de queijo! Com certeza será uma fonte de consulta para outros desafios que envolvam queijo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu site... só tem coisa boa. E gostei muito dessa receita. Gostaria de saber como fez o mascarpone de ricota que vc mencionou na receita. Obrigada e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Gra, a receita do "falso mascarpone": 1 1/2 xic de creme de leite fresco, 3/4 xic de ricota sem sal, 1 colher de sopa de acucar. Bater o creme em ponto de chantilly, misturar o acucar e, por ultimo, a ricota esfarelada, delicadamente para nao perder volume! Fica otimo! Bjs Bia!

    ResponderExcluir