sábado, 2 de outubro de 2010

DESAFIO: Elaborar o Ravióli Ráscal (com molho concassé)

O Ráscal é um dos meus restaurantes preferidos. O buffet é delicioso! Saladas diferentes, bem elaboradas, com ingredientes nobres. E o buffet quente é sempre saboroso, com massas caseiras, molhos ricos... E entre as massas, há um clássico: o Ravióli Ráscal, um ravioli verde, recheado com mussarela de búfala e molho de tomate concassé. O molho é feito de pedaços de tomate fresco, com manjericão, levemente adocicado! Divino!
As crianças também gostam muito. Até o Erik, meu filho, que não gosta de molho de tomate, diz que este é o único molho de tomate que ele come! Pronto! É tudo que uma mãe precisa ouvir para tentar reproduzir o molho em casa!!

Com a experiência que tive com o desafio da massa do Jamie Oliver, fiquei tentada a também fazer o ravioli verde.

E o próprio Jamie me deu a receita da massa verde:
  • 300 gr de farinha de trigo Renata
  • 200 gr de semolina Renata (prepare-se para o preço... é 5 vezes o valor da farinha normal...)
  • 3 ovos
  • 200 gr de espinafre cozido e espremido
Inicie o preparo da massa cozinhando o espinafre no vapor. Depois de cozido, esprema utilizando um pano fino. Depois, passe no processador para ficar bem picado (quando eu fiz a receita, não usei o processador, mas piquei com uma faca. Na hora de misturar na massa, não ficou homogêneo como eu queria...).
Misture as farinhas e vá juntando os ovos, amassando bem. Junte o espinafre e sove bem a massa por 5 minutos. Embrulhe em um plástico filme e deixe na geladeira por uma hora.



Enquanto isso, prepare o molho concassé:
  • 3 quilos de tomate sem pele e sem semente em cubinhos
  • 20 gr de açúcar
  • 15 gr de folhas de manjericão inteiras
  • 1/2 xícara de azeite
Ingredientes para o refogado:
  • 12 gr de alho picadinho
  • 100 gr de cebola picadinha
  • 20 gr de manjericão picadinho
  • 7 gr de sal
  • 3 col de sopa de azeite
Preparo: Faça um refogado com os ingredientes acima, quando a cebola estiver translúcida, adicione os outros ingredientes. Deixe no fogo por 15 minutos, não deixando que o tomate se desfaça.


A receita parece muito simples, mas prepare-se para ter muito trabalho para tirar a pele e as sementes de tanto tomate!! Para quem não sabe, uma forma de tirar a pele do tomate é ferver água em uma panela, desligar o fogo e mergulhar os tomates por 5 minutos. Quando retirar os tomates, a pele estará soltando e basta puxar. Depois, corte no meio e expressa para retirar as sementes. Depois pique em pedaços pequenos. Meus dedos ficaram enrugados depois de preparar todos os tomates, afinal, eram 3 kg!!


Molho pronto (pode ser feito com antecedência e deixado na geladeira), comecei a preparar a massa verde.
Eu estava muito ansiosa porque achei que o pedaços de espinafre ficaram muitos grandes, e isso ia deixar a massa toda manchada... Comecei a passar na máquina de macarrão e percebi que teria que passar muito mais vezes no rolo do que havia passado para fazer o papardele... só assim para ficar com um verde homogêneo... tudo bem, tudo pela apresentação perfeita! Ainda mais que meus "convidados" para provar o ravioli eram as crianças!


Depois de muito trabalho (demorou muito mais tempo do que eu imaginava...), abri toda a massa nas tiras largas. Piquei a mussarela de búfala (outra dica: não compre a mussarela que vem com água... compre a seca... eu comprei a com água e isso dificultou muito a montagem dos raviolis, porque a massa molhava e ficava grudando... ). O melhor é ralar no ralador grosso e colocar montinhos na massa...


Eu não sabia exatamente como montar os raviolis. Fui seguindo as orientações do Jamie Oliver... Coloque uma tira da massa, coloque o recheio (no nosso caso, a mussarela), umedeça a borda da massa, cubra com outra tira da massa e aperte bem para tirar o ar e as massas grudarem. Corte os raviolis e polvilhe com farinha. Simples? Não! Nada simples!! Como eu já disse, o recheio molhava a massa... E eu fiz a massa muito fina (fui até o número 7 e devia ter parado no rolo número 6...). E esta forma de montar do Jamie também não era legal... ou o ravioli fica imenso (e aí ficaria diferente do Ráscal), ou você perde muita massa ao cortar os raviolis em tamanho menor... Foi um momento tenso deste desafio, com certeza...


E as crianças... entrando de 5 em 5 minutos na cozinha para perguntar se estava pronto... que agonia!!
Respirei fundo, tentei ficar calma e recomecei... Afinal, o jantar precisava ser servido!!


Mudei um pouco a forma de montagem: em uma tira, coloquei o recheio separado por uns 4 cm, a uns 3 cm de uma das dobras. Dobrei a massa sobre o recheio, tirei o ar e cortei. Ficou um pouco melhor, mas não ficou perfeito... pena... outro detalhe que eu não considerei foi o cortador dos raviolis... utilizei uma faca normal, mas deveria ter usado o cortador "zig zag", como no Ráscal!
Bia montando os raviolis verdes com mussarela de búfala
Cozinhei os raviolis em água fervente com sal (uns 3 minutos) e coloquei em cada prato uma porção de ravioli e uma concha do molho concassé. Servi com lascas de pecorino!
Mas, como a proposta desde blog é registrar os desafios como eles aconteceram, tenho que contar que os raviolis não fizeram muito sucesso... A massa ficou muito fina, alguns deles romperam no cozimento, puz pouco recheio... Em compensação, o molho estava divino!!



E aí, vem a improvisação da cozinheira! Sobraram pedaços de massa verde... passei novamente na máquina, deixei as tiras um pouco mais grossas e passei no cortador de talharini... Vejam o resultado:

Talharini verde com molho concassé de tomates (foto do Alê)
Ficou lindo, não ficou? Além de lindo, ficou muito gostoso... o molho adocicado, com sabor de manjericão e a massa leve e ao dente... Mas, este não é o ravioli Rascal...



Tudo bem, parte do desafio foi cumprido... aprendemos e testamos o molho concassé... a outra parte, o ravioli... bom... esta vai precisar de uma segunda tentativa... com o espinafre passado no processador, com a massa um pouco mais grossa, com a mussarela seca e ralada previamente, com o cortador zig zag...



Conclusão...Aguardem a nova tentativa do ravioli verde de mussarela de búfala!!

6 comentários:

  1. Olá Bia!
    achei seu Blog ao procurar uma receita para o molho concassé. Comi ele no restaurante de um hotel em Florianópolis. Era servido sobre um peito de frango com os tomates frescos e crús. O contraste do calor do prato com os tomates em temperatura ambiente fez toda a diferença. Depois de ver várias receitas deste molho só posso concluir que esta peculiaridade pertence ao chef daquele restaurante.
    Bem aproveito para dar os meus parabéns pelo seu blog e me inspirar com ele, afinal assim como você , também faço da culinária um desafio extremamente prazeroso.
    Em falar nisto vou ver meu pão de centeio que está crescendo.
    Um abraço
    Verônica Di Benedetti

    ResponderExcluir
  2. Olá Verônica! Obrigada pelo comentário!! E o pão de centeio, ficou bom?? Mande a receita, se puder!! Só tenho receita boa de pão de liquidificador! Bj Bia

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bia! Que bacana você ter escrito sobre o Ráscal. Obrigado pelo feedback sobre o restaurante. Aproveitando: estamos com um blog oficial agora! É o www.blogdorascal.com.br. Lá tem receitas, um pouco da nossa história, posts do nosso fundador, dicas da chef Nadia Pizzo e muito mais. Também dá pra encontrar o Ráscal em www.twitter.com/GrupoRascal e www.facebook.com/restauranterascal! Ah, se puder, por favor, mande seus contatos para redes.sociais@rascal.com.br para podermos nos falar futuramente sobre promoções e parcerias! Nos vemos por aí! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu não desisti: segue o link para a segunda (e mais bem sucedida) preparação do Ravioli Verde com Mussarela de Búfala.

    http://desafiosgastronomicos.blogspot.com/2010/10/desafio-ravioli-de-mussarela-de-bufala.html

    ResponderExcluir
  5. Essa receita do ravioli não funcionou ! A massa ficou seca e quebradiça. Não recomendo essa receita da massa ! O molho eu não tentei. Vi que em seu outro post vc mudou a receita. Vc devia ter apagado essa receita, então...

    ResponderExcluir
  6. Venda de Massa 100% caseira em Florianópolis. A massa e feita no dia para cada cliente e e vendida congelada, igual que os pasteis uruguaios. Entrega de Ariru ate Biguacu e a Ilha GRATIS.

    Sorrentinos, Raviolis, Raviolonis, Lasagnas, Cannelloni, pasteis Uruguaios, Chivitos Uruguaios.

    CARDAPIO: Veja o cardapio no whatsapp

    SITE: COMPRE EN LA NONNA RENÉE e receba descontos

    ResponderExcluir